Não é de hoje que muitos frequentadores de academia introduzem em sua dieta, complementos alimentares para intensificar os ganhos de massa muscular.

Esses complementos a dieta são macronutrientes e micronutrientes em sua forma concentrada, os famosos suplementos alimentares. Dentre os mais utilizados temos a whey protein, creatina, BCAA e Glutamina.

Whey Protein, para que serve?

A whey protein é extraída do soro do leite durante o processo de transformação do leite em queijo.

A whey protein se destaca entre os suplementos, pois quanto maior o processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, ele vai se tornando ainda mais pura e sua concentração de proteínas vai aumentando.

Quanto maior a quantidade proteínas, maior a quantidade de aminoácidos como o BCAA e Glutamina.

Dependendo do tipo de whey protein que for adquirida, como as whey protein isolada e hidrolisadas, que são os tipos mais puros e de maior concentração proteica, não é preciso comprar separadamente suplementos de BCAA e Glutamina, já que a quantidade fornecida por dose de whey protein,  já é o consumo recomendado.

Creatina, para que serve? 

A creatina também muito conhecida por ser o suplemento que mais apresenta resultados visíveis no ganho de força e massa muscular.

Ela  é produzida pelo nosso corpo com base em três aminoácidos (arginina, glicina e metionina). Ficando armazenada em nossas células musculares.

Seu consumo na forma concentrada é recomendado entre 3g à 5g diários.

A creatina é responsável por regenerar o chamado ATP na célula, uma importante fonte de energia na qual melhora o seu desempenho nos treinos de musculação. Fazendo xom que você possa aguentar a execução dos exercícios por mais tempo e com mais carga, resultando assim na hipertrofia.

BCAA, para que serve?

 o BCAA que vem da sigla Branch Chain Amino Acids ou aminoácidos de cadeia ramificada, é composto pelos aminoácidos  L-Isoleucina, L-Leucina e L-Valina.

Esses aminoácidos também são fundamentais para quem quer ganhar massa muscular, já que correspondem por até 35% da massa muscular do corpo humano.

Glutamina, para que serve? 

A glutamina é um aminoácido condicionalmente essencial e que desempenha um papel fundamental na construção das proteínas e ainda auxilia na obtenção energética, além de ser um ótimo antioxidante e melhorar o funcionamento cerebral.

Suplementos no tratamento de doenças

Muitos estudos nos últimos anos em cima dessas suplementos alimentares, viram que eles podiam não só auxiliar na melhora do desempenho de atletas, como também fazer parte da dieta e no tratamento de pessoas que diversas enfermidades.
 
  • Emagrecimento e combate a obesidade
A whey protein e esses aminoácidos além de auxiliarem no emagrecimento, conseguem não só evitar doenças como também ajudar no controle doenças já existentes causadas pela obesidade.
  • Mal de Parkinson
Existem estudos que mostram que creatina previne doenças como o Mal de Parkinson, Huntington e o Alzheimer.
  • Tipos de atrofia
A creatina também ajuda no combate a atrofia giratória de coroide e retina. Uma doença bem grave com pouquíssimos casos no mundo. Mas a creatina tem  se mostrado eficaz no tratamento.
  • Doenças cardíacas
Esses aminoácidos também apresentaram resultados excelentes não só na prevenção como no tratamento de doenças cardíacas.
 
O suplementação de creatina, por exemplo, faz com que os músculos do coração fiquem mais fortes, combatendo assim, a insuficiência cardíaca.

A glutamina também é conhecida como um aminoácido “cardioprotetor”, pois também protegem o coração.
  • Tratamento de câncer e HIV
Esses suplementos alimentares estão presentes na dieta alimentar de pessoas portadoras do HIV, tratamento de câncer e doenças degenerativas. 
 

De vilão a mocinho

Estudos ainda mais específicos estão sendo feitos, mas certamente os suplementos alimentares tão "temidos" no passado, muito por falta de conhecimento, no qual eles eram colocados na mesma cesta dos esteroides anabolizantes, o que levava ao senso comum de achar que eles causavam séries efeitos colaterais, hoje esses suplementos fazem parte da rotina não só quem busca a estética, através da hipertrofia e emagrecimento, como também na qualidade de vida e presente na dieta de pessoas que fazem tratamentos de saúde.

Só consuma com orientação profissional

Vale ressaltar que apesar desses suplementos proporcionarem vários benefícios para saúde, se consumo só por ser indicado por um médico ou nutricionista. Suas vantagens só são obtidas quando se consumo a quantidade ideal de acordo com sua individualidade biológica.
 
O Excesso desses suplementos podem causar mais malefícios do que benefícios.

Contraindicações

Ainda existem contraindicações para alguns grupos de pessoas com problemas renais, figado entre outros. Consulte sempre um profissional da saúde antes de utilizá-los.