LIBERDADE VIGIADA

GERSON CARLOS TIBURCIO

Este artigo foi escrito com uma visão geral da nossa liberdade vigiada em torno dos ambientes em que frequentamos diariamente durante nossos afazeres, seja a trabalho, ou em nossas horas de lazer, onde pessoas de terno e gravata acompanham nossos passos, além do monitoramento eletrônico que visualiza minuciosamente em tempo real todas as nossas ações em tempo real. Palavras chaves: liberdade, monitoramento, vigilância e eletrônico, lazer.

Em tempos modernos o que não falta são câmeras de vigilância de olho em nossos passos. E se isso já não bastasse temos o rastreamento de nossas mensagens através dos IPs da rede mundial de Internet. E para ficar ainda melhor temos as agências de inteligência que monitora o que falamos através do aparelho celular, e tudo o que escrevemos durante as vinte e quatro horas do dia, são minuciosamente averiguadas pelo serviço de inteligência que sabe detalhadamente dos lugares por onde andamos. Mas a liberdade vigiada esquece de averiguar as bagagens da comitiva presidencial que embarcam tranquilamente fardos de cocaína no avião da Força Aérea Brasileira (FAB), em voo internacional. Que vigilância será essa que não vigia quando mais precisa? Essa vigilância pelo visto monitora apenas as mensagens eletrônicas quando alguém fala mal do mal, logo já é bloqueado. Mas por outro lado temos espalhados por aí alguns apresentadores que foram comprados para falar bem do mal, e esses são visto como pessoas do bem. Mas sinceramente quem é do bem, jamais venderá a sua dignidade para enganar a população ao vestir o lobo peçonhento em pele de cordeiro. Quem é honesto não vende a sua honra para enaltecer quem vai lesar ainda mais o povo sofrido. Quem é famoso e pertence a turma do bem jamais irá se vender ao conluio do mal, porque a honestidade não tem preço, mas valor.

O que mais precisa de ser monitorado é o que menos é vigiado, e com isso o tráfico internacional voa até nos aviões da comitiva presidencial brasileira, onde o segundo-sargento da Aeronáutica foi detido na Espanha com 39 kg de cocaína, na terça-feira, 21 de junho de 2019 em Sevilha na Espanha. Dessa vez as câmeras de vigilância, mais uma vez falharam, e com isso o tráfico de drogas internacional aéreo está longe de ser combatido. Se até os próprios militares que deveriam combater essa prática maléfica não estão vigilantes de um para com todos nos voos internacionais, quem será que vai monitorar quem? Enquanto isso mesmo sendo monitorados pelas câmeras de vigilância 24 horas por dia, o tráfico de drogas anda a fluir de norte a sul do pais. Quando o peixe é graúdo, quase nunca será abordado pelas autoridades. É certo que a vigilância existe, mas as punições continuam como sempre. Os lambaris são fisgados e até presos em alguns casos. Mas os tubarões estão andando por aí, livres, leves e soltos. Você conhece alguma sardinha fazendo uso de tornozeleira eletrônica, em prisão domiciliar? Claro que não. Esse dispositivo eletrônico só está sendo usado por peixes graúdos. E os peixes pequenos quando são capturados, logo são colocados em aquários superlotados. A liberdade vigiada existe em todos os setores, tanto na indústria, quanto nos centros comerciais, e nas pequenas, médias e grandes cidades, estamos sendo vistos por olhos eletrônicos que monitoram os nossos passos por onde nos deslocamos diuturnamente. Mas quem precisa mesmo de ser monitorados, estão livres para tirar o pouco que os povos têm vontade de possuir, e ainda não tem, que seria o mínimo necessário para a própria sobrevivência. O interessante é que a liberdade vigiada nem sempre funciona para os grandes larápios. E com isso muita gente de farda aproveita dos descuidos de seus pares, ou mesmo da própria parceria com aqueles que remam no mesmo barco, transformando o lícito no transporte de cargas perigosas a nível internacional. Che Guevara filosofou dizendo que a farda modela o corpo, mas atrofia a mente.

