A língua falada é espontânea e adaptável, por isso, aprendemos falar antes de aprender a escrever. Na língua falada normalmente se desenvolve em situações de contato. Dessa forma, quando indivíduos conversam, é utilizado um vocabulário mais alusivo (pronomes: eu, você, isto, isso, etc.; e adjetivos: aqui, cá, já agora e etc.) e gestos que facilitam o entendimento pelo fato do contato visual.

Já a língua escrita requer uma formalidade maior e a utilização de regras gramaticais, utilizando formas de referência mais precisas, como substantivos e adjetivos, capazes de nomear e caracterizar os seres. Tendo assim uma demanda maior de esforço e precisão (devem-se indicar datas, descrever lugares e objetos, bem como identificar claramente os interlocutores), não precisando mais da presença física para que a mensagem se transmita.

A semelhança entre elas é que se faz necessário um remetente e um receptor e um canal para transmitir a mensagem, as duas contem detalhes, fatos, troca de ideias entre outras semelhanças.

A diferença, é que a linguagem falada pode rapidamente ser desmentida e alterada e não necessita de tanta formalidade e regras. Já a linguagem escrita fica registrada, não podendo ser alterada tão facilmente, e também exige mais atenção às regras de ortografia e gramatica. Entretanto as duas são de suma importância para a sociedade.