Libertarianismo I: Introdução

Se eu tivesse que utilizar apenas uma palavra para definir o libertarianismo com toda certeza seria ela a palavra respeito. Entender que você é um ser racional, com suas idéias, suas crenças, e com o seu jeito de agir no mundo, que para você suas idéias fazem total sentido, mas para outras pessoas não tem sentido algum. Você teria que explicar para as pessoas, o porquê suas idéias são melhores do que as dela, e vocês teriam também que convencê-la de que você este logicamente certo, porém se ela não concordar você não possui direito algum de mandar nela, o libertarianismo exige um respeito pelas outras pessoas, no final das contas isso é tudo que um libertário pede, o restante nós podemos entrar em filosofia, liberdade, economia, moral, cultura entre outras mais, afinal essas são considerações importantes também, porém as pessoas não entendem isso, pois se elas entendessem a maior parte do problema estaria resolvido... Todas as filosofias políticas que defendem um estado, em última análise defendem a seguinte idéia: "Eu sou o melhor, você é burro, e você deve parar de se preocupar consigo mesmo, e deixar tudo comigo, que eu vou cuidar de você, e você é livre para ser feliz do jeito que eu acho que você deveria ser feliz", e nesse caso o libertarianismo chega e diz, espera aí, se você faz isso com alguém, você quer dizer que de certa forma essa pessoa é inferior? Mas como você sabe?Porque você é o superior, e não o outro cara que diz que você é apenas um idiota? Quem definiu  isso, e melhor, quem tem poder para fazer isso? Se você quer provar isso, fale, comente, debata pacificamente e a mensagem mais importante de todo esse texto: Não invada a vida dos outros que eles não invadirão a sua, principalmente se eles entenderem o conceito de que todos somos seres humanos e temos que dar total respeito uns aos outros.

Libertarianismo II: Porque o estado é um erro?

  A maioria das pessoas considera que, no mínimo, a função do estado é resolver conflitos e defender a lei. O problema é que o estado é a solução errada para o conflito entre pessoas, já que ele necessariamente alimenta os conflitos, e o estado só pode existir criando conflitos.

  A questão vem do fato de que lei é objetiva, isto é, ela não é sujeita a opinião das pessoas, existindo sim certo e errado. Como seres humanos possuem direitos naturais, propriedades naturais de sua existência, características que os definem como tal, a lei não pode contradizer os direitos naturais.

  A lei precisa então seguir os fatos sobre a existência humana, e o fato é que agimos com recursos escassos que usamos para buscar satisfazer as nossas necessidades. Sabe-se que não é possível tomar a propriedade de outra pessoa sem infringir seus direitos, qualquer lei que diga isso está completamente errada, tal como um teto furado, um carro sem rodas ou um remédio que mata.

  Como a legislação que o estado cria, necessariamente cria conflitos via confisco de propriedade (Impostos), sequestro (Alistamento Militar) e outras tantas, o estado é simplesmente uma solução errada para conflitos entre humanos. Obviamente deve-se existir algum mecanismo para a defesa de propriedade e julgamento de agressores, porém, o estado é uma resposta contraditória e inválida, já que propõe que todos devem ser tratados como os governantes quiserem.