PROJETO DE UNIFICAÇÃO DOS COMANDOS DAS POLÍCIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA

Data: 02.12.2010 – “Governo Pavan e mais um tempo perdido?”:  

“Secretário André Luis Mendes da Silveira foi homenageado hoje (1º/12) com uma placa em reconhecimento ao trabalho para a instalação do setor de RH da Polícia Civil de Santa Catarina, que será coordenado pela psicóloga policial Clarice da Silva (o Delegado-Geral Ademir Serafim ao fundo”  (http://sistemas.sc.gov.br/noticias_layout/sdrs/popIMG.asp?cdorgao=4901&foto=48739, 02.12.10).

Data: 08.12.2010:

Nem bem foi nomeado ainda para o cargo de Secretário de  Segurança  circulava a informação pelos bastidores que o Promotor de Justiça César Grubba já havia entrado em campo para manter contatos com segmentos da área policial para uma avaliação. Segundo consta, estaria nesse início tomando conhecimento da estrutura da Pasta. Poderia se cogitar se na verdade a meta de Grubba não seria se cacifar para colocar seu nome na lista de futuros cargos de Procurador de Justiça ou Desembargador?

O convite do governador Raimundo Colombo teria abortado suas pretensões? Grubba teria destacado que em alguns momentos da vida era necessário se frear projetos individuais. Numa entrevista concedida ao RIC Notícias (07.12.2010 – “Paulo Alceu”), registrou-se que  Grubba reconhecia o sentimento de insegurança do cidadão catarinense demonstrando que sentia o mesmo. “...Ou seja, Santa Catarina está recebendo um secretário que não maquia a realidade e tão pouco esconde o que é visível a todos. Não tem compromisso eleitoral. Essa já é uma grande vantagem, até porque sintoniza com a proposta principal do governador Colombo, que é governar para as pessoas. E isso só é possível agindo como uma pessoa e não se distanciando no pedestal da autoridade. O promotor Grubba também não vê obstáculos na busca de recursos federais por ser representante de um governo do DEM. Lembrou que a presidente Dilma Rousseff declarava em campanha que uma de suas prioridades era a segurança. Estamos diante de um promotor, não é o primeiro que assume a pasta, consciente dos obstáculos e ciente de que a união de forças policiais irá eliminar o estado paralelo que tenta se estabelecer por aqu” (Paulo Alceu, 08.12.2010 - http://www.pauloalceu.com.br/index?colunas=ant)

“Um encontro com o secretário de Segurança em exercício, Cel. Fernando Rodrigues de Menezes, marcou a passagem do promotor César Grubba pelo prédio da SSP. O futuro secretário está tomando conhecimento da estrutura da pasta e seus cargos. Sobre isso, destacou que o critério de nomeação passa pela qualidade, competência e serviços prestados e não exclusivamente por indicação ou imposição político/partidária. E tem carta branca do governador Colombo. Durante o encontro Grubba reafirmou o compromisso em buscar a efetiva integração entre os diversos segmentos que compõem a área da segurança pública” (http://www.pauloalceu.com.br/index?colunas=ant – 09.12.10) .

 “Novo Secretário de Segurança Publica - 09-12-2010 - Será que o Conselho Nacional do Ministério Publico verá com bons olhos a nomeação de um Promotor de Justiça para o cargo de Secretário de Segurança Publica do Estado? Que eu saiba o MP não quer envolvimento com o executivo, justamente para garantir sua imparcialidade. De que jeito investigarão um caso de suposta improbidade, como fizeram com governador Pavan, tendo um de seu membros fazendo parte do governo ?” (Lucio João Fernandes/Joinville - http://www.pauloalceu.com.br/index?colunas=ant – 09.12.10) .

Data: 19.12.2010, horário: 21:00 horas:

Recebi um telefonema da Delegada Sandra Andreata relatando que o Delegado Paulo Koerich foi convidado para ser o novo Delegado-Geral da Polícia Civil, cuja informação teria sido repassada pelo Delegado Abreu. Sandra ainda revelou que o Delegado Artur Nitz foi quem repassou a informação para Abreu e que na semana passada o Delegado Nilton Andrade havia sido convidado, mas não aceitou o cargo. O objetivo de Sandra Andreatta era apenas “avisar”, no sentido de comunicar essa que seria a “boa nova”. A seguir, quis saber o que eu achava do nome do “Delegado Paulo Koerich”.  Refleti e,  instantaneamente, porém, de forma prudencial,  argumentei:

- “Com esse nome quem vai mandar vai ser mesmo o Ministério Público. Sinceramente, essa escolha foi bastante engenhosa por parte do novo Governador. Afinal, quem é o ‘Paulo Koerich?’ Não é aquele mesmo Delegado substituto que há poucos anos atrás era o 'assessor especial' do Secretário ‘Carvalhinho’, lembra? Não foi de graça que o nome dele foi lembrado, que ele está sendo ‘o escolhido’... O ‘MP’ quer um comando de polícia operacional, não institucional. Eles não querem os Delegados fortes, com prerrogativas, poder de decisão, então, é por aí, o nome dele cai que nem uma luva, já é conhecido por lá...”.

(...)”.