Liderança

Corporativa

Pós Graduação de Gestão de Pessoas e Liderança.

Barão de Mauá

 

Eduardo Cid

Matricula: 373699

 

 

Ouro Fino/ MG


Sumário:

Sumário ....................................................................................................... 1

Currículo........................................................................................ 2

Resumo e Palavras Chaves...........................................................................................3

Introdução e Justificativa................................................................................... 4

O que vem a ser a liderança........................................................................................5

Como liderar e guiar multidões ........................................................................................................ 6

Líderes empreendedores........................................................................... 7

Líder de conquista...................................................................................... 8

Mudanças Organizacionais........................................................................... 9

Empresas Brasileiras.....................................................................................10

Inteligência emocional.................................................................................... 11

Motivação para mudar........................................................................................... 12

Onde começa a mudança...................................................................................... 13

Você daqui cinco anos.............................................................................................. 14

Visão e Paixão........................................................................................... 15

Como o humor, afeta os resultados.................................................................................... 16

Marketing público......................................................................................... 17

Conclusão................................................................................... 18

Referencias.................................................................................. 19

Currículo: Eduardo Cid[1]

               Tenho 32 anos sou formado em Análise em Desenvolvimento de Sistemas pelas Faculdades ASMEC UNISEP, unidade de Ouro Fino MG, Licenciatura para graduado com habilitação em matemática pelo Instituto Federal Sul de Minas Gerais, campus em Inconfidentes MG. Pós Graduação em Gestão de Pessoas e Liderança concluindo pelas faculdades Barão de Mauá, trabalho com vendas tenho artigo completo sobre EAD um fundo estudo que fiz sobre estudo a distancia, escrevendo um livro sobre liderança e motivação onde me fez apaixonar pelo curso e consultoria como COACH consultor de vendas, e Workshop, tenho um projeto grande montando uma grade especifica para alavancagem de resultados, um curso que pretendo ministrar e por em comercialização, resumindo sou uma pessoa que explora conhecimento na área de persuasão e treinamentos, com visão de aprofundar esta minha pesquisa para um futuro Mestrado sobre desenvolvimento pessoal, em busca de resultados quebrarem paradigmas de chefes e transformar pessoas em seres capazes de realizar seus sonhos, tanto pessoal quando profissional.

Frase:

     Nunca se afaste de seus sonhos. Porque se eles forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir.

 

“Mark Twain”

 

 

 

RESUMO:

      Este artigo fala sobre o mundo corporativo como os profissionais são treinados, como as organizações veem cada individuo, fala sobre liderança como chegar ser autor da sua própria história, de onde arrumar forças para você conseguir trabalhar com sua equipe, personalidade de um líder comportamentos de líder, como persuadir os membros do seu elenco despertar o interesse de fazer em seu time, como guiar multidões, esta pesquisa retém um valor experimental de como é ser líder dentro de uma empresa, como lidar com as mudanças organizacionais do mundo globalizado, trazer a tona o desejo da mudança do líder da conquista, do mundo corporativo é nada mais do que uma forma de manter um bom relacionamento, manter seus sonhos mais perto de você, poder fazer amigos, construir contatos, que nos cria uma sinergia em busca dos objetivos da organização e dos colaboradores.

Palavras Chaves: Liderança, Organização, Motivação, Coaching, Sucesso, Trabalho em Equipe, Auto Desempenho, Sharerolder, Empreendedor etc.

 

Introdução:

            Está pesquisa refere-se ao meio corporativo dentro da administração de suas empresas, profissionais que trazem uma mistura de técnicas e treinamentos para melhor o desempenho organizacional, Lidar com pessoas é a tarefa de homens de Coaching[2] que mudam a essências e transforma pessoas para se obtiver os melhores resultados, são comparados os atletas onde a dedicação é o fator fundamental, as cobranças e as derrotas dentro do meio corporativo são tratadas com acompanhamento psicológicos, trabalhando sua alta performance, assim o profissional de hoje é exigido ao máximo e a liderança transformada caçadores de talentos estão sobre olhos bem abertos para treinar desenvolver novas pessoas para formar cada dia mais lides capazes de comandar milhões e milhões tanto na parte financeira e na parte humana.

Justificativa:

            Um tema polemico onde no passar dos tempos as ferramentas foram se aprimorando e a curiosidade também, como mudar e formar profissionais competentes para no futuro passar estes ensinamentos, para amigo de periferia de classes diferentes, a globalização o preconceito estão lado a lado. Através destas pesquisas quero quebrar os paradigmas aprofundar na transformação de pessoas, entender porque existem lideres capazes que fazer você um campeão e outros não.  Em busca destas respostas fico fascinado e fico motivado com o poder que temos e como podemos transformar uma pessoal pessoalmente e profissionalmente. As empresas com as constantes concorrências de marca, produção, briga por espaço no mercado afetam diretamente os colaboradores e líderes como sair deste estresse, a loucura da cobrança e do pouco tempo que temos para a tomada de decisão.

