LIMITES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Lorivane A. Meneguzzo1

Douglas Cassiano2

Gricelia da Silva3

Kelly Daise Fabris4

Lidiane Nunes de Almeida5

Taise da Luz Souza6

 

 

 

 

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos pais e professores a questão da construção dos limites e regras pela criança. A criança precisa aprender valores e saber a importância de dividir, de respeitar os outros, de ter responsabilidades com seus atos. Os pais precisam compreender que não podem impedir que as crianças tenham frustrações. O desenvolvimento dos limites, da socialização e a educação iniciam no nascimento, a partir das interações com os familiares. O desenvolvimento infantil passa por fases e a construção de limites não é diferente. Cabe aos pais e professores evitar que as crianças cresçam achando que todo mundo deve satisfazer todos seus desejos. Os autores utilizados foram Tiba (2006), Silva (2009), Zagury (2002), Piaget (1977). A metodologia utilizada para este estudo foi a bibliográfica, como pesquisa em artigos, sites de universidades, livros e revistas.

 

PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil. Limites. Desenvolvimento. Socialização.

 

 

Atualmente, a sociedade está passando por mudanças muito rápidas e a educação também está sendo afetada em pontos positivos e negativos. Existe uma crise de valores em que a falta de limites e a falta de bons exemplos por parte dos pais e ou familiares está deixando muitas das características que os jovens carregam para a vida adulta. Essa falta de limites resulta em jovens que pensam ter o poder nas mãos e que acham que podem fazer tudo, sem ter que pagar pelas consequências de seus atos. Infelizmente, muitas crianças nunca ouviram um não de seus pais, e isso traz muitos prejuízos para o seu amadurecimento, pois, dessa forma, elas não aprendem a conviver com as frustrações.

Muitos pais, sentem culpa pelo pouco tempo que passam com os filhos, ou por ter que colocar a criança na escola desde bebê, e tentam compensar deixando-os fazerem o que quiserem, como escolher se vão sair ou não, o que vão comer, a hora de comer de ir dormir, etc. Porém, o poder de decisão e a imposição de limites é função dos pais, já que eles são os responsáveis pela educação das crianças.

A criança precisa aprender valores e saber a importância de dividir, de respeitar os outros, de ter responsabilidades com seus atos. Os pais precisam compreender que não podem impedir que as crianças tenham frustrações, pois é através delas que as crianças amadurecem e se tornam aptas para enfrentar a vida, tornando-se jovens e adultos saudáveis e seguros.

 

DESENVOLVIMENTO E LIMITES

 

O desenvolvimento dos limites, da socialização e a educação iniciam no nascimento, a partir das interações com os familiares. É papel dos pais darem início ao processo de educação dos seus filhos ao que se refere a: conceitos morais, éticos, respeito mútuo e dignidade para que se constitua uma pessoa íntegra e independente.

Nos primeiros meses de vida a criança chora descontroladamente esse é o meio de comunicação entre ela e a mãe, através desse choro a mãe percebe que a criança tem alguma necessidade a ser atendida seja ela fome, dor ou desconforto. Com o passar do tempo a criança passará apenas a resmungar e choramingar, até abandonar esse meio de comunicação (SILVA, 2009).

Com aproximadamente um ano de idade a criança já sabe se expressar para conseguir o que quer. No decorrer da convivência ela percebe que a linguagem oral é mais eficiente para solicitar o que quer, em vez de fazer birra. A birra acontece porque a criança não quer ser contrariada ou porque solicita algo que os pais recusam-se de dar e quando isso acontece mesma chora, esperneia, grita e berra a fim de conseguir o que deseja, se a criança for atendida sempre que fizer birra esse tipo de conduta tende a permanecer e a criança assimilará que através dessa postura pode ampliar os limites acreditando que controla o mundo em que vive e essas são atitudes extremamente opostas ao que o meio social deve propiciar em longo prazo isso pode gerar descontrole, violência e agressão (SILVA, 2009).

