RESUMO

Este artigo apresenta um estudo sobre a logística e o que ela representa tanto nas organizações industriais como em serviços, o objetivo é mostrar de modo simples a formulação de estratégias competitivas, identificar fatores influenciadores da competividade e consequentemente apresentar possibilidades para elevação dos níveis de atendimento ao cliente e na otimização de custos, objetiva se mostrar de forma resumida a importância da tecnologia da informação como diferencial de produtividade e lucratividade.  Para tanto fez se necessário pesquisas bibliográficas para melhor fundamentar os argumentos e trazer de forma simples e objetiva levando o leitor a entender a importância da logística no mercado globalizado e competitivo. Desta feita abordam se diversos aspectos sobre logística objetivando não fazer uma   análise meramente histórica, mas sim crítica e reflexiva.

Palavras chaves:LOGÍSTICA, COMPETIVIDADE, ESTRATÉGIA

1-INTRODUÇÃO

A logística está diretamente ligada ao sucesso da empresa e a satisfação do cliente, é a fonte vital de qualquer negócio, ou seja ela devem estar presente em todos os setores organizacionais, porém é pouco aproveitada, falta investimento nos setores produtivos, como infraestrutura da empresa, investimentos tecnológicos, mão de obra qualificada entre outros.

Com o mundo globalizado e crescimento tecnológico vem ganhando destaque não apenas como uma fonte de competividade, mas como peça fundamental para as empresas. Como o mercado é amplo e competitivo requer estratégias logísticas para melhor atender e ganhar confiabilidade frente a concorrência.Segundo Ballou, logística é toda atividade dentro do setor produtivo, desde a matéria prima até ao ponto final do consumidor, isso inclui também todas as informações como o marketing. Adotando as estratégias logísticas, a empresa atende as necessidades do cliente em tempo ágil e com baixo custo e garante a confiabilidade e a lucratividade.

Aborda a importância do gerenciamento da cadeia de suprimento e seus impactos nas organizações.Culminou no entendimento da necessidade de integração da tecnologia da informação, como auxiliar nos processos de tomada de decisões que envolvem os setores de produção,recursos e clientes, proporcionando um modelo estratégico e melhor competitivo no mercado.

O presente artigo objetiva levar o leitor de forma resumida os conceitos de logística e a importância da mesma frente em uma organização empresarial de grande ou pequeno porte. O objetivo geral é demostrar a disputa de mercado nos dias atuais e consequentemente indicar o cliente com grande poder requisitivo para o sucesso de uma empresa, afinal eles estão cada vez mais exigentes e isso exige estratégia de confiabilidade. Nesse processo aborda a importância direta da logística na definição de ações e metas organizacionais na busca da eficiência e lucratividade.

Busca se aqui expor a importância da logística nas organizações empresariais e o que ela representa dentro de um setor,não ligada apenas ao marketing da empresa, mas em todos os setores, desde a matéria prima até o ponto final o consumidor. Para tanto faz se necessário pesquisas bibliográficas, através da internet pesquisas exploratória referente ao tema abordado, levando ao leitor a entender a importância da logística em qualquer negócio.

Justifica se a escolha do tema por se tratar de um assunto de grande relevância, o processo produtivo tem passado por grandes transformações ao longo do tempo. Essas mudanças tem levado as empresas a inovares seu meio de produção, isso fez contribuir para a logística conquistar uma posição privilegiada perante administradores que almejam sucesso.

Este artigo foi estruturado em três tópicos para melhor compreensão do leitor: A primeira envolve o resumo e introdução, explanando aspectos relevantes sobre o tema, a segunda descreve a logística, abordando aspectos históricos e também a importância da mesma nas organizações; a terceira, revela as estratégias logísticacomo diferencial de competitividade para obter eficiência, lucratividade e fidelidade dos clientes; a quarta, são a conclusão e referencia bibliográficas. [...]