            Pensando nestas respostas eu fiz está pesquisa para achar as resposta e junto com os aprimoramentos dos cursos de gestão de pessoas e liderança preparar esta massa e por para assar, obter na minha frente à solução pronta depois de muitas horas de leitura e pesquisas e trocas de experiências.

 

O que vem a ser liderança:

            Liderar é influenciar pessoas e atribuir tarefas ser um profissional de qualidades ímpares uma pessoa capaz de motivar, montar um time, convencer as pessoas que este é o melhor caminho a ser seguido, trabalhar a emoção e saber os limites de cada um dos seus integrantes, fazer com que seus comandados mantenham o foco e transforma pessoas para conseguir seus objetivos.

            No mundo globalizado de hoje se fala muito de liderança e o mercado exige os profissionais mais gabaritado possível, existe vários tipos de liderança que se enquadra com o tipo de empreendimentos e perfil dos empresários. Liderança corporativa envolve leis, processos políticos de uma organização e toda parte burocrática para administração da empresa.

            Em uma administração corporativa possuem os investidores, pessoas que fazem parte da empresa Sharerolder[3] pessoas direta ou indiretamente que corre o risco de lucrar ou perder seus investimentos no mercado com ações na organização, estes acionistas podem ser do mercado primário ou secundário os primários injetam dinheiro já os secundários não coloca dinheiro diretamente na empresa e não tem a obrigação de bancar as contas da organização e não possuem funções importantes dentro da mesma.           Quem faz isso é o conselho administrativo, o acionista pode votar em assuntos corporativos e possível fusão com outras empresas. A boa Governança Corporativa contribui para um desenvolvimento econômico  sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros qualificados e sistemas de Governança Corporativa de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos.

            Nos dias de hoje com aquecimento mercadológico exige da liderança uma grande visão dos negócios, sendo assim o líder passa a ser mecanismo de resultados dentro da corporação pessoas é treinada para obter o melhor resultado possível para as organizações, um líder tem a única certeza que será sempre cobrado e será o responsável pelo seu time ou equipe. Tudo está ligado ao seu arredor como politica governamental, cultura do local, acionistas, investidores, ramo do empreendimento, vizinhança, áreas geográficas, clientes e funcionários dentre outros.

            Uma boa gestão depende muito de como o liderado recebe as informações e as condições de trabalho para uma boa realização de suas tarefas darem um incentivo significativo para esforços individuais e coletivos agregar valor ao grupo que faz a diferença, usar o trabalho como fonte de humanidade para a sociedade onde te ajuda a crescer profissionalmente e como pessoa dentro da organização.

 

Como liderar e guiar multidões:

            Para ter uma boa governança dentro da empresa em forma de liderança trabalhamos a parte de características, isso define o perfil para liderar como agir e dirigir ate a seus comandados. Mão basta saber como funcionam todos os processos tem de saber como delegar, cobrar, incentivar, motivar, controlar as emoções e o mais importante ouvir, partindo destes princípios está no caminho certo para desenvolver um plano de ação e gerenciamento de suas metas e objetivos traçando a rota de onde alveja chegar. Um líder de sucesso ganha o time com respeito sabe utilizar a entonação de voz certa para cada momento, participativo dinâmico está sempre convicto que o trabalho esta em bom andamento otimista e motivado, tem uma transparência e acredita em cada um de seus colaboradores líder de sucesso é aquele que joga com o time até o fim da partida esclarecendo dúvidas e recebendo opiniões profissional inovador, um excelente estrategista não fica se gloriando com as conquista sozinho, reconhece os esforço da equipe e comemora junto com eles a vitória. Cria discípulos por onda passa encantando a sua equipe com sua humildade.

            Liderar é uma complexidade enorme para ter um resultado diferenciado tem de se entender o que o outro se passa é estar no lugar do próximo, sem gerar um descontentamento, em seu livro Cézar Souza [4] uma passagem em seu livro disse uma frase da Cidade Negra[5], nunca pense em desistir, não te aconselho a prosseguir. O tempo voa rapaz pegue seu sonho, rapaz a melhor hora é você quem faz.