Por isso os pais devem evitar que os filhos cresçam achando que todo mundo tem que satisfazer todos os seus desejos, pois a criança não saberá lidar com a menor contrariedade e apresentará dificuldades para lidar com as frustrações que a vida apresenta. É importante ressaltar que é na fase de um ano e meio aos cinco anos de idade que a criança apresenta características especiais como a birra e a desobediência é a partir disto que os pais devem começar a colocar os limites com muita segurança e coerência. É nesta fase que a criança assimila a construção do desejo, esta é a etapa que o individuo aprende esperar pelo prazer, esperar para receber e também lidar com as frustrações por não conseguir o que deseja. “A criança reage agressivamente de forma inadequada, até conseguir o que quer, expondo os pais a situações desconfortáveis […] o sucesso de uma birra alimenta a próxima” (TIBA, 2006).

A birra é a dificuldade de aceitar o limite e para contê-la é preciso que os pais não atendam o desejo da criança perante essa estratégia. A coerência (os adultos que cuidam da criança devem entrar em acordo quanto as regras, de nada adianta um dizer não e o outro dizer sim, diante da mesma situação), manter a palavra, (a partir do memento que o “não” foi dito, ele deve permanecer, os adultos não devem voltar atrás diante da palavra dada) analisar a causa e consequência, (analisar juntamente a criança o que resulta de sua atitude) são atitudes que devem ser adotadas perante a birra da criança. Vale ressaltar que em nenhum momento os adultos devem ceder a birra da criança, ela precisa compreender que não pode ter tudo o que quer, e saber esperar é uma necessidade na sociedade.

 

 

LIMITES, DISCIPLINA, EDUCAÇÃO 

A questão do limite tem se apresentado uma dificuldade tanto para pais quanto para professores. O comportamento das crianças está se modificado muito com o passar do tempo e um dos fatores é a construção dos limites e a formação de valores por parte da criança desde a primeira infância.

Hoje, a punição é cada vez mais rara, tanto na escola como em casa. Os pais têm larga parcela de culpa no que diz respeito à indisciplina dentro da escola. É uma situação cada vez mais comum: eles trabalham muito e têm menos tempo para dedicar à educação das crianças. Sentindo culpa pela omissão, evitam dizer não aos filhos e esperam que a escola assuma a função que deveria ser deles: a de passar para a criança os valores éticos e de comportamentos básicos. A escola é uma instituição que muito colaborará com os pais nesse sentido, mas nunca os poderá substituir. (ZAGURY, 2002).

Segundo, Piaget a disciplina é um conceito social e externo, mas que sua conscientização e prática dependem da maturação psicológica do sujeito. “Toda a moral consiste num sistema de regras e, a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por estas regras” (PIAGET, 1977, p. 11, apud FRANZOLO).

Autores, como Içami Tiba (2002), Maria Augusta Sanches Rossini (2001) e Tânia Zagury (2002) fazem referência à geração de pais que confundem autoridade com autoritarismos, e optam por não colocar limites. Outros alegam que a geração de pais recebe outro tipo de modelo através da mídia e acaba sofrendo sua influência. Para essa abordagem liberal, os pais estão sendo influenciados por modelos mais liberais e terminam por assumir um papel mais “moderno” de educar (SILVA, ARAÚJO).

Cabe aos pais delegar ao filho tarefas que ele já é capaz de cumprir. Essa é a medida certa do seu limite. É por isso que os pais nunca devem fazer tudo pelo filho, mas ajudá-lo somente até o exato ponto em que ele precisa, para que, depois, realize sozinho suas tarefas. É assim que o filho adquire autoconfiança, pois está construindo sua autoestima (TIBA, 1996, p.43).


 

A escola e a família tem funções e papéis distintos na questão dos limites, porém precisam trabalhar de forma compartilhada. O primeiro grupo social que a criança faz parte é a família o segundo geralmente é a escola, que desempenha o papel de promover a socialização (noções de limite de valores) e o desenvolvimento cognitivo. É no ambiente escolar que as crianças aprendem como conviver em sociedade, a lidar com as diferenças, com a tolerância em relação à frustração, com a aceitação das regras coletivas, nesse processo, está incluído também, compreender que nem sempre é possível fazer tudo que deseja. Quando se fala em limites, muitas vezes a dúvida permeia a cabeça dos pais e educadores em relação ao que fazer e como lidar com os comportamentos indesejados apresentados pela criança.

