Logística : Uma Força Motriz !

                Sou cadastrado em alguns sites de Vagas de Emprego ( INFOJOBS , VAGAS.COM , JB JOB'S , entre outros ) . E continuo recebendo diariamente , ofertas de Vagas . E não são poucas .

Mas ,  este não é o ponto que Eu quero destacar hoje .

             Dentre as Vagas que recebi hoje , especificamente no Vagas.com , me chamou a atenção . Técnico de Logística ( GE ) , seguem as Atividades mandatárias para o desempenho da função :

- Recebimento

- Armazenagem

- Separação em Kits

- Abastecimento das Linhas de  Produção

- Certificação em Operador de Empilhadeira CNH – Tipo B

- Etc. ,  etc. , . . .

         Operação de Empilhadeira está dentro da logística ( no quesito movimentação , OK ) . Mas , tornar compulsório para o  Técnico em Logística !?

Se esta prática se tornar mesmo obrigatória , vai acabar por "espantar" muitos candidatos (as) na opção da Formação . Podendo vir a ter um esvaziamento na renovação da Mão de Obra .

      Por experiência própria , eu garanto : a Operação de Empilhadeiras é de grande responsabilidade e de alto grau de risco , pois , é um veículo automotivo , transitando de espaços ( Na maioria das vezes ) confinados , concorrendo com os Colaboradores que ali , transitam ao mesmo tempo , o tempo todo .

    Já venho alertando para esta situação que a de não colocar e/ou reconhecer que a LOGÍSTICA tem o seu lugar específico dentro do Cenário Institucional . Porém,  sob a tutela ( equivocada ) do CFA - Conselho Federal de Administração que insiste em colocar a LOGÍSTICA como coadjuvante da Administração . O que não o é  !

Tudo começa em nos idos de 2009 , quando o CFA se apropria indevidamente , quando talvez por falta de iniciativa e/ou uma representatividade forte , perderam a oportunidade áurea criar o CFL ( Conselho Federal de Logística ) .

E vou mais além ; face a complexidade e abrangência da Atividade  , entendo que já passou da hora de se consolidar a Cadeira de Engenharia de Logística .

Mesmo sendo um Guerreiro solitário nesta batalha . Me render ; jamais ! 

Jorge Bernardino R. de Azevedo 

( Graduação e MBA em Logística Empresarial – FUNCEFET RJ ) 

30/04/2020