 

Líder Empreendedor:

            Ser um líder empreendedor é estar preparado comprometido com os objetivos da empresa e os seus sonhos, buscar algo inovador que faça com que as pessoas se sentem honradas maravilhadas com suas ideias, as pessoas não são pagas apenas para trabalhar, para somar fazer parte de um time ser um membro importante capaz de criar inovar assumir para si as responsabilidades correr o risco ser tão convincente capaz de acreditar mesmo que sozinho que tudo ira dar certo, determinação até conseguir o que busca apreender como os seus erros corajoso assim de descobrir oque muitos ainda não tem resposta ter suas próprias ideias para alavancar seu negocio tentar adivinhar o futuro e tendências coisa que pouco fazem, ambicioso querer sair da sua área de conforto modificar quebrar paradigmas [i] crescer cada dia mais, mostrar o quanto é capaz, são pessoa sonhadoras que vivem buscando alternativas deferentes novas ferramentas e novas filosofias a ser preenchidas no seu meio de vida conhecimento é a palavra chave.

            Filmes, poemas e seminários dizem que devemos “sonhar alto”. Acho que eles têm razão nós devemos sonhar constantemente. Sonhar é um sinal de que você tem esperança. Sonhar é um sinal de que você ainda acredita que tem condições de vencer. Sonhar o mantém jovem. Líderes/Empreendedores sempre estão sonhando com aquilo que pode acontecer e com aquilo que está por vir.  Trecho retirado do livro Líder Empreendedor Deve Ramsey, editora novas ideias. http://lelivros.club/.

            Um líder tem grande poder por conta de seu cargo que ocupa, sua influencia entre as pessoas, não pode ser confundida para levar vantagem, seja tipos de tarefas a serem distribuídos com os demais colaboradores, não favorecer um e nem outro, a liderança tem de ser de maneira justa para que se tenha o respeito e carinho de seus comandados. O líder possui uma arma muito importante para conseguir manipular e impor suas ideias de uma forma bem leve e sutil que se chama poder de persuasão esse é o único poder que o líder pode usar e abusar de seus colaboradores, sendo assim o feedback[6]  bem trabalhado gera a solução de vários problemas sem mesmo que ele aconteça, um líder bem preparado é aquele que previne os fatos em uma passagem como mesmo já dizia o ditado popular “prevenir é melhor que remediar”.

Dentro de uma organização percebemos que as regras são essenciais para a condução das atividades a serem desenvolvida, cada empresa se tem os procedimentos para realizar suas tarefas, o alinhamento dos colaboradores no inicio da sua empreitada nas organizações é o cartão de visita da empresa, trabalhamos desta forma e conduzimos os afazeres dentro das seguintes normas, uma vez que alinhados ficam propicio as cobranças referente às normas, o papel do líder não é de cobrar, o líder é participativo acompanha treina, ensina como fazer, traz pra si as responsabilidades, lida com as emoções e entende o que a sua equipe está precisando, sabe que o trabalho é muito grande e dificultoso que não da conta fazer todo sozinho, como um volante ele maestrina seus colaboradores e administra.

Líder de Conquista:

O papel do líder é influenciar e desenvolver pessoas despertar a vontade de fazer nas outras, em busca de suas metas e objetivos, fazer com que o time ou equipe traga o resultado, mais do que saber trabalhar em equipe deve se saber trabalhar as pessoas individualmente. Sendo assim o eixo vira uniformemente em um só sentido, isso acontece quando o líder fica junto com a equipe e trabalha como um trampolim para seus colaboradores sempre perto e junto para qualquer recaída a vitória vem depois de muitas tentativas e lutas o perfil de um líder é de muita ganancia pelo êxodo da conquista de seus obstáculos, a liderança está ligada fortemente com sua administração empresarial junto com sua missão, princípios e valores da organização.

Ter uma boa condução de transparência para com todos os membros do time desde baixo até os cargos mais altos, formar um valor a ser incorporada a empresa garantia de qualidade dos serviços prestados a sociedade e sócios e investidores e clientes da corporação. Justiça ter uma conduta ética, respeitar igualmente a todos envolvidos da corporação internos e externos, politicas bem pré-estabelecidas. Prestação de contas deve ter um órgão responsável para manter suas finanças bem controladas para nenhuma surpresa inaceitável. Agir como a lei determina isso define a empresa de boa índole das demais corporações agir como a lei determina cumprindo todo seu ritual e encargos. Honrar seus compromissos junto com o envolvimento de serviços prestados e a manutenção respeitosa do meio ambiente.

Com alguns destes envolvimentos a corporação junto à globalização se define como uma empresa que poderá ter uma grande vida e estará preparada quando chegar suas depreciações do mercado, pessoa são sempre ligadas à mudança, mas o foco da corporação e manter-se viva com a maior fatia do mercado.

