Autora: Luciana Dutra de Souza Pereira*

 Resumo:

Jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início, por meio das atividades lúdicas, a criança comunica – se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimento, desenvolvendo – se integralmente. O desenvolvimento lúdico de uma atividade transforma o conceito de obrigação e uma manifestação espontânea, a qual busca maneira de levar a criança a desenvolver em um movimento continuo e voluntário na busca de resolver, aprimorar e acima de tudo transformar problemáticas em conhecimento real.

Palavra Chave: Lúdicos, aprender, ensinar, Desenvolvimento Infantil, importância do lúdico na contribuição para aprendizagem.            

1 Introdução

A brincadeira faz par integral da infância. O ser humano tem predisposição nata em brincar, buscar se divertir em meio a descobertas e atividades, que seja de maneira voluntária ou mesmo de maneira involuntária, pelo simples pressuposto e se divertir.

Nesse ponto a metodologia lúdica permite o desenvolvimento da aprendizagem por meio da diversão, a qual se liga a um contexto de brincadeiras e assim remente esta metodologia a uma contextualização intima com a infância.

A influência lúdica permite uma maneabilidade da educação a um complexo já existente, o qual e a própria infância em si, uma confrontação extremamente interessante, uma questão que está intimamente focada no processo de desenvolvimento e aprendizagem de ser humano.

O lúdico está em todas as atividades que despertam o prazer conceituado e definido como uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos.

Inclusão de projetos de jogos lúdicos nas aulas das crianças. Quais são as metodologias utilizadas para inserção de jogos apropriada para determinada idade?

De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando como lúdico?

Analisar o lúdico no ensino das crianças com intuito de ter uma sociedade que se volte para este trabalho. Ludicidade e aprendizagem, brincar aprendendo e aprender brincando.

O brincar e o jogo são atos indispensáveis a saúde física, emocional e intelectual da criança.

Através de a brincadeira a criança desenvolver a linguagem, o pensamento, a socialização, iniciativa e a autoestima.

O brinquedo e a essência da infância, e seu uso permite em trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento, independente da época, classe social, os jogos e brinquedos fazer parte da vida da criança, pois ela vive em um mundo de fantasia, de encantamento, alegria, de sonhos aonde a realidade e o faz de conta se confundem.

O lúdico contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das pessoas, seja de qualquer idade auxiliando não só da aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, facilitando o processo de socialização.

O jogo, nas suas diversas formas auxilia no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento motor.

 

2 Desenvolvimento

A linguagem referente ao lúdico

 

O lúdico permite um desenvolvimento global e uma visão de mundo mais real. Por meio da descoberta e da criatividade. A criança pode ser expressa, analisar, criticar e transformar a realidade. Se bem aplicada e compreendida, a educação lúdica poderá contribuir para a melhoria do ensino, quer na qualificação ou formação criticar do educando, quer para redefinir valores e para melhorar o relacionamento das pessoas na sociedade.

No desenvolvimento da motricidade fina e ampla bem como no desenvolvimento de habilidades do pensamento.

Piaget (1967), diz que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico cognitivo, afetivo e moral.

Segundo Piaget (1975) e winnicott (1975), conceitos como jogo, brinquedo e brincadeira são formados ao longo de nossa vivencia. É a forma que cada um utilizar para nomear o seu brincar. No entanto, tanto a palavra jogo quanto a palavra brincadeira podem ser sinônimos de divertimento.

Vejamos como esses termos são definidos no dicionário Darousse (1982), jogo - ação de jogar, folguedo, brinco, divertimento. Seguem – se alguns exemplos jogos de futebol, jogos olímpicos, jogos de dama, jogos de azar, jogos de palavras, jogos de empurra.

  • Brinquedo objeto destinado a diverti uma criança, suporte da brincadeira;
  • Brincadeira ação de brincar, divertimento gracejo, zombaria, festinha entre amigos ou parentes. Qualquer coisa que se faz por imprevidência ou severidade e que custa mais do que se espera: aquela brincadeira custou – me caro.

As palavras jogo, brincadeira, brinquedo e lúdico se apresentaram num sentido mais amplo. Por isso, a necessidade de definir esses termos, brincadeira basicamente se refere a ação de brincar ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não – estruturada, jogo é compreendido como uma brincadeira que envolver regras, brinquedo é utilizado para designar o sentido de objetivo de brincar, já a atividade lúdica abrange, de forma mais ampla, as conceitos anteriores.

Através do jogo se processa a construção de conhecimento, principalmente a agilidade motora.

As crianças ficam mais motivadas a usarem a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam para superar obstáculos tanto cognitivos, como emocionais.

O jogo não é somente um passa tempo, para distrair as crianças, ao contrário, corresponder a uma profunda exigência do organismo e ocupa um lugar de extraordinária importante na educação escolar.

