As luminárias solares são uma evolução do sistema de captação de energia solar através de placas solares, partindo do mesmo conceito porém de forma isolada, por peças. Assim, ao invés de grandes placas na cobertura que distribuem a energia para todos os pontos, cada luminária possui seu próprio sistema de captação e reserva de energia.

Muito utilizadas em outros países, no Brasil elas estão começando a ser difundidas, especialmente para utilização em jardins. Os preços são mais acessíveis do que se imagina.

COMO FUNCIONAM

O funcionamento das luminárias solares se baseia no consumo da energia solar captada pelos painéis, convertida em energia elétrica e armazenada nas baterias.

Disponibilizam luminosidade ecológica e gratuita, sem necessidade de instalação de cabos elétricos ou mão-de-obra especializada, pois são unidades auto-suficientes.

Os painéis solares embutidos nas luminárias captam a energia solar garantindo o funcionamento diário da lâmpada interna. A energia armazenada durante o dia começa a ser utilizada no inicio da noite.

Para situações em que ocorre menor captação de energia solar, como em dias chuvosos ou nublados, alguns modelos de luminária dispõem de reservas armazenadas suficientes para o funcionamento em várias noites consecutivas.

Luminárias solares são ideais para a iluminação de qualquer local, como condomínios, residências, vias públicas, rodovias, parques públicos, escolas, clubes, jardins, decoração de fontes, piscinas, proporcionando um ambiente livre e seguro, com iluminação LED, de alto desempenho e economia de energia.

COMPONENTES DA LUMINÁRIA SOLAR

Painel Solar Fotovoltaico: Placa que capta a energia da radiação solar transformando-a em eletricidade. É constituído por diversas células fotovoltaicas, que são camadas de silício agrupadas em forma de sanduíche e conectadas a dois fios metálicos. Quando há claridade solar, os raios solares se chocam com o painel e provocam uma reação química que produz energia elétrica.

Fotorresistor: Dispositivo que detecta a ausência de luminosidade e acende a luminária automaticamente.

Controlador de Carga/Diodo: Faz a  proteção do painel solar e dos demais equipamentos conectados ao sistema contra curto circuitos, inversão de polaridade, sobrecargas e falhas que possam ocorrer.

Bateria: A energia produzida durante o dia é armazenada em baterias recarregavéis para ser consumida durante a noite.

Lâmpadas LED: Diodos emissores de luz de dimensões reduzidas, que oferecem vantagens como longa vida útil, baixo custo de manutenção, maior eficiência, luz forte e direcionada. Além disso, não contêm mercúrio e não emitem radiação infravermelha.

Veja mais dicas de arquitetura e decoração no site: http://www.dicasdearquitetura.com.br