Muitas vezes é importante que se meça a quantidade de luz de uma determinada região. A temperatura de um local de trabalho, por exemplo, também é de extrema importância que se esteja sob controle, por diversos motivos. A tais fins, faz-se uso de um aparelho conhecido pelo nome de luxímetro, que nada mais é do que um medidor da luz do ambiente. Um Termômetro de globo é ideal para medição de temperaturas, possibilitando domínio da temperatura de determinado local.

Em hospitais nos quais se lida com tratamentos que fazem uso de radiações, o controle da luz do ambiente é primordial. Um bom fotógrafo também precisa ter sob controle a luz de seu local de trabalho, visto que a iluminação do mesmo altera a qualidade das fotos.

O controle da luz é importante quando se lida, por exemplo, com questões delicadas, como tratamentos de câncer em geral, utilizando-se de radiação. A luz proveniente das lâmpadas pode interferir no tratamento e mantê-la sob controle permite um tratamento mais eficaz, diminuindo ou até mesmo eliminando efeitos indesejáveis.

É mais comum encontrar luxímetros com foto diodos como componente. Os mais modernos tem como componente um foto diodo a laser. O foto diodo é um dispositivo de um foto detector, que permite que a luz o penetre, chegando a um sensor. Como possui resistência alta que é reduzida ao ser percorrido por luz, o luxímetro fornece um valor de tensão que dependerá da corrente que o percorrerá.

Um luxímetro é medido em unidade mais usual de 1 lux. Essa unidade é conhecida como a unidade de iluminamento, correspondendo à incidência de um feixe luminoso em uma superfície de 1 metro quadrado.

O Termômetro de globo é importante, por exemplo, em um laboratório. Determinadas amostras devem ser mantidas sob condições ideais de modo a obter eficiência máxima em experimentos.

Os luxímetros variam bastante com relação a funções no que diz respeito à faixa de recepção de corrente elétrica (luz), dimensões, peso, duração da bateria, entre outros, mas mais principalmente, com relação ao tipo de radiação incidente. Alguns aparelhos são receptivos à luz solar, de tungstênio, fluorescente e lâmpada de mercúrio. Já um termômetro de globo também apresenta variações no que concerne ao fabricante, mas em geral a escala adotada é em graus Celsius.