A humanidade sofre hoje por uma pandemia chamada covid-19, que surgiu na china, onde era possível que os homens controlasse a propagação da pandemia, mas por não se respeitar o valor da vida, ela acabou por se propagar por todo o mundo, o homem fez maquinas e ensinou a elas a dar valor a vida humana, o que impede ao próprio homem a aprender a dar valor a vida? Ora, se uma maquina aprende a dar valor a vida humana, os homens também pode o fazer, estas são provas suficientes que mostra que a humanidade ainda não esta preparada para valorizar a vida humana, não é necessário que o governos nos diga o que devemos fazer enquanto o que esta em risco são as nossas vidas.

            Algumas expressões que são proferidas pelos líderes religiosos, não reflete a realidade que se vive no mundo, a humanidade em geral esta a passar por uma fase perigosa na história, desde que o homem saiu do estado natural para o convívio social, onde ele pensava que podia administrar tudo pelo uso de métodos científicos, onde se afirmou categoricamente que com a ciência o homem, iria estar acima de qualquer evento não natural. É tempo de ouvir palavras, ler mensagens que corresponde a realidade actual, mas algumas mensagens, palavras etc. vindas dos líderes religiosos não corresponde a realidade actual que a humanidade esta a enfrentar “ preparem-se para tempos melhores” (Papa Francismo). Ora, a preocupação da humanidade hoje é de encontrar meios alternativos, para puder sobreviver perante essa pandemia, mas enquanto não se encontrar esses meios alternativos para salvar os homens, é dever de todos nós de tentar minimizar a situação, isto é, escrever, falar etc. palavras que possa consolidar o povo, porque se não se fizer isso, ao invés de sermos atacado pela pandemia covid-19, seremos atacado pelo medo, e isso é mais perigoso que a pandemia, se a covid-19 nos encontrar nesse estado (medo), acredito que nem os próprios enfermeiros não  estarão em altura de atender  os pacientes que padece da   pandemia.

            Ora, é necessário sensibilizar o povo, mas pelos contraio as atitudes dos líderes religiosos não vão de acordo com a realidade que se vive. Exemplo: não se pode dizer a um homem que esta a passar fome, que ele tem que se preparar porque virá bons momentos em que vai saciar. Isso é vergonhoso quando ouvimos palavras como estas de quem nós esperávamos, palavras que corresponde a realidade que se vive, os lideres religiosos são pessoas que representam “Deus” na terra, nesse momento eles podiam consolar a humanidade, trazendo mensagens aos seus fiés, tendo em conta que mesmo na bíblia no antigo testamento, encontramos alguns episódios, catástrofe que a humanidade sofreu, mas os lideres estiveram ali para dar boas mensagens ao seu povo, mas os lideres actuais ouvimos por ai a se insultar ou a se chamar de nomes “ aquele é que cura doenças vão ter com ele” “os que pertence a Deus estão acima da morte” “ são os últimos momentos do apocalipse”. Onde nós vamos com essas atitudes desumanas? Será que o facto de alguém pertencer uma congregação o tira a sua dignidade humana? .

                Ora, tente trazer algumas observações minhas que penso eu que merece ser aprofundada por cada um de nós em qualquer canto do mundo, porque se continuamos com essa ideia absurda de que “se eu estou infectado, o outro também tem que ser infectado” aconselho a pensar nos seus ente queridos se continuar com esse pensamento, pode conseguir se salvar mas alguns dos seus, não vão se salvar, se a china não conseguiu manter a covid-19, e propagou pelo resto do mundo inconscientemente ou conscientemente, tu podes fazer o contrario, talvez eles pensaram no negócios e você esta a pensar em o que? Só podemos salvar a nós se pensamos nos outros.