FACULDADE NOSSA CIDADE

 

ADMINISTRAÇÃO: 7º A PERÍODO NOTURNO

ANDREIA ANTONIA DA SILVA RA: 1953

                LIDERANÇA INOVADORA EMPRESA OMRON

Artigo Liderança Inovadora Omron , apresentado à disciplina Inovação e Competitividade – Faculdade Nossa Cidade da FNC, sob orientação do Professor Lawton Benatti. 

Carapicuíba - SP

Abril/2014

IntroduçãoEsse projeto tem como objetivo esclarecer o intuito da liderança motivacional e inovadora em uma equipe, iremos trabalhar em cima de dados fundamentados pela empresa OMRON indústria metalúrgica, fundada em 1933 com sede mundial em KYOTO – JAPÃO  a OMRON CORPORATION é líder em soluções de sensoriamento e controle.

Atualmente conta com mais de 33.500 colaboradores ao redor do mundo e está presente em 34 paises através de 161 unidades, entre plantas industriais e unidades de negócios . O grupo está dividido em 5 unidades de negócios sendo eles ( Automotiva, Automação Industrial, Componentes eletrônicos, Equipamentos Médicos e Sistemas sociais.

O lema da empresa é trabalhar para uma vida melhor e um mundo melhor para todos.

PRINCIPIOS DA EMPRESA

A empresa se preocupa em transmitir aos seus clientes, por meios dos seus princípios , uma unicidade de pensamentos que a fez crescer desde sua fundação.

 LIDER MOTIVADOR E INOVADOR

O intuito do projeto será avaliar o perfil do colaborador (Grupo) e a ( estrutura organizacional). O Líder motivador e inovador é capaz de buscar dos funcionários méritos que ele desconhece e motiva-lo a fazer o melhor no processo de trabalho, este projeto tem por meios de estratégias aumentar a auto-estima do funcionário e motiva-los a inovar ser diferente na empresa.

Na era do conhecimento vive-se hoje nas organizações que aprendem, onde se tornou fundamental para as empresas a permuta deste conhecimento entre seus integrantes, pois esta transferência pode criar um efeito  no que diz respeito à criatividade das pessoas, que pode ser extremamente importante para as estratégias das organizações diante deste ambiente de mutabilidade. (HARTMAN; REIS; KOVALESKI, 2004, p. 1021).

Vai buscar a excelência de um líder facilitador, multiplicador, motivador e responsável, que tenha atitude e competências para inovar e desenvolver tarefas com trabalho em equipe. Iremos buscar proatividade, métodos em resoluções de problemas; buscar a competitividade tanto com o mercado interno quanto o externo; ter o poder de descrever e determinar tarefas.

O primeiro passo será avaliar o problema entre os setores ex: custo por mão de obra; desperdícios de materiais, processos e procedimentos não usados, caracterizar a desmotivação dos funcionários e descrever o problema e em cima dos dados apresentados agir como uma ação corretiva e explorar a melhoria contínua.

Teoricamente, o líder motivador de uma equipe tem a competência fundamental de manter a equipe produtiva, motivada e gerando resultados positivos para a empresa, ma pratica muitos líderes esquecem-se deste papel no dia-dia e acaba culpando a equipe pelos baixos resultados e pela falta de motivação. Observamos em algumas empresas e é incrível como isto está presente em vários níveis de liderança nas empresas.

“Os estudos de caso representam a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo como e porque, quando o pesquisador tem pouco controle sobre os acontecimentos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real.” (YIN, 2005, p. 19).

Quando os resultados são positivos , é porque o líder fez a diferença e quando surge resultados negativos é porque a equipe não é preparada , não consegue atingir os resultados ou porque está sob pressão, a dúvida fica no ar se uma equipe tem todos esses defeitos de quem é a culpa!!! È claro que é do líder não está preparado para motivar a sua equipe, pois ele não demitiu quem deveria, por isso para ser um líder motivador e inovador precisa estar preparado, atento a modificações, treinar sua equipe da melhor maneira possível, ser diferente e ser formal e presente sempre em possíveis surgimentos de problemas.

O Papel do líder

-Para um líder fazer de sua equipe motivada, com bons resultados no ambiente de trabalho é necessário ter conhecimento das competências da sua equipe o talento de cada um dos seus colaboradores, mapear a equipe utilizando ferramentas motivacionais, ferramentas que ajudam a conhecer melhor os liderados para motiva-los com o que realmente importa para eles.

- Melhorar seus pontos fracos e ressaltar seus pontos fortes, dar feedbacks constantes, será a única forma de ajudar as pessoas desenvolver fazendo com que elas saibam o seu valor.

- Através de delegações o líder prepara a equipe para novos desafios, demonstrando confiança em seus liderados e ainda ganhar mais tempo para outras tarefas importantes.

- Investir sempre em treinamentos para o líder e para a equipe.

- Ser um líder servidor dá aos seus liderados confiança, criar um ambiente de confiança e respeito.

Seguindo passos para a melhoria contínua, resultados acontecem através de pessoas motivadas e felizes, engajadas só tendem a gerar resultados extraordinários.

Para a melhoria de processos de negócios já é uma atividade com estrutura bastante consolidada na cultura da empresa, por fim a motivação vem por meio de da básica execução de equilíbrio organizacional e a necessidade de manter a empresa competitiva no mercado.