Mudanças Organizacionais:

         (...) O Conselho de Família tem o papel de fortalecer a família e seus valores, mantendo a unidade familiar, além de alinhar seus interesses referentes ao negócio, à sucessão, a interação da família com a empresa e às formas de lidar com conflitos. Seus membros possuem voz ativa e têm direitos iguais. É por meio dele que a governança das famílias proprietárias é exercida e, quando são bem concebidos e gerenciados, alcançam um papel insubstituível na governança da família e da empresa familiar (ÁLVARES, GIACOMETTI e GUSSO, 2008)(...).

            Como podemos ver as mudanças organizacionais está ligar a pessoas colaboradoras dentro do processo de fabricação e produção da empresa, os funcionários estão ligados diretamente com a nova estruturação de normas e mudanças na empresa, isso ajuda a lidar com conflitos isso está ligada a empresa familiar, já na organização fora onde envolve sócios sem parentesco, as mudanças estão em toda parte, empresa que não muda fica obsoleta e acaba perdendo mercado, mercado este que esta cada dia mais concorrido, cheio de surpresas e mudanças. Tecnologias, hábitos, costumes, cultura, produtos, clima dia a dia obstáculos para uma organização que tem de criar e desta criação torna-las em inovação.

            Fortes mudanças dentro das organizações acontecem diante o posicionamento de mercado, como centro de logísticos departamentos administrativos separados da linha de produção ajudando manter o foco e direcionando a empresa no mercado, fazendo a organização sobressair e se preocupar apenas no seu real núcleo no que se diz a respeito sabe fazer de melhor, exemplo uma empresa de sapatos, transferir seus escritórios meio administrativos para um centro de administração, e deslocar a linha de produção só para produzir sapatos sem se preocupar em emitir nota, comprar matéria prima, vender etc.

“Segundo Chiavenato[7] em 2004 diz mudança é uma passagem de um estado para outro, é uma transição de uma situação para outra diferente. Mudança representa transformação, perturbação, interrupção, ruptura. A mudança está em toda a parte”.

            O líder empreendedor tem um papel muito importante neste processo de mudanças organizacionais, acompanhando o dia a dia trazendo novas ferramentas de treinamentos reinventando novas formas de trazer o sucesso para organização, só assim o modismo, a inércia será vencida e a sua empresa estará em primeiro lugar no mercado, eliminando tantas duvidas de seus clientes, parceiros, acionistas dando maior segurança em sua marca.

Empresas Brasileiras:

         Comparando as organizações Brasileiras com o mercado globalizado de outros países, algumas ainda estão bem atrasadas o modo de administrar dos brasileiros é comparado à heterogeneidade da falta de profissionais preparados para assumir o risco, o jeitinho brasileiro atrapalha em tomadas de decisões a falta e infraestrutura como a tecnologia, cultura, ética, exemplo politico etc.

            O orçamento apertado das organizações constantemente no vermelho o capital de giro em poucas quantidades, tudo ao contrario se comparando a grande maioria da classe mundial, embora o Brasil vem se esforçando e crescendo aos poucos com entidades como bolsa de valores,  BNDS, dando subsídios para organizações conseguirem recursos para o crescimento e não ficar em poder dos grande acionistas, monopolizando o avanço empresarial e mecanizando o funcionamento empresarial dentro de nosso país assim podendo aumentar o poder de recursos capital de giro organizacional.

            (...) Segundo Steinberger[8] (2003), no Brasil muitos empresários preferem viver endividados a compartilhar a empresa com pequenos acionistas, gerando, assim, constantes crises de dívidas. Isso ocorre, pois são incapazes de vislumbrar o futuro, esquecem que seus filhos, netos e bisnetos poderão ser no futuro pequeno acionista minoritário.

            Enquanto no Brasil as empresas valem quatro ou cinco vezes seus lucros anuais, nos outros países chegam a valer sessenta vezes. Essa diferença ocorre devido às empresas estrangeiras maximizarem seus lucros e o acesso ao capital. No entanto, pode-se afirmar que essa situação está mudando, pois as dificuldades de capitação de recursos das empresas brasileiras continuam grandes, assim há uma necessidade de os empresários começarem a se adequar aos novos tempos. Sendo assim, as práticas de governança corporativa forçam as empresas a se adaptarem as exigências mundiais, capacitando-as a competirem globalmente (...).

