Haja Luz

Deus é em si mesmo Luz.
Portanto, sendo Luz pode conceder Luz como lhe convir.
Há, porém, uma restrição: Deus nunca poderá conceder toda Luz à uma criatura, então, a Luz que podemos receber dele é parcial, pois não suportaríamos mais Luz do que dele recebemos.
Lucifer, o anjo de luz, recebeu uma porção caprichada de Luz da parte de Deus, mas não soube utilizá-la, pois elevou-se seu cor
ação e almejou ocupar o lugar de Deus e com isto caiu de toda sua glória e formosura. Passou a ser o principe das trevas, portanto, seu império é sombrio.

Tudo o que existe no mundo material necessita de luz para ser apreciado. Sem luz nada é visível.
O Homem é um ser nascido sob a luz, pro isso dizemos que a mãe deu à luz a um filho/a.
Porém, ao afastar-se da luz o homem se envolve nas trevas e assim desaparece aos olhos de Deus (Prov.20.27). Então o homem tenta humanamente buscar milagres e sinais de Deus, mas seu interior está em trevas o que torna impossível achá-Lo.
 
Uma solução foi apresentada: Deus Pai enviou seu Filho Unigênito como Luz para restabelecer a Luz aos homens, mas os homens amaram mais as trevas do que a Luz (João.3.19). Alguns querem luz, mas ao avistá-la portam-se como mariposas dando cabeçadas na Lâmpada (Bíblia) sem terem uma perfeita compreensão e assim distorcem feito mariposas a real eficácia da Luz.
Todo aquele que encontra a Luz deve olhar para aquilo que a Luz revela, e não para a Luz em si, pois corre o risco de se tornar um cego.
Uma vez que você consegue ver o que a Luz revela, você se torna luz também, pois aquilo que viu vai te incomodar a fazer algo para dissipar as trevas, e assim, passar a iluminar o caminho das borboletas e das mariposas, mas nunca dos morcegos.