LIÇÕES DE UMA ELEIÇÃO!

Professor Me. Ciro José Toaldo

 

Desde criança tive um convívio magnifico com a política, meu saudoso pai muito me ensinou a respeito dela. Mas, vamos crescendo e entre acertos e erros a vida demonstra qual rumo devemos seguir!

Fazer uma análise do pleito do último domingo, nos grandes colégios eleitorais ainda haverá segundo turno, não é tarefa fácil, mesmo não tendo todos os resultados, devemos enaltecer a democracia, pois, nos mais de cinco mil municípios do Brasil, vereadores foram eleitos e um grande percentual de prefeitos; deste modo, este é um bom momento para refletir a respeito desta eleição.

Primeiramente, mesmo com a crença na democracia, ainda em nosso país convivemos com cidadãos inescrupulosos e sem consciência, apenas pensam no seu próprio umbigo, pouco se importam com o coletivo ou com o chamado bem comum. Estas tristes e famigeradas criaturas votam, mas querem algo em ‘troca’. Mesmo sabendo ser ato ilegal e imoral, esta prática alimenta um sistema doentio que tem um câncer chamado ‘corrupção’. Confesso estar cansado de abordar essa temática, pois não adianta escrever de corrupção em cargos eletivos, por exemplo, deputados e senadores de Brasília, quando vemos que na ponta, nos municípios, encontra-se também presente essa forma insana de fazer política, na verdade trata-se da politicagem.

Um segundo elemento, apesar de todos também saber de suas manipulações, diz respeito às pesquisas de opinião de voto, geralmente apresentadas em vésperas de eleição. Este é fator de indignação, pois a maioria dos eleitores não quer perder o seu voto, desta forma deixa de fazer uma análise dos candidatos e de seu comportamento, pois o fundamental é votar naquele primeiro, assim ‘não perde seu voto’. Essa é outra constatação que traz indignação, pois sabemos que estas sortidas pesquisas são manipuladas, sempre em ralação ao que ‘paga’ para ela ser feita.

Um terceiro quesito, também preocupante, mesmo que a justiça eleitoral afirme ser algo seguro, diz respeito às urnas eletrônicas. Cada vez mais ficam dúvidas a respeito do resultado de uma eleição realizada com elas. Para ilustrar, aqui no Mato Grosso do Sul, segundo o Tribunal Eleitoral Regional (TER), ocorreu uma pane no sistema de apuração, onde o resultado final do pleito, em nosso município foi divulgado somente as vinte e duas horas e, ainda com informações que hackers estariam tentando subornar as urnas!

Estes são alguns elementos para reflexão e, entender que nosso processo democrático ainda não é totalmente transparente. Também causa ojeriza é ver candidatos eleitos que fizeram uso destes tipos de subterfugio, fazerem estardalhaços ao comemorar como ‘loucos’ sua vitória, na verdade, muitos tiveram que ‘fazer a compra’ (às vezes bem salgada) para poder comemorar. Atenção: não estou assegurando que todos os eleitos fizeram essa prática, temos bons e verdadeiros políticos que merecem respeito e admiração; entretanto, há milhares de corruptos, em nome do poder, tudo fazem para nele se perpetuar!

O destino do Brasil realmente é uma incógnita, pois velhos, conhecidos e tarimbados politiqueiros continuam e outros estão de volta e irão continuar a desenvolver a forma nefasta de ‘agradar o povo’ para ter poder e dar continuidade a politica da corrupção advinda dos coronéis da velha república. Aliás, às vezes penso que vivemos na república das bananas, onde ‘poder e dinheiro’ continuam sempre falando mais alto.

E, como diz o caboclo: ‘durma com um barulho destes’! Caso tenha ficado um pouco indignado, este é sinal que você não foi corrompido pelo poder. Aos eleitos, sejam vereadores e prefeitos, espera-se que façam a diferença e, quiçá, pensem, não apenas em seus famigerados bolsos, mas também no bem comum.

Até o próximo!