Inteligência emocional:

         A inteligência emocional na maioria das vezes dentro da empresa é a capacidade de administrar emoções em busca de seus objetivos, sendo assim este conceito é útil para descobrir seus medos, insatisfações e inseguranças visando elaborar a sinergia e harmonia dentro do ambiente de trabalho, saber agir emocionalmente dentro de uma organização pode render grandes benefícios profissionalmente em sua carreira, com esta performance você melhorara sua aceitação com o time e terá uma grande evolução de aceitação e desenvolvera maior produtividade, por que estas pessoas possuem uma vasta concentração e poder de persuasão.

            A nova geração da especializada em treinamento corporativo está relacionada a um cargo, as empresas investem em psicólogos para ir avaliando e gerando o perfil do profissional mais adequado, estes profissionais recursos humanos são como facilitadores onde investiga os profissionais e suas ações para melhor seus resultados, com isso podemos enxergar os falhas de cada perfil e desenvolver um plano de ação, os imediatistas são profissionais que ajudam a equipe influenciando positivamente inovando seu treinamento rotineiro, com as equipes estão em sinergia e ganham um grande avanço produtivo e melhora significante de resultado. O mundo corporativo em meio à transformação está cada dia mais competitiva se o mercado está globalizado dentro das organizações os profissionais estão sendo cobrados diariamente e exposto a situações que suga seus limites em busca dos resultados, grande empresas já estão preocupado com o estado físico e psicológico de seus colaboradores, cabe a empresa cuidar, treinar e principalmente motivar seus colaboradores.

 

 

 

 

A motivação para mudar:

         Temos que ter motivação, o que vem a ser motivação?. são reação comportamental ligado direta ou indiretamente ao profissional, ou seja, benefícios estímulos gerados por um líder ou por conta própria do profissional, como motivar está é a pergunta, como alavancar sua equipe, para a excelência  trazer resultados de auto performance, para isso temos de trabalhar o nosso time de forma unigênita despertar nas pessoas a capacidade de satisfazer suas necessidade, em busca da meta da organização e sendo coerente e viável para o colaborador, o que ele ira ganhar com este esforço, é uma via de duas mão.

            A motivação é um tema muito comentado e pouco explorado em partes, um time se monta com apenas bons jogadores, sim ou não, não precisamos mesclar perfil diferentes em áreas diferentes encaixar as peças de forma que o ser humano sinta a vontade para progredir e crescer dentro da empresa, nem sempre alguns líderes olha no colaborador como pessoa e sim como cifrões ($) o profissional entende que ele é parte do processo econômico e não um ser que tem luz própria, e poder de produzir e de opinar, a liderança é muito importante em todos os departamentos o conceito de COACHING[9] está cada vez mais na moda dentro das organizações, precisamos enxergar nas pessoas suas qualidades seus esforços e suas dificuldades, e ajuda-las, aprimora-las e treina-las para conquistar o seu coração e entender de verdade como podemos fazer esta pessoa produzir de forma natural, e criar um ambiente de harmonia e alegria, o líder que conseguir isso obterá de sua equipe um time campeão capaz de trazer resultados inacreditáveis, quanto maior for seus objetivos maiores serão suas realizações, num mundo competitivo e globalizado as organizações tem de cuidar da sua maior riqueza, seu capital humano, o ambiente organizacional é a chave que abre as porta da motivação de um profissional e o excita aumentando sua vontade de produzir cada dia mais, mostrando seu valor e buscando suas recompensas.

 

 

 

Onde Começa a Mudança:

         A mudança é pessoal, mudança é todo dia, constantemente nos deparamos em atualizações tecnológicas, isso nos move para mudança forçada, se não mudar não acompanha está fatia do mercado, as pessoas estão cada dia mais em busca de resultados em curto prazo, se dedicam e alimentam de informações e treinamentos para colher experiência e teorias para dar embasamentos e segurança no mercado de trabalho, cada individuo possuem um tipo de comportamento, este profissional já herda este comportamento de sua genética da sua cultura e de seu meio em que vive pessoas em que convivem no dia a dia, para as organizações a mudança de comportamento refere-se em normas e diretrizes sendo assim o profissional terá que se adequar com o perfil da organização, indiretamente o profissional por mais respaldo que ele poça ter dentro da empresa o individuo será responsável pela sua própria mudança que ele quer ser, sendo assim cada profissional se capacitar de forma acadêmica, capacitar de forma processual referente às suas funções e deveres, dando maior intensidade no seu conhecimento organizacional e pessoal, garantindo um grau de conhecimento elevado estando preparado para possíveis oportunidades na organização ou de mercado, com este pensamento chega-se ao aprimoramento e eficácia organizacional, dentro das mudanças existem as variáveis como produtividade, absenteísmo[10], rotatividade e satisfação com o trabalho, que podem tirar o mesmo de foco e gerar insatisfações, perdas de desempenho e até a desmotivação para como a função executada com a empresa e com o clima emergente dentro da organização, na maioria das vezes a falta de reconhecimento corporativo não gerando oportunidade, organizações com chefes ao invés de líderes em seu comando dificultando o crescimento da  equipe, gerando retardamento da evolução e conquistas de objetivos.