Até a nossa aprendizagem nas salas de aulas é construída através da liberdade vigiada, de alunos para com os professores e vice-versa. A Constituição da República Federativa do Brasil nos garante a manifestação de pensamentos, desde que citamos a fonte de informação, e nos identifiquemos em nossos escritos, porém, quando escrevemos um simples boletim informativo de alerta as pessoas na web, se falamos mal do mal maior para a população brasileira, logo bloqueiam o nosso Tuitter. E tem algo a mais nessa liberdade vigiada. Um tempo atrás escrevi um recado de alerta em que estão comprando apresentadores de televisão para falarem bem do mal que quer a todo custo usurpar a Previdência Social dos brasileiros, para que os mesmos comprem suas previdências dos banqueiros privados para enriquecê-los ainda mais. E logo em seguida recebi via e-mail um recado que bloquearam o meu Tuitter para averiguação devido eu ter infringido as regras do jogo. Mas se podemos nos expressarmos desde que nos identifiquemos, eu me identifiquei mas escrevi que estão comprando os mais requintados apresentadores de televisão sem caráter para falarem bem do mal. Será que alertar o povo sobre o mal que está por vir é mais perigoso do que a usurpação dos direitos da população? Pelo visto a liberdade vigiada é bem mais perigosa do que se possa imaginar. É gente que se preocupa com os passos alheios, distorcendo as informações para sacrificar a vida de milhares de pessoas, simplesmente para entregar os bens públicos aos banqueiros e empresários internacionais. As câmeras de vigilância são importantes para ajudarem na preservação da ordem social, mas quando o assunto é de grande relevância na apuração de alguma distorção de gente graúda, ou graduada, quase sempre essas gravações são deletadas, e tudo não passa de um grande sonho frustrado.

Esse monitoramento é muito importante para a vigilância dos trabalhadores nas obras sociais, que na maioria das vezes são intimidados porque praticam o bem. Aquelas pessoas que pensam em ajudar a quem mais precisa, onde quase sempre tem alguém que apoia o mal infiltrado em meio as reuniões com a finalidade de distorcer o teor das reuniões, prejudicando, portanto, a ajuda, e o bem-estar social de quem mais precisa. Quem pensa em ajudar o próximo é sempre muito bem vigiado, principalmente pela turma que vivem às custas da exploração dos mais fracos. A partir do final do século XX, tornou se comum a liberdade vigiada em nos grandes centros urbanos, mas agora em pleno século XXI estamos sendo acompanhados mesmo é via satélite pelos quatro cantos do Planeta Terra. Antes diziam que o olho eletrônico seria para o monitoramento dos grandes centros comerciais para ajudar na vigilância, e na manutenção da ordem pública. Hoje sabemos que a nossa liberdade anda vigiada em todos os lugares por onde passamos, e que apesar de se ter notícias instantaneamente de todos os lugares, nem todas as falcatruas que envolve gente graúda são desvendadas. É como se fosse num passe de mágica em que todas as imagens desaparecem, ou quando não é possível apaga-las a perícia não consegue visualizá-las corretamente, e o crime da mala com meio milhão de reais torna-se impune. As câmeras de segurança tanto ajudam para desvendar muitos mistérios, como desvirtua os sentidos das ações periciais quando suas imagens são distorcidas. Nos bairros das periferias onde residem as camadas mais pobres da população, essa vigilância muitas vezes quando capturam os jovens infratores, a pena é mais dura como sempre. Os jovens nos bailes fank (pancadao), muitas vezes são reprimidos com violência pala Policia Militar (PM), por estarem perturbando a ordem pública no espaço público. Se não existe mais espaço público devido as inúmeras privatizações, onde será que essa juventude pobre da periferia poderá se divertir além da praça pública? A liberdade está a cada dia mais vigiada, mas ninguém aponta uma solução para esse desafio que é a falta de espaço público para a população ao menos se divertir.

Trocam se os governantes, mas nenhuma solução para essa falta de área de lazer e diversão para essa população. Privam-se a liberdade de ir e vir desse povo sofrido do nosso grandioso Brasil, mas ninguém fala em construir área de lazer para essa juventude que cresce desordenadamente pelos quatro cantos do Brasil. E você está desfrutando das áreas de lazer aí na sua região? É certo que a liberdade de todos nós anda vigiada, mas onde está a nossa área de lazer? Apenas vigiar sem encontrar uma solução para os problemas sociais não resolve em nada. Enquanto as câmeras de vigilância monitoram, mas não agem, as drogas estão fazendo voos internacionais, e até em aviões da FAB em meio a comitiva presidencial. E você vai continuar acreditando que as leis que punem a Chico é a mesma que encarcera o Nico? Você ainda vai preferir comprar um plano de saúde privada, ou lutar pela melhoria da saúde pública em todo o Brasil? A luta organizada, mesmo que monitorada pelo olhar eletrônico é quem vai trazer mudanças para todos nós. Que tal nos organizarmos, e lutarmos juntos pela Saúde Pública melhorada? É possível todos os postos de saúde funcionarem 24 horas por dia se lutarmos unidos pela contratação de mais médicos, e funcionários. Se você também se organizar, mesmo sendo monitorado por sentinelas, e olhos eletrônicos. Porque todo aquele ajuda também faz.