É certo que a escola é uma instituição que muito irá colaborar com os pais em relação ao educar, mas nunca poderá os substituir, pois esta é uma responsabilidade que não se delega e acredita-se que nenhum pai queira incumbir a outros a formação ética de seus filhos. (ZAGURY, 2008).

Na educação infantil o processo de construção do limite deve ser trabalhado diariamente. Estabelecer regras e combinados geralmente surte efeito positivo, mas para isso, devem ser expostos em forma de cartazes ilustrativos, pois para este público é importante o aspecto visual, pois permite a internalização e assimilação. Ao estabelecer as regras na sala de aula a criança entende que existem limites que devem ser respeitados naquele ambiente, então ela passa a perceber que no espaço escolar tem regras que visam o seu bem estar e do próximo. Porém ao estabelecer as regras o professor deve mantê-las, pois faz parte da postura do professor diante da criança.


 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A construção de limites está diretamente ligada a socialização e convivência de forma que a criança reconheça seus próprios limites e os dos outros. Educar é um desafio diário, porém é a forma mais eficaz de construir crianças sociáveis, responsáveis, ou seja, sujeitos conscientes de seus direitos mas também de seus deveres.

Educar requer tempo, paciência, compreensão e afeto, por isso, pais e ou professores devem pensar e mediar suas decisões e ações quando se diz respeito a educação da criança. Os limites são importantes para que estas questões sejam alicerçadas tendo em vista que é na infância que o indivíduo passa pela formação moral e ética. Na fase da educação infantil a criança passa por diversas transformações e é a partir disto que ela vai construir bases para sua formação social para seguir para as fases seguintes onde o meio social é o grande responsável pela sua formação social e afetiva.

Portanto, entende-se que os limites e disciplina são fundamentais para a constituição de sujeitos conscientes e participes da sociedade em que estão inseridos.

 

 

 

REFERÊNCIAS 

 

FRANZOLO, Mariana Ribeiro. Construindo Regras, Construindo Disciplina na Educação Infantil. Disponível em: http://www.janehaddad.com.br/new/indisciplina-escolar/295-construindo-regras-construindo-disciplina-na-educacao-infantilAcesso em: abr. de 2022.

 

LOUZADA, Leny Xavier. Regras e limites no contexto da educação infantil. Disponível em: <https://escoladepaisgrandefloripa.org.br/regras-e-limites-no-contexto-da-educacao-infantil/>. Acesso em abr. de 2022.

 

SILVA, Ediene. ARAÚJO, Francisco. Um Breve Estudo Sobre a Indisciplina Escolar. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/cintedi/2018/TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID418_23072018002947.pdf.. 

SILVA, Lidiane. Limites na educação infantil. 2009Disponível em:<http://www.bibliotecadigital.funvicpinda.org.br:8080/jspui/handle/123456789/129>. Acesso em abr. de 2022. 

 

TIBA, I. Quem ama educa. 48 ed. São Paulo: Editora Gente, 2002. 

 

ZAGURY, T. Escola sem conflito. Parceria com os pais. Rio de Janeiro: Record, 2002. 

 

ZAGURY, T. Limites sem Traumas: Construindo cidadãos. 82. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008. 

1Professora de Educação Infantil com Licenciatura em Pedagogia UCS. Pós graduação em Psicopedagogia pela UNICID. Mestrado em educação pela UCS.

2Professor de Educação Infantil com Licenciatura em Pedagogia UCS. Pós graduação em Educação Inclusão e Especial pela UNICID.

3Professora de Educação Infantil com Licenciatura em Pedagogia UCS. Pós graduação em Psicopedagogia pela UNICID.

4Professora de Educação Infantil com Licenciatura em Pedagogia UCS. Pós graduação em Educação Infantil pela UNICID.

5Professora de Educação Infantil com Licenciatura em Pedagogia UCS.

6Professora de Educação Infantil com Licenciatura em Pedagogia UCS. Pós graduação em Psicopedagogia pela UNICID.