 

 

 

 

 

Você daqui a Cinco Anos:

         Para uma empresa de sucesso, temos de trabalhar com o sonho lado ao lado com a motivação, na liderança corporativa o desempenho depende muito de como os colaboradores enxergam seu futuro na empresa onde trabalha por isso os recursos humanos detém uma vasta preocupação não somente como a satisfação dos seus clientes externos, mas sim também com seus internos.

            Só para ter uma ideia como isso é levado em consideração logo no ato da entrevista está pergunta vem a tona, como você se vê daqui uns cinco anos, para sentir seus desejos e ambições e ate mesmo seus sonhos a ser realizados dentro da organização e na sua vida pessoal, as empresas buscam profissionais que querem mudar o rumo da sua historia pessoas visionarias que topa mudar os paradigmas, pessoas que além de querer, as empresas quer pessoas que fação acontecer e não ficam apenas na vontade, é muito comum ver pessoas sonhar, ter ideias mas não colocam elas em pratica, com isso seus sonhos suas realizações vão ficando distante e estas pessoas se desmotivam e culpam as outras por não ter alcançado seus objetivos. Como dizia Albert Einstein[11] em uma das suas frases “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

            O ser humano antes de ser profissional ele é um ser que detém outras casualidades em sua vida pessoal, como emoções, desejos, fraquezas, personalidade, proposito de vida, relacionamentos, aceitação etc.

            São pontos chaves para um conjunto de harmonia perante a vida profissional, o bom profissional é aquele que consegue viver intensamente, mas de maneira equilibrada sobre todos os quesitos citados a cima. Segundo Drucker (1997), os termos clima organizacional e cultura organizacional, algumas vezes são empregados para explicar o mesmo fenômeno. Porém, é preciso destacar que existem diferenças importantes que destingem um conceito do outro. Enquanto o clima organizacional é uma medida das expectativas das pessoas em relação ao trabalho em uma organização, a cultura organizacional se ocupa da natureza das crenças e expectativas sobre a vida organizacional. Liderança afeta diretamente ou indiretamente os colaboradores, como isso a empresa que tiver seu corpo de liderança bem treinado a organização estará em alto astral e os resultados viram com certeza com maior facilidade.

Visão e Paixão:

         Aqui começa para a liderança um fator de condicionamento corporativo de observar, a visão é tamanha importância dentro de um processo de avaliação o corpo humano fala através de da linguagem corporal, cada ser humano individualmente gera esta linguagem, sendo assim tiramos informações mais valiosas sobre cada um, tanto do seu corpo e da emoção, estás expressões esta ligada ao meio de convívio, culturas, segundo Miranda[12] em uma passagem dizia assim.

            (...) Fisicamente, o corpo humano tem uma rica linguagem própria, ele fala. Ele se manifesta na tensão arterial no ritmo cardíaco, na temperatura, no equilíbrio, na regularidade respiratória ou digestiva, no cansaço, na disposição etc. MIRANDA, 2007, p.12. Está visão está relacionada aonde você chegar, onde a empresa decolar, dando suporte aos seus colaboradores, analisando o perfil de cada um e observando as expressões corporais as empresas colocam o profissional certo dentro da organização, o fazendo render e diminuindo a Turnover [13] a empresa treina seu profissional elimina custos e ainda gera o DNA formando colaboradores para uma padronização de processos, dando maior segurança para os clientes externos e internos como a estabilidade, a paixão não se impõe não se obriga, o prazer de gostar da organização é conquistado com benefícios, tratamento harmonioso, não hostil com o servidor.

