Foi na terça-feira em Dakar, a concessão do prémio Sheikh Ibrahim Niasse de Paz para Sua Majestade o Rei Mohammed VI, Comandante dos Fiéis, em reconhecimento as suas iniciativas louváveis e grandes esforços ​​que Sua Majestade leva a cabo para promover os valores do Islão moderado que chamam pela paz,  tolerância e coexistência.

Entregou Sheikh Ahmed Tidiane Ibrahim Niasse, Presidente da Associação "Ansar al-Din de Senegal" o prêmio ao ministro da ‘Awqaf ‘ e Assuntos Islâmicos, Ahmed Toufiq, durante a abertura da conferência internacional sobre o Islã e paz, organizada sob o patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, e pela verdadeira presidência do Chefe de Estado do Senegal, Macky Sal. 

Semelhante prémio foi concedido, também, ao Presidente senegalês, Macky Sall, em reconhecimento as suas iniciativas levadas a cabo pela consagração dos valores do Islã, e que chamam pela paz e tolerância. Bem como foi concedido o Prêmio especial para Ibrahim Mahmoud Diop e Sin Mamoun Ibrahim Niasse, dois altos dignitários do Senegal, pelo reconhecimento de suas contribuições e trabalho em prol da consagração da nobre religião islâmica e seus verdadeiros valores.

A associação "Ansar al-Din de Senegal foi fundada  durante os anos quarenta do século passado, por Shaykh al-Islam al-Haj Ibrahim Niasse, líder religioso Bkolak, para fim de promover e organizar os seguidores de maneira a servir o Islã em termos  de paz e progresso.

O congresso de Dakar, organizado pela "Associação de Ansar al-Din de Senegal" conta com a participação de cerca de 500 convidados, incluindo dignitários de todo o mundo, tendo em vista o estabelecimento do diálogo entre religiões e culturas sobre valores da paz, e troca de pontos de vista sobre a questão da paz mundial e sobre a promoção da participação das mulheres e dos jovens na  paz.

De acordo com os organizadores, esta conferência visa, também, identificar e definir os papéis e responsabilidades das comunidades em torno da promoção de uma cultura de paz e de intercâmbio de boas práticas de convivência.

A delegação marroquina,  liderada por Taoufiq, representante de Sua Majestade o Rei neste evento, Director do Gabinete do Ministério da ‘Awqaf ‘ e Assuntos islâmicos, inclui o Secretário-Geral do Conselho Superior Científico, os presidentes dos conselhos científicos locais de Beni Mellal, de Hay Hassani Casablanca e Tânger, além do Embaixador do Reino no Senegal.