*Luciana Dutra de Souza Pereira

 RESUMO

O desenvolvimento lúdico de uma atividade transforma o conceito de obrigação em uma manifestação espontânea, a qual busca a interação com o conhecimento e desta maneira leva a criança a desenvolver em um movimento continuo e voluntário na busca de resolver, aprimorar e acima de tudo transformar problemáticas em conhecimento real.

Palavras chave : lúdico, aprender, ensinar

*Graduanda em pedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais de Viana – FESAV. Artigo publicado como avaliação na disciplina de didática I da professora doutora Monique Ferreira Monteiro Beltrão. 2017.

Introdução

A brincadeira faz parte integral da infância. O ser humano tem predisposição nata em brincar, buscar se divertir em meio a descobertas e atividades, quer seja de maneira voluntaria ou mesmo de maneira involuntária, pelo simples pressuposto de se divertir. 

Nesse ponto a metodologia lúdica permite o desenvolvimento da aprendizagem por meio da diversão, a qual se liga a um contexto de brincadeira e assim remete esta metodologia a uma contextualização intima com a infância.

A influência lúdica permite uma maneabilidade da educação a um complexo já existente, o qual é a própria infância em si, uma confrontação extremamente interessante, uma questão que está intimamente focadas no processo de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.

O lúdico está em todas as atividades que despertam o prazer. Conceituando e definindo como uma forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos.

Inclusão de projetos de jogos lúdicos nas aulas das crianças. Quais são as metodologias utilizadas para inserção de jogos apropriados para determinada idade?

De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando como lúdico?

Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter na sala¸ aula com brincadeiras e jogos?

Demonstrar a inserção de jogos lúdicos, como modelo pratico de vivencia no desenvolvimento da criança.

Analisar o lúdico no ensino das crianças com intuito de ter uma sociedade que se volte para este trabalho. Ludicidade e aprendizagem, brincar aprendendo e aprender brincando.

O brincar e o jogar são atos indispensáveis a saúde física, emocional e intelectual da criança.

Através da brincadeira a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, iniciativa e a auto estima.

O brinquedo é a essência da infância e seu uso permite um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento. Independente da época, classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois ela vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, alegria, de sonhos onde a realidade e o faz de conta se confundem.

O lúdico contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento das pessoas, seja de qualquer idade auxiliando não só da aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, facilitando o processo de socialização.

O jogo, nas suas diversas formas auxilia no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento motor.

 

Desenvolvimento

 

No desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidade do pensamento.

Piaget (1967), diz que o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico cognitivo, afetivo e moral.

Através do jogo se processa a construção de conhecimento, principalmente a agilidade motora.

As crianças ficam mais motivadas a usarem a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam para superar obstáculos tanto cognitivos, como emocionais.

O jogo não é somente um passa tempo, para distrair as crianças, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa um lugar de extraordinária importância na educação escolar.

O jogo pode ser visto como resultado de um contexto social, um sistema de regras e objetivos.

O sentido do jogo assume a imagem que cada sociedade lhe atribui. As estruturas sequenciais de regras permitem diferenciar cada jogo, ou seja, quando alguém joga, está executando aas regras do jogo, e ao mesmo tempo desenvolvendo atividade lúdica. O jogo também se refere ao estimulo do crescimento e do desenvolvimento, na coordenação muscular, a formação intelectual, a iniciativa individual, favorecendo o desenvolvimento da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e o ambiente em que vive.

Diferenciando do jogo, o brinquedo, supõe uma relação intima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam sua utilização. (kishimoto,1994)

Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere as habilidades, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. A criança através de brincadeiras e brinquedos garante que suas potencialidades e sua afetividade se harmonizem. Brincando a criança se diverte, faz exercícios, constrói seu conhecimento e aprende a convier em grupo. Para a brincadeira surgir basta a imaginação, uma bola ou até mesmo um risco no chão. (Velasco,1996)

Segundo Vygotsky, a brincadeira possui três características: imaginação, a imitação e regra: eles estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz de conta também. Através da brincadeira a criança libera e canaliza suas energias.

Educação Lúdica: Fundamentos Básicos

“É preciso organizar o jogo de tal forma que sem destruir ou sem desvirtuar seu caráter lúdico, contribua para formar qualidades do trabalhador e do cidadão do futuro. ” (apud Almeida,2000)

A educação lúdica está distante da concepção ingênua de passa tempo, brincadeira vulgar e diversão superficial. Ela é uma ação inerente a criança.

Experiências vivenciadas

Uma proposta de escola lúdica, é gostar da escola, gostar de estudar, gostar de brincar. O conhecimento são pontos essenciais da proposta da escola lúdico

Objetivo geral

Tem por finalidade promover a interação social, o desenvolvimento das habilidades físicas e intelectuais dos alunos, formar a postura de estudante, levar a organizar e preparar seu material, viver em grupo, trocar ideias, saber ouvir e participar de jogos variados de forma ordenada, interiorizar regras de convívio em grupo. (apud Almeida, 2000)

O bom êxito de toda atividade lúdico pedagógica depende exclusivamente do bom preparo de liderança do professor.

 

Objetivos específicos

Levar o aluno desde cedo a investigar e observar, tirar conclusões em todas as situações de aprendizagem.

Enfatizar no aluno o gosto pelos estudos, a consciência na busca pelo conhecimento

Analisar e debater coletivamente o que os alunos e professores pesquisa e descobrem juntos

 

Caracterização

A escola busca objetivos essenciais da educação (previstas por lei e pela filosofia escolar), o domínio do conhecimento acadêmico, mas enfatiza no aluno o gosto pelos estudos, a consciência da busca do conhecimento e de seu processo de construção, procura também a interiorização e a exteriorização de posturas, quanto a hábitos de estudos, responsabilidades, compromissos, vivencias e regras básicas e convivência. 

 

Considerações finais

O desenvolvimento lúdico é uma atividade que busca a interação da criança com o conhecimento através de brincadeiras e jogos, sendo um aliado muito importante na aprendizagem.

A brincadeira faz parte do desenvolvimento do ser humano, assim se dando a várias descobertas, desenvolvimento físico e mental, além de desenvolver a criatividade e aperfeiçoa a capacidade de socialização do indivíduo

 

Referências

Dulce Coutinho- autor do vídeo Ludicidade e aprendizagem

Piaget, 1967

Kishimoto, 1994

Vygotsky,2000

Paulo Nunes de Almeida- Educação Lúdica técnicas e jogos pedagógicos