AESA/CESA -  Arcoverde-PE

                      Curso de Graduação em Letras

                      Maria da Conceição F. de Andrade

                                       [email protected]

                                   Lord Byron

  George Gordon Noel Byron ,nasceu em Londres  no ano de 1788.

  Quando ainda era estudante em Cambridge, publicou seu primeiro livro de poesia “ Hours of Idleness no ano de 1807.

  O livro foi mau recebido pela crítica de Edinburgh Revin ,mas como resposta Byron escreveu um poema satírico “English Bards and Scoth Reviewers” em 1809.

  Quando ele completou 21 anos , ingressou na câmara dos lords e logo depois partiu em viagem para  a Europa e Oriente Médio.

  Ao voltar,  Lord Byron publicou dois primeiros cantos de “Childe Herold´s  Pilgrimage”, poema em que narra as andanças e os amores de um herói desencantado e ao mesmo tempo narra a natureza da Península Ibérica, Grécia e Albânia.

  Esta obra alcançou muito sucesso e rápido, entre 1812 e 1819 , saíram 11 edições em inglês e várias traduções.

  Em 1816 , ele escreveu o canto III de “Childe  Harold´s Pilgrimage e The Prisoner of Chlilon”  e em 1817, o poema dramático “Manfred”.

  Byron separou-se de Anne Milbank em 1816,pois, havia rumores de incesto de Byron com sua meia- irmã Augusta Leigh,ele resolveu deixar a Inglaterra e foi para Suíça onde continuou seu trabalho.

  Escreveu em 1818 o canto IV de “Childe Harold´s Pilgrimage” e “Beppo” , uma história veneziana.

  Byron escreveu em 1824 quando estava em Pisa o drama “ The Deformed” .

  Fundou em 1822  “The Liberal” em seguida foi para Montenegro e Gêneva. Foi nomeado membro do comitê londrino pela independência da Grécia, embarcou em 15 de Julho de 1823 para combater ao lado dos gregos e contra os turcos, viajou também para  Missolonghi onde morreu de uma forte febre em 19 de Abril de 1824.