A maioria das empresas não tem noção dos riscos que ocorrem, em geral não tem condição de perceber que para executar tais projetos será necessário ter um líder motivador para vencer.

Objetivo Geral – Trazer vantagens competitivas diretas á empresa através de suporte do líder para tomadas de decisões.

Objetivo Especifico – Apresentar uma metodologia de planejamentos das ações a serem tomadas atreves de uma visão geral e integrada de todos os setores da empresa, á respeito de mercado, produto, tecnologia e recursos.

Importância da criatividade – O líder motivador é capaz de inovar criatividades que a equipe desconhece e se torna mais competitivo no mercado de trabalho, fazendo com que as empresas acessam novos mercados, aumentando suas receitas, realizando novas parcerias, adquirindo novos conhecimentos e aumentando o valor de suas marcas.

 Motivação e Inovação para estudo

  • Problemas identificados  - Sabemos da importância da inovação no mercado, inovar esta cada vez mais constante entre as empresas, a dificuldade para planejar e implementar a inovação se torna um obstáculo para a maioria das empresas.
  • Fizemos uma pesquisa na empresa OMRON e observamos as dificuldades entre setores, para melhorar o empenho da equipe algumas hipóteses foram levantadas.

Hipótese 1 – A empresa pode estimular a criatividade de seus colaboradores com uma visão holística.

Hipótese 2 – O conhecimento da empresa por parte de seus colaboradores pode motivar o engajamento da equipe.

Hipótese 3 –  Para o cliclo de  vida de seus produtos, enxegar as tendências futuras pela a equipe como um todo permitir um melhor posicionamento.

Hipótese 4 – Ser uma empresa de equipes inovadoras para trazer significativas vantagens competitivas á empresa.

A necessidade de inovar gera incentivos a criatividade de seus colaboradores, mas com o apoio do líder motivado.

Conceitos Básicos para a Motivação

Descobrimento Invenção e Inovação

Com a colaboração dos funcionários, o processo de inovação centrado em uma função, permite a empresa o processo de inovação centrado nos colaboradores. Pois permite a equipe ter o prazer de inovar, entender que ambas as partes ganham e reconhecer a projeção junto as empresas.

PESQUISA OMRON

Foi realizado um questionário objetivando relacionar a visão dos funcionários da OMRON sobre a empresa, com postura nos quesitos criatividade e motivação.

Essa pesquisa foi elaborada e colhidas informações, com 48 pessoas de diferentes setores com uma idade media entre 25 até 35 anos, a maiorias dos entrevistados foram mulheres que são:

Hipótese 1

De acordo com o estudo de caso OMRON, é possível constatar que a implementação de motivação na equipe fornece uma visão dimensional da empresa, baseados em conversas, cursos treinamentos. A troca entre diversos setores e colabores gerou um quadro propício ao surgimento de idéias inovadoras, com projetos de liderança e motivações.

Hipótese 2

O conhecimento da empresa da empresa por parte de seus colaboradores pode motivar o engajamento da equipe.

Foi observado na hipótese 2 que, para os colaboradores identificados com a empresa, é um fator de motivação em seus projetos. Dessa forma é possível concluir que o conhecimento da empresa como um todo por parte de seus colaboradores é fator de motivação para o engajamento da equipe, validando a hipótese.

Hipótese 3

- Enxergar tendências futuras pela a equipe:

O conhecimento pode ser utilizado como base para tomada de decisão, permite á empresa tomar decisões melhores, direcionando recursos de forma eficaz, sendo assim é possível investir nas pesquisas certas, nos produtos certos, nas quantidades certas e nos momentos certos.

Hipótese 4

- Ser uma equipe inovadora pode trazer significativas vantagens competitivas á empresa.

Pesquisas comprovam que equipes motivadas são inovadoras, líderes motivadores transformam sua equipe de colaboradores e inovadores com auto – estima em alta.

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica proposta por  Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização.

Método usado pela a empresa Omron:

Melhoria continua Kaisen é uma filosofia de gestão que, por meio de técnicas operacionais e ferramentas, visa identificar e eliminar desperdicios atraves da melhoria continua na busca pela perfeição.

È uma forma de fazer cada vez mais capaz de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam.

KAISEN – DESPERDICIOS – 5S – NIVELAMENTO PUXADO DE PRODUÇÃO

Conclusão

O uso do planejamento motivacional em liderar equipes  geram vantagens para os setores da empresa, para isso existem alguns objetivos:

Sustentar a criatividade de  seus colaboradores, identificar oportunidades de crescimento entre setores seja um remanejamento ou uma promoção, explorar as oportunidades de mostrar e inovar, construir a comunicação entre as funções e setores.

De acordo com o estudo realizado neste trabalho, essas ações seriam:

Criações de ambientes descontraídos de incentivos á criatividade dos colaboradores e uso de ferramentas que facilite a comunicação entre funcionários e o líder.

Pesquisas Bibliográficas:

HARTMAN, A.; REIS, D. R.; KOVALESKI, J. L. Uma resposta às mudanças organizacionais através do trabalho em equipes multifuncionais: um estudo de caso na indústria de fertilizantes. Anais do XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de novembro, 2004.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2005.