O jogo pode ser visto como resultado de um contexto social, um sistema de regras e objetivos.

O sentido do jogo assume a imagem que cada sociedade lhe atribui. A estrutura sequencia de regras permitem diferenciar cada jogo, ou seja, quando alguém joga, está executando as regras do jogo, e ao mesmo tempo desenvolvendo atividade lúdica. O jogo também se refere ao estima do crescimento e do desenvolvimento, na coordenação muscular, a formação intelectual, a iniciativa individual, favorecendo o desenvolvimento da palavra. Estimula a observa e conhecer as pessoas e o ambiente em que vive.

Diferenciado do jogo, o brinquedo, supõe em relação intima com a criança, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização (Kishimato, 1994).

Brincando a criança experimenta, descobre, inventa aprender e confere as habilidades, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. A criança através de brincadeiras e brinquedos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Brincando a criança se diverte faz exercícios constrói seu conhecimento e aprende a conviver em grupo. Para a brincadeira surgiu basta a imaginação, uma bola ou até mesmo um risco no chão. (Velasco; 1996).

Segundo Vygostsky a brincadeira possui três características: imaginação a imitação e regra: eles estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz de conta também. Através da brincadeira a criança libera e canaliza suas energias.

 A educação lúdica é uma ação inerente na criança e aparece sempre como uma forma transacional em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações com o pensamento coletivo [(apud Almeida; 1995 p.11).

3 Brincar: uma questão de hábito ou uma necessidade?

Educação Lúdica: Fundamentos Básicos

 “É preciso organizar o jogo de tal forma que seu destruir ou sem desvirtuar seu caráter lúdico, contribua para formar qualidades do trabalhador e do cidadão do futuro” [(apud Almeida, 2000 p.11).

A educação lúdica está distante da concepção ingênua de passa tempo brincadeira vulgar e diversão superficial. Ela é uma ação inerente à criança.

Inclusão de projetos de jogos lúdicos nas aulas das crianças.

  • Quais são as metodologias utilizadas para inserção de jogos apropriada para determir idades?
  • De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico.

Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que passam conter na sala de aula brincadeira e jogos.

Demostrar a inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.

Analisar o lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para este trabalho.

  • Ludicidade e aprendizagem.
  • Brincar aprendendo...
  • Aprender...

Lúdico. “O mundo do faz de conta”

O brincar e o fazer são atos indispensáveis a saúde física, emocional e intelectual da criança.

Através da brincadeira, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a inciativa e a essência da infância e seu uso permitem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.

Independentemente de época, cultural e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia de encantamento, de alegria, de sonhas aonde a realidade e o faz de conta se confundem.

O lúdico contribui de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural facilitando no processo de socialização.

O jogo, na sua diversão formas, auxiliar no processo ensino aprendizagem e no desenvolvimento psicomotor.

Isto e no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidade do pensamento.

O lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana.

Assim, na idade infantil e na adolescência, a adolescência a finalidade e essencialmente pedagógica.

“As atividades lúdicas tem um papel fundamental na estruturação do psiquismo da criança, é no ato de brincar que a criança utilizada elementos da fantasia e realidade, e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolver não só a imaginação, mas também fundamento afetivo, elaborar conflitos e ansiedade, explora habilidades e a medida que assume múltiplos papeis, fecunda competência, cognitivas e interativas”(Antunes; 2004).

4 O papel da ludicidade no desenvolvimento infantil

Experiências vivenciadas

 

Uma proposta de escola lúdica, é gostar da escola, gostar de estudar gostar de brinca. O conhecimento são pontos essenciais da proposta da escola lúdica.

“O professor não ensina, mas arranja  modas de a própria criança descobri. Cria situações – problemas .” ( Jean Piaget ).

O lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem na educação infantil.

O mundo lúdico é um mundo onde a criança está em constante exercício. É o mundo da fantasia, da imaginação, do faz de conta do jogo e da brincadeira.

Conforme Santos (1999), para a criança brincar é viver. Esta é uma a afirmativa bastante usada e aceita, pois a própria história da humanidade nos mostra que as crianças sempre brincaram, brinca hoje e, certamente, continuarão brincando. Sabemos que ela brinca porque gosta de brincar e que, quando isso não acontece, alguma coisa pode não esta bem. Em quanto algumas crianças brincam por prazer, outras brincam para dominar angústias, dar vazão a agressividade;

Vejamos o enfoque teórico dado ao brincar por Santos (1999), dentre vários pontos de vista.

