Liderança Ética

      Profª. Fernanda Fernandes                                                            

    Andreusa Quintino

   Fabiana Gonçalves

    Gabriella Ashley

     Veronica Rocha

Palavras Chave: Liderança,ética, gestão, líder, organização.

Segundo Oliveira (2010) Liderança é o processo em que uma pessoa é capaz, por suas características individuais, de aprender as necessidades dos profissionais da organização, bem como de exprimi-las de forma válida e eficiente, obtendo o engajamento e a participação de todos no desenvolvimento e na implementação dos trabalhos necessários ao alcance das metas e objetivos da organização.

Compreende-se que a liderança é uma forma individual de demonstrar suas características; a prática de influenciar as pessoas a realizar as tarefas e atividades de forma natural. Sendo assim, a função de um líder é a de estimular a equipe para que juntos possam galgar os objetivos da empresa. O líder sabe da importância do ambiente positivo para instigar e motivar seus colaboradores a renderem um melhor resultado, a capacidade de distinguir suas habilidades como sendo únicas e desta forma alocá-las para um melhor aproveitamento. O exercício da liderança pode ser aperfeiçoado e para isso, requer o desenvolvimento de algumas habilidades tais como o planejamento, a organização, a comunicação e o gerenciamento eficaz.

Um líder eficaz, exatamente por saber que ele, e ninguém mais, têm a responsabilidade final, não teme a força de seres associados e subordinados. Os maus líderes têm medo; eles sempre promovem expurgos. Um líder eficaz, porém, quer ter associados fortes; ele os encoraja, instiga; na verdade, tem orgulho deles. (DRUCKER, 1998 p. 76)

Para Chiavenato, (2001) os líderes utilizam-se do contexto das condições que regulam a liderança, que às vezes são ambíguas, voláteis e turbulentas – enquanto os gerentes se rendem a essas condições.

Segundo Alonso (2012), o comportamento ético no que se diz respeito ao crescimento de uma sociedade por hora progredir e hora regredir, alguns comportamentos heroicos são destacados ao longo do tempo, como também os maus exemplos, com este crescimento da sociedade os problemas éticos também aumentam, mas nunca se pode afirmar que a humanidade esta melhor ou pior. A família e os cuidados dos pais influenciam no comportamento da humanidade.

Entende-se que a ética está relacionada aos bons costumes, ao caráter e a moral, buscando a mais adequada forma de viver e conviver dentro de uma sociedade. Cada grupo social detém seu código de ética e princípios que visam o funcionamento do bem estar de todos. Quando não se acompanha estes códigos de conduta e princípios, estes são chamados de antiéticos.

A liderança visionária é a habilidade para criar e articular uma visão do futuro, realista, digna de crédito e atraente, que cresce a partir do presente e o aperfeiçoa. Essa visão, desde que corretamente escolhida e implementada, é tão estimulante que efetivamente dá um arranque no futuro ao instigar as habilidades, os talentos e os recursos para fazer com que ele aconteça. (ROBBINS, 2000, p.400)

Compreende-se que uma boa gestão conduz nas escolhas baseadas em princípios que produz felicidade e traga beneficio para um maior número de pessoas, essas atitudes devem refletir a sua ética fundamentada na sua moral e nos bons costumes, com vantagens relevantes dentro da organização como ter uma carreira longa, respeitada e sólida.

A política e a conduta de uma organização não se mantém éticos apenas por meio da implantação de alguns instrumentos, como códigos, auditorias e programas de treinamento. A implantação e manutenção da conduta ética organizacional depende mais dos seus administradores, sejam eles os empresários ou os seus prepostos, os executivos; depende de fato da liderança dessas pessoas, dando exemplo e tomando decisões éticas. Esta não é uma responsabilidade fácil ou leve pois, como já foi visto anteriormente, na tomada de decisões costumam surgir dúvidas e dilemas, provenientes de vários fatores, inclusive de intenções claramente antiéticas. (ALONSO, 2012 p. 223).

Qual é o beneficio da liderança ética dentro das organizações? Quanto maior é a pratica da liderança ética dentro das empresas maior e a probabilidade de crescimento e desenvolvimento dela dentro do mercado, gerando reflexos nos custos da empresa e retendo talentos.

Conclui-se que o conceito de liderança ética vem se transformando, aprimorando e demonstrando que existe sucesso, mas que não existe uma maneira específica de liderar, ou seja, cada líder tem seu próprio estilo de conduzir seus liderados e é disso que as organizações precisam para se diferenciar em um ambiente de grande competitividade.

 

REFERÊNCIAS:

ALONSO, F. R. Curso de ética em administração empresarial e pública. São Paulo Atlas, 2012.

CHIAVENATO, I. Introdução á teoria geral da administração. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CHIAVENATO, I. Teoria geral da administração. 6. ed. : Elsevier, 2011.

DRUCKER, P. F. Administrando para o futuro. 6. ed. São Paulo: Pioneira, 1998.

OLIVEIRA, D. P. R Teoria Geral da Administração: uma abordagem prática. ed.3. São Paulo: Atlas, 2012.

ROBBINS, S. P. Fundamentos do comportamento organizacional. 7. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall , 2004.

ROBBINS, S. P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva 2000

ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortes, 2007.

SOUZA, J. Gestão Empresarial Jader Souza. São Paulo: Saraiva 2005.