            Um profissional assessorado gera uma grande vontade de produzir, crescer e ganhar títulos que a empresa oferece dentro da sua cultura empresarial, em uma frase de um autor anônimo dizia “Existem três tipos de empresas, as que fazem as coisas acontecerem, as que ficam observando o que acontece, e as que ficam se perguntando o que aconteceu”. As empresas têm sim de buscar alternativas para atrair os melhores profissionais para dentro de seus leitos, trabalhar com a melhor matéria prima, com a melhor infraestrutura não é sinônimo de melhor produto no mercado, atrás de tudo temos seres humanos que tem um pensamento, uma família, uma vida, pensando melhor neste profissional ele com certeza terá paixão e se apaixonara pela empresa que tanto o ajuda e acolhe com bons benefícios, com um linguajar respeitoso, pessoas da liderança capaz de enxergar os esforços, da dedicação, um profissional bem observado é um profissional que pode gerar uma renda maravilhosa para uma organização que visa o crescimento, estas empresas geram HOT GROUPS[14] este estágio é mais desejado pelo mundo corporativo, uma linha de pensamentos equipes de alto desempenho, profissionais que se sentem desafiados e toma à iniciativa, uma missão, uma meta a ser conquistada pela equipe, cria sinergia estes grupos não trabalham por prêmios, bônus eles levam a sérios a conquista de poder concluir as tarefas com profissionalismo e dedicação, juntas senso de dignidade não são mercenários são envolvidos na missão nobre e fazem até para comunidade em ações sociais ultrapassam barreiras.

 

Como o humor, afeta os resultados:

         O humor dentro de um ambiente de trabalho é muito importante, o bem estar dos colaboradores reflete nos seus resultados, como Maslow[15] em sua teoria da motivação humana onde ele propõe uma divisão hierárquica em que as necessidades de níveis mais baixas têm de ser satisfeita antes das necessidades de nível mais alto, onde cada um tem de escalar uma hierarquia de necessidade para atingir a sua auto realização.

            Suas variáveis, necessidade de segurança, necessidades sociais, necessidades de autoestima, necessidades de autor realização, necessidades fisiológicas. São os pontos abortados na concepção de Maslow, onde ele descreve as cinco necessidades básicas para um comportamento de um ser humano. O ser humano ele é estimulado e sempre esperam ser impulsionada a maioria, dentro de uma organização os mentores não podem tratar seus funcionários como atletas que estão ali para competir, onde uma gera mais que o outro, jogando o time um contra o outro, este comportamento pode ser útil dentro dos esportes individuais onde depende do seu resultado, e não do seu desempenho dentro do processo, a constante cobrança para resultados e competição acirradas dentro da empresa levara a equipe se dividir, rachando em pequenos grupos em busca de aliados e poder, deixando o trabalho em equipe em segundo plano. A empresa que tem um “RH” treinados e preparados, líderes treinadores sempre evitara conflitos dentro da empresa abrindo o dialogo. A liderança tem de ser aceita e não exposta tudo isso gera a harmonia da equipe e o ambiente fica bem leve, dando mais liberdade para inovação.

            O bom humor deixa gera melhores rendimentos isso é fato, alegrias, vontade, o estimulam de seu sonho e seus objetivos, pessoas alegres e sorridentes tendem a ser mais eficazes aumentando seu desempenho, estas pessoas são capazes de criar uma capacidade de comunicação irradiante, facilidade de fazer amizades como os seus colegas, são pessoas menos estressadas.

            O segredo para ser tão eficaz no que faz dentro de uma organização é a capacidade de aprender e fazer amigos sendo solidário e prestativo com todos mesmos com que não gosta de ajudar, passar gostar do que faz já é um bom começo, mas para os mau humorados não fiquem triste segundo uma pesquisa as pessoas mal humoradas tendem a ser mais criativas que os sorridentes, segundo a pesquisa retirada do site http://epocanegocios.globo.com/Inteligencia/noticia/2013/08/o-poder-do-mau-humor.html as 21:09 na data de 07-07-15, todos tem suas qualidades, as pessoas tem um valor extraordinário basta sabermos usar o que nos temos de melhor, cabe a liderança analisar e tirar o melhor de seus colaboradores de forma criativa ou intuitiva avaliando o perfil de cada um.

 

Marketing Público:

         Podemos nos alertar como esta a nossa imagem perante o mercado, diante de um público bem observador e muito exigente, a imagem que a empresa passa para o mercado é tamanha importância, segue alguns tipo de imagem que se tem de levar em consideração: imagem positiva refere a exemplo de cidade, regiões e países que se tem por natureza certa fama de lugar aconchegante, pessoas educadas transparentes, imagem podre refere-se a lugares que não tem muitos eventos e não voltados para publicidade lugares conservadores que não querem ser invadida por turista, imagem negativa refere-se a lugares voltados inicialmente em noticiários que trazem violência de grandes usuários de drogas exemplificando a cidade de Detroit a capital do crime dos estados unidos, Colômbia capital do trafico, Líbano sempre ligado as guerras, imagem mista refere-se a lugares que estão entre os noticiários de oportunidade e de perigos exemplificando Washington ligado a inúmeras atrações e por outro lado alguns visitantes deixam de visitar a cidade por alto índice de criminalidade, imagem contraditória refere-se a lugares  parecidos com a imagem mista mas que dependem do ponto de vista dos seus visitantes explicando as Ilhas Virgens um ponto de parada seguro e outros acham um lugar perigoso lembrando assassinato de turista há anos atrás agora vamos falar de imagem demasiadamente atraente refere-se a lugares que são desordenadamente incontrolável o seu crescimento suas atrações sua cultura um lugar onde atrai pessoas de várias localidade e países exemplificando a cidade de São Paulo um lugar de referencia da américa latina junto sua beleza, oportunidade de trabalho e crescimento profissional com slogans cidade que nunca dormi.