  • Do ponto de vista filosófico, o brincar é elaborado como um mecanismo para contrapor a racionalidade. A emoção devera estar junta na ação humana tanto quanto a razão.
  • Do ponto de vista sociológico, o brincar tem sido visto como a forma mais pura de inserção da criança na sociedade. Brincando, a criança vai assimilando crenças, costumes, regras, leis e hábitos do meio em que vive;
  • Do ponto de vista psicológico, o brincar está presente em todo o desenvolvimento da criança na diferentes formas de modificação de seu comportamento.
  • Do ponto de vista da criatividade, tanto o ato de brincar como o ato criativo está centrado na busca do “eu”. É no brincar que se pode ser criativo, e é no criar que se brinca com as imagens e signos fazendo uso do próprio potencial.
  • Do ponto de vista pedagógico, o brincar tem – se revelado com uma estratégia poderosa para a criança aprender. A partir do que foi mencionado sobre o brincar – nos mais diferentes enfoques, podemos perceber que ele está presente em todas as dimensões da existência do ser humano e muito especialmente na vida das crianças. Podemos afirmar, realmente, que “Brincar é viver”, pois a brincando e brinca aprendendo.

5 Educação e Ludicidade – Objetivos.

 

Tem por finalidade promover a interação social, o desenvolvimento das habilidades físicas e intelectuais dos alunos, forma a postura de estudante, levar a organizar e preparar seu material, viver em grupo, trocar ideias, saber ouvir e participar de jogos variados de forma ordenada, interiorizar regras de convívio em grupo (apud Almeida, 2000, p.71).

Pode – se dizer que o lúdico é uma grande laboratório que merece toda atenção dos pais e educadores, pois é através do brinquedo e das brincadeiras ocorre à descoberta de si mesmo e do outro, portanto, aprende – se. O projeto pretende revelar que é possível que o jogo, e a maneira como a educadora dirige o brincar desenvolvendo nas crianças os aspectos: psicológicos, intelectual, emocional, física – motora e social, além disso, as outras poderão tornar – se mais atraente para os alunos, pois, são a partir de situações de descontração que a educadora poderá desenvolver diversos conteúdos, gerando uma interação entre os matérias curriculares.

O lúdico: os jogos, na sala de educação infantil, os brinquedos e as brincadeira constituem o mais alto grau do desenvolvimento da criança, já que são expressões livres e espontâneas do interior infantil.

6 O lúdico como processo educativo

 

Como todos os educadores da educação infantil, busca o bem – estar dos pequenos durante o processo de ensino e aprendizagem, resgatando assim o lúdico como instrumento de construção do conhecimento, afinal nossas formações possibilitam as medições necessárias para que todas possam remar a essa perspectiva de trabalho.

O lúdico: jogos, brinquedos e brincadeiras na construção do processo de aprendizagem, resgatando assim o lúdico como instrumento de construção do conhecimento, afinal nossas formações possibilitam as mediações necessárias para que todas possam rumo a esta perspectiva de trabalho, assim como incentivar o desenvolvimento.

  • Bonecas são miniaturas do ser humano e dão a criança a oportunidade de amadurecer através da elaboração de sentimentos e da vivencia do papel do adulto.
  • Bolas visam o desenvolvimento da coordenação dos movimentos amplos, bem como sociedade.
  • Brinquedos musicais propiciam a exploração de sons e desenvolvem a percepção auditiva.

O papel do educador no processo didático pedagógico, provocar a participação coletiva e desafiar o aluno a buscar soluções através de jogos, das brincadeiras e dos brinquedos, pode se despertar na criança um espirito de companheirismo, cooperação e autonomia.

A criança precisa interagir de forma coletiva, ou seja, precisa apresentar seu ponto de vista, discordar, apresentar suas soluções. É necessário também criar ambiente propicio e incentivar as crianças a terem pensamentos crítico e participativo, fazendo parte das decisões do grupo (Dulce Coutinho).

No decorrer do projeto devem ser ofertados muitas possibilidades para que a criança, brincando, pudesse se expressar. Mostrando seu íntimo, seus sentimentos e sua afetividade. Na educação infantil, por meio das atividades lúdicas a criança, joga e se diverte. Ela também age sente, pensa, aprende e se desenvolve. As atividades lúdicas podem ser consideradas tarefas do dia a dia na educação infantil, portanto, os registros serão por meio de dados escritos e imagens. Desenhar, brincadeira lúdicas, jogos, danças, música. O lúdico favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de sua capacidade cognitiva. Por meio de jogos educacionais, a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita a sua autonomia (Dulce Coutinho).

O ser humano em todas as fases de sua vida, esta sempre descobrindo e aprendendo coisas novas, por meio do contato com seus semelhantes e do domínio sobre o meio que vive (apud, Almeida 2000 pág 11)

O que é o jogo, o brinquedo é a brincadeira na categoria, o lúdico podemos falar que é genérico. A grande categoria onde outros conceitos trabalhariam. Dentro do conceito de lúdico categoria macro, estão ai o jogo, o brinquedo e a brincadeira.

