Macroporosidade do solo: a porosidade de aeração

 Os poros grandes do solo, tecnicamente denominados “macroporos”, são também chamados de poros de aeração, ou seja, poros que geralmente são responsáveis pela entrada de ar no solo.

 Por serem poros grandes, quando todos os poros do solo encontram-se cheios de água, (condição denominada saturação) ao ocorrer a drenagem vertical de água, os macroporos são os primeiros a liberarem água. Assim, ao liberar água, o ar passa a ocupar o espaço anteriormente ocupado pela água. Desta forma, o ar passa entrar no solo permitindo a entrada de oxigênio para as plantas e microrganismos. O oxigênio é fundamental para o desenvolvimento das raízes da maioria das culturas agrícolas. Assim, é fundamental que os solos apresentem macroporos para permitir a entrada de ar no solo (“aeração”).

Os macroporos são considerados poros de drenagem de água porque são tão grandes que a água não adere ao poro, e, consequentemente, é drenada por ação da gravidade. Por essa razão a macroporosidade também pode ser chamada de "porosidade drenável" ou "porosidade efetiva" ou ainda "porosidade livre de água".

 Preparado a partir de:

 KIEHL, E.J. Manual de Edafologia. São Paulo: Editora Agronômica “Ceres”, 1979.