            Para se falar em liderança corporativa não podemos deixar de falar de imagem, ela é o cartão de visita da sua gestão a imagem da cidade, da empresa, a imagem sua em particular que ronda os princípios éticos na construção de conteúdo, liderança corporativa é muito mais que apenas delegar ordens e checar se elas foram executadas.

            Marketing público em tempos modernos é uma grande sensação para as empresas por poder expor seus produtos suas formas de pagamentos, forma de passar uma comunicação mais direta com seu publico, a internet revolucionou a forma de levar as informações com dizia em uma das suas frases o BILL GATES [16]“ A empresa que não está na internet não existe” por este modo de pensar ele expõe não só o produto Microsoft como encurrala as organizações devido a grande proporção de pessoas fazendo este uso como o primeiro meio de comunicação mais usado no planeta, mas este exposição pode gerar um transtorno se não for bem administrado se a repercussão ao seu favor, a agilidade de resposta em tempo real pode trazer perdas de contratos e fechamentos de grande proporção se a empresa contiver uma vasta reputação nestas redes sociais negativas. Portanto internet é um caminho e não a solução.

 

Conclusão:

            Diante destes fatos abordados e pesquisa já realizada eu encerro minha linha de raciocínio de forma aberta, não existe um estilo de liderança certo ou errado, não existe uma receita de como tem que fazer conviver como pessoas é estar na beira da incerteza, na realidade de estar preparado para trabalhar com emoções, já dizia nosso saudoso Augusto Cury, Não há aplausos que durem para sempre e nem vaias que sejam eternas, sempre vamos acertar e errar este é o segredo da vida, nos só vamos chegar ao sucesso quando nos mesmo estiver consciência que estamos dando o máximo de nos para nossa equipe e o mesmo para seus líderes, criar a sinergia não é trabalho para aventureiro e nem quem faz as tarefas usando as rotinas, inovar buscar ser diferente é ser notável aos olhos de quem nos avalia constantemente como nosso público, nossos colaboradores e principalmente nossos acionistas, liderar é fazer tudo para outro sem deixar que o outro sinta vontade de parar de buscar aquilo que você quer, seja líder como o espelho, refletindo-nos outros a sua vontade de crescer, amar, dedicar, conquistar e principalmente de ajudar.

 

Referencias Bibliográficas:

 

Marketing público – Philip Kotler, Donald H. Haider Editora McGraw-Hill LTDA São Paulo.

Administração de Carreiras – Joel Souza Dutra Editora Atlas S.A 1996

O poder da inteligência Emocional – Daniel Coleman Richard Boyatzis Annie McKee Editora Campus.

Líder Empreendedor – Dave Ramsey –  Best-Seller - Editora Novas Ideias – Ribeirão Preto SP.

DRUCKER, P. On the profession of Management. Cambridge, Mass. Harvard Business School Press, 1997.

SOUZA, Cézar. Você é do tamanho de seus sonhos, Ed Gente 2003, Rua Pedro soares de Almeida, 114 São Paulo.

MIRANDA, Evaristo E. Corpo Território do sagrado. São Paulo. Edições Loyola, 2007.



[1] Graduação em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Pelas Faculdades UNICEP Ouro Fino, Formação Pedagógica de Docentes, Licenciatura, pelo IF Sul de Minas, Campos Inconfidentes MG, Especialização em Gestão de Pessoas e Liderança, pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. E-mail [email protected]

[2] Treinador em inglês

[3] Acionistas de uma empresa

[4] Cézar Souza Escritor e Consultor Administrativo

[5] Um grupo, Músico.

[6] Retorno, o que foi entendido.

[7] Escritor e Professor.

[8] Empresário, proprietário de uma empresa Alemã.

[9] Treinador em Inglês.

[10] Estar fora, Afastado.

[11] Foi um físico teórico alemão.

[12] Escritor e pesquisador Brasileiro

[13] Rotatividade de Funcionário Demissões

[14] Foco na tarefa de forma apaixonada

[15] Psicólogo

[16] Fundador da Microsoft