O jogo segundo Piaget, são atividades que podem ser realizadas em grupo ou individualmente, mas que tem duas características principais; a característica da existência de regras e a segunda de ter uma meta alcançada no final da atividade.

A brincadeira é o objetivo em ação, seria a atividade é o objetivo em ação, seria a atitude de jogar ou brincar, um objetivo concreto ou não (Simão de Miranda)

Do nascimento até a morte nossa existência é rodeada por ludicidade, entretanto, é na infância que esta característica toma valor e subitamente torna se o epicentro desenvolvimento humano. Quais formas o jogo pode ser utilizado como recurso concreto para potencializar na prática pedagógica e do desenvolvimento infantil. O que realmente esta em jogo quando a criança joga e que interessam a escola e a vida? (Simão de Miranda)

A educação lúdica esta distante da concepção ingênua de passatempo, brincadeira vulgar, diversão superficial. Ela é uma ação inerente na criança, no adolescente, no jovem e no adulto, e aparece como uma forma de transição em direção a algum conhecimento, que se redefine na elaboração constante do pensamento individual em permutações com o pensamento coletivo (apud Almeida 2000 pág 13)

Uma proposta de escola lúdica, gostar da escola, gostar de estudar, gostar de buscar o conhecimento são pontos essenciais da proposta de escola lúdica. Tem por finalidade promover interação social, o desenvolvimento das habilidades físicas e intelectuais dos alunos, formar postura de estudante, levando a organizar e preparar seu material, viver em grupo e trocar ideias, sobre ouvir e participar de jogos variados de forma ordenada, interiorizar as regras de convívio em grupo (apud. Almeida 2000. Pág 71)

O bom êxito de toda atividade lúdico pedagógica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor. A escola busca objetivos essenciais da educação, previstos por lei e pela filosofia escolar, o domínio da busca pelo conhecimento acadêmico, mas enfatiza no aluno o gosto pelos estudos, a consciência da busca do conhecimento e de seu processo de construção, procura também interiorização e a exteriorização de posturas, quanto a hábitos de estudos, responsabilidade, compromisso, vivencia de regras básicas e a consciência do processo histórico sem romper sua condição de felicidade, enquanto ser individual e coletivo. (apud. Almeida 2000.pás 79)

Na escola lúdica o aluno desde cedo  é levado a investigar, a observar, a tirar conclusões em todas as situações de aprendizagem.  Os porquês são analizados e debatidos coletivamente, alunos e debatidos coletivamente, alunos e professores pesquisam e descobrem juntos.

 

 

 

 

 

 

 

 

7 Considerações Finais

 

O desenvolvimento lúdico é uma atividade que busca a interação da criança com o conhecimento através de brincadeiras e jogos, sendo aliados muito importantes na aprendizagem.

A brincadeira faz parte do desenvolvimento do ser humano, assim se dando a varias descobertas, desenvolvimento físico e mental, além de desenvolver a criatividade e aperfeiçoamento da capacidade de socialização do individuo.

É relevante mencionar que brincar nesses espaços educativos precisa estar num constante quadro de inquietações e reflexões dos educadores que o compõem.

É sempre bom que se auto avaliem fazendo perguntas como: A que fins estão sendo propostas as brincadeiras? A quem estão servindo? Como estão sendo apresentadas? O que queremos é uma animação, um relaxamento ou uma relação de proximidade cultural e humana? Como estamos agindo diante das crianças? Elas são ouvidas?

Propomos, entretanto aos educadores infantis, transformar o brincar em trabalho pedagógico para que experimentarem, como mediadores, o verdadeiro significado da aprendizagem com desejo e prazer.

 

 

8 Referencias

 

 

  • Almeida, Paulo Nunes: Educação Lúdica: Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo. Edições Loyola, 1995.
  • Almeida, Paulo Nunes: Educação Lúdica:  Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo. Edições Loyola, 2000. 
  • Dilce Coutinho. Vídeo – Ludicidade e Aprendizagem.
  • Simão Miranda, 2013. Lúdico na Educação. No programa- Em dia com a educação.
  • Larousse, K. Pequeno Dicionário Enciclopédico Koogan Larousse. Rio de Janeiro, 1982.
  • Piaget, Jean. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1975.
  • Vygotsky, L.S. A formação Social da Mente. São Paulo. Martins Fontes, 1984.
  • Santos, Santa Marli Pires. Brinquedos e Infância: Guia para pais e educadores. Rio de Janeiro, Vozes 1999.
  • WINNICOTT, D.W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro, Imago,1975.
  • KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo. Pioneira, 1994.

 

*Graduanda em pedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais de Viana – FESAV

Artigo publicado como avaliação na disciplina de Didática I da Professora Doutora

Monique Ferreira Monteiro Beltrão.