Ludicidade na Educação Infantil

Graciele Castro Silva,

Renata Rodrigues de Arruda

Valquíria Mendes Marques

Esse artigo mostra a importância da ludicidade na Educação Infantil, mas antes da criança adentrar no espaço escolar, é preciso levar em consideração que a infância é o período de experimentar, conhecer o mundo, enxergar-se nele e criar suas particularidades, sendo uma fase de aprendizado tanto para a criança e os pais, quanto para a escola. Vale lembrar que a concepção da infância passa por uma ação pedagógica que considera a criança como um ser social como um sujeito histórico e de direitos.

Diante disso, a inserção do lúdico é imprescindível no ambiente escolar, a melhor forma de conduzir a criança à ação, à socialização são através dos jogos e brincadeiras. A criança frente a situação lúdicas desenvolve o funcionamento do pensar e alcançam níveis de desempenho que só por meio da estimulação e do brincar são atingidos. Toda atividade lúdica tem um objetivo e ocupa um lugar de destaque de ensino e aprendizagem. 

As atividades lúdicas promovem a interação das crianças com objetos e pessoas, socializando-as, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social. As crianças experimentam o mundo e suas possibilidades, aprendem a conviver com seus pares e se conhecerem mais. Toda atividade lúdica tem um objetivo e ocupa um lugar de destaque no processo de ensino aprendizagem, cabe ao professor criar oportunidades ricas, proveitosas e com metodologias ativas. VAGULA, EDILAINE,2013, p.110. 

Pensando na influência que tem nos processos de aprendizagem dos jogos e brincadeiras, devem ser considerados como atividades que exige uma fundamentação teórica e prática do professor, pois neste mesmo momento para a criança é visto como uma brincadeira, diversão, já para o professor, nesse ensejo terá um olhar profissional, que auxiliará para fazer o relatório do desenvolvimento da criança.

Vale ressaltar que as brincadeiras e jogos contribuem para a construção e ampliação do conhecimento da criança, por meio: das experiencias vividas, da imitação, do faz de conta, da música, da dança e entre outros.  Neste momento do brincar a criança experimenta: o mundo e suas possibilidades, aprendem a cooperar com seus pares, a utilizar regras e explorar suas possibilidades.

É imprescindível que o professor proporcione, brincadeiras livres e também brincadeiras direcionadas, pois, essa experiência, de acordo com o RCNEI, pode ser agrupadas em modalidades básicas: o brincar de faz de conta ou de assumir papéis, o brincar com materiais e o brincar com regras (BRASIL,2005, 1998).

O brincar favorece o relacionamento social e é favorecido por ele, isto é, ao contrário do que se pode supor, o brincar da criança não é determinado por uma criação sua isolada. A criança brinca com o que dispõe na sua cultura, no meio social em que vive, tanto no que diz respeito aos materiais disponíveis como aos temas das brincadeiras, que são extraídos de suas experiencias cotidianas. A criança brinca daquilo que vive, extrai suas imaginações lúdica do seu dia a dia (ZANLUCH,2005,p.91)

Cabe ao professor proporcionar um ambiente adequado, para que a criança descubra e construa seus conhecimentos e suas habilidades, tornando assim as brincadeiras e os jogos, como destaque no currículo da educação infantil, sendo imprescindível a importância do faz de conta. 

O brincar favorece o relacionamento social e é favorecido por ele, isto é, ao contrário do que se pode supor, o brincar da criança não é determinado por uma criação sua isolada. A criança brinca com o que dispõe na sua cultura, no meio social em que se vive, tanto no que diz respeito aos materiais disponíveis como aos temas das brincadeiras, que sã extraídos de suas experiencias cotidianas. A criança brinca daquilo que vive; extrai suas imaginações lúdica do seu dia a dia. (ZANLUCHI,2005,p.91) 

É fundamental, que no espaço escolar, priorize um tempo para o brincar, segue algumas sugestões das brincadeiras individuais, podemos utilizar os diferentes cantos da sala para colocar as bonecas, fantasias, jogos, quebra-cabeça; já as brincadeiras no pátio, pode utilizar cordas, pneus, pula-pula, escorregador. Para as atividades coletivas, sugerimos: jogos sensoriais, jogos motores, roda e contação de histórias e entre outras. É importante que organize esse espaço,  com objetivo, para assim contribuir para a aprendizagem da criança.

Cada professor precisa encontrar formas de sistematizar o seu planejamento levando em conta o critério de utilidade e individualização do ensino, vale lembrar que todo planejamento de ensino se organiza a partir do conhecimento da criança

A fim de concluir, é fundamental observar que o desafio está em deixarmos as crianças livres para brincar em um espaço que provoque experiências ricas e diversificadas. Se aprendermos a ver no brincar todas as suas possibilidades, nosso trabalho será mais agradável para nós mesmos, educadores, e profundamente mais importante para nossas crianças, em seu presente e futuro.  Resumo baseado no livro Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: reflexão e pesquisa.

Referência Bibliográfica:

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, v.01 e 02.1998.

ZANLUCHI, Fernando Barroco. O brincar e o criar: as relações entre a atividade lúdica e o desenvolvimento da criatividade e educação. Londrina, PR: O autor, 2005.

Vagula, Edilaine: Organização do trabalho pedagógico na educação infantil: reflexão e pesquisa/ Edilaine Vagula, Marlizete Cristina Bonafini Steinle. 1ºed. SP:Pearson Education do Brasil,2013.