LUCAS 15.10 à 24: Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. E disse: Um certo homem tinha dois filhos. E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente. E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos. E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada. E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores.E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou. E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho.Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés, e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos, porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.

O pai, mesmo sabendo que o filho iria se arrepender e que voltaria, CONCEDEU a parte que cabia no que lhe pedia, consentiu em dar LIBERDADE quanto a escolha que o se propunha em viver. Obtendo, foi,jogou tudo quanto o paihavia conseguido por sofrimentos, fora, quando nada mais tinha, comendolavagem de porcos, percebeu que as bolotas lhe faziam mal. Caindo em si, propôs consigo mesmo : VOLTAREI ao meu pai. Daí o pai recebe-lo de braços abertos.

Assim é como filho quevolta à Deus. O filho volta quebrado, marcado pela vida, mas se humilhado estiver, há festa nos céus pelo seu regresso. Isto é totalliberdade e total soberania, coisas de atributos celestiais aos que quiserem se humilhar perante Deus. Toda criatura precisa de Deus, mesmo que não o tenha por Senhor.

Romanos 3.21 à 25: Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que crêem; porque não há distinção,pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos.

Justificados pela Graça. Adotados por Misericórdia. Aceitos pela crença. Perdoados por fé. Justificados pelo Sangue. No mérito da tolerância de Deus, alcançados pelo seu AMOR à toda a humanidade, dentre a qual nós desgraçados pecadores fomos os principais. Agora, num processo crescente de regeneração, desejosos pela redenção eterna na salvação da alma por Cristo Jesus o Nosso Senhor.

Romanos 8.20 à 25: 20Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou,na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora.E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Ainda dentro da misericórdia de Deus, devemos ter em mente que Ele dá liberdade, mas que nos recomenda de retrocedermos, sua alma não tem prazer nisto.

E que se tornamos a edificar o que derrubamos, tornamo-nos transgressores de nós mesmos.

Quem pois nos separará deste amor? Casonão O tenhamos por Senhor e Deus, nós mesmos, na nossa vã maneira de viver, poderemos perder da Graça e caminhar segundo as nossas transgressões, que poderão nos levar à nossa condenação.

Deus dá liberdade a todos os homens, mas na sua Justa Justiça não deseja que nenhuma alma se perca.

Então, na sua soberania,não intervêm mas nos diz em sua Palavra assim: 2ª Pedro 3. 14: Por isso, amados, visto que estais esperando estas coisas, procurai diligentemente que por ele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz,e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como o nosso amado irmão Paulo vos escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada;como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando disto, nas quais há algumas coisas difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as demais Escrituras, para a sua perdição.Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, acautelai-vos, para que não suceda que, levados pelo erro dos insubordinados, caiais da vossa firmeza,mas crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória tanto agora como até o dia da eternidade.

Deus não excluir ninguém dentro da sua vontade "Que é que ninguém se perca, mas que todos venham se arrepender para que possam ser salvos"; mas os homens amantes de si mesmos e das coisas do mundo, excluem Deus de suas vidas.

A incapacidade do homem natural de reconhecer a Deus como Senhor, afasta o próprio homem da salvação. A tendência humana caída é para a morte, pois a carne inclina para a morte, afinal ela será enterrada por aqui mesmo, enquanto o Espírito a tudo vivifica. Se a misericórdia de Deus não abrir o entendimento, procurando levar o homem ao Seu Filho, o homem por si só, não o fará. Eis aí a ação do Espírito Santo em convencer o homem em seu pecado, procurando afasta-lo da Justiça de Deus, da qual Ele tem conhecimento e quer convencer a toda criatura que não rejeitem a Deus e a sua Salvação.

Valdir Carvalho – 28.10.2008 – Cascavel - Pr