Se você é daqueles que acha que política não é importante, está na hora de rever alguns conceitos. Confundir política com politicagem é o mesmo que trocar ‘catraca de canhão’ por ‘conhaque de alcatrão’.

             Ela, a política, é a arte ou ciência de governar a coisa pública, e tem como finalidade buscar estabelecer mecanismos que permitam construir o bem comum. Ao dizer que não gosta de política, ou que procura estar alheio a ela, se autodenominando apolítico, não deixa de ser um posicionamento político.

             Fazemos política a todo o momento, em todos os nossos relacionamentos, desde os mais íntimos, dentro das relações sociais e econômicas que permeiam o nosso cotidiano, a política se faz presente. Isso ocorre porque somos seres sociais, vivemos em sociedade, e qualquer atitude, por mais individual ou privada que seja acabará tendo uma repercussão na coletividade.

             Alguns alegam que a política correta é aquela na qual o interesse coletivo está acima do interesse individual, o que tenho que concordar em partes. Na realidade todas as nossas ações de cunho pessoal, por fim, terá repercussão no campo social. O que estou querendo dizer é que qualquer atitude, por menor e mais insignificante que seja deve contar com uma previsibilidade de reflexos no meio em que vivemos, nossa família, nosso trabalho, nossas amizades, nossos vizinhos, em fim, somos parte de um todo, nossas ações repercutem no meio.

             A política que você pratica em sua casa, por exemplo, terá um enorme reflexo na sociedade em que vive, findando em resultados que afetarão inclusive a pessoas que você sequer conhece. Política e politicagem são completamente diferentes, a primeira, se levada a sério e de forma profissional trará enormes benefícios e acabará refletindo diretamente em nossa vida pessoal, já a politicagem, que é a política feita de forma desonesta, sem transparência e visando única e exclusivamente benefícios pessoais trarão efeitos danosos a coletividade, o que mais cedo ou mais tarde irão influenciar também em sua vida individual.

             As eleições estão se aproximando, e esse é o melhor momento para darmos um basta na politicagem que vêm atolando o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade. Agora é momento de estudarmos com bastante atenção àqueles que colocaram seus nomes a disposição de ‘servir a comunidade’, com uma política séria e coerente, afinal de contas, não basta dizer em palanque e em programas políticos que vai fazer mais isso ou mais aquilo, ‘o que se vai fazer’ é muito vago, o importante mesmo é ‘como se vai fazer’.

             Mais política e menos politicagem, é isso que o eleitor quer, o resto é retórica do passado, é falácia...