INTRODUÇÃO

Os moluscos apresentam um importante papel nos ambientes costeiros, promovendo uma grande variedade de funções, onde podemos destacar a sua importância ecológica e socioeconômica, servindo também como fonte de alimento, emprego e renda para comunidades tradicionais de pescadores.  

A estrutura populacional desses animais persiste por longos períodos e interagem com vários processos ecológicos. Desta forma, um declínio das populações dos moluscos pode gerar um efeito catastrófico na estrutura e no funcionamento de todo o ecossistema de uma determinada região, logo, o conhecimento desses indivíduos no litoral do estado do Rio Grande do Norte tornam-se relevantes, pois, ao conhecer o patrimônio faunístico desse local é possível estabelecer estratégias e condutas de manejo para assegurar a prevenção ecológica dos ecossistemas dessa região, de maneira que as identificações desses animais permitam a sua restauração em casos de prováveis ocorrências de catástrofes ambientais no litoral potiguar.

 Visando isto, esse trabalho teve como objetivo realizar um levantamento qualitativo das espécies de moluscos ocorrentes no litoral de Natal-RN.

METODOLOGIA

 A pesquisa foi realizada no período de março à junho de 2013 na Praia do Forte, Praia do Meio, Praia dos Artistas e se expandiu para Ponta Negra  Estado do Rio Grande do norte. O mapeamento das espécies foi realizado durante as visitas técnicas nessas localidades, onde foram feitas 6 coletas em cada uma das praias durante períodos de maré baixa, onde em todos os momentos a maré esteve contida.

 Durante as coletas foram utilizados materiais como frascos, pinças para apreensão de alguns moluscos, e registros fotográficos foram feitos para as espécies com menor ocorrência na área. A triagem e identificação das espécies coletadas foram realizadas no laboratório multidisciplinar I do Centro Universitário FACEX, onde estes foram identificados em suas categorias taxonômicas com auxilio de literaturas especializadas na área ((AMARAL et al. 2006; BRUSCA e BRUSCA, 1990, MULLER e LANA, 2004; MATTHEWS-CASCON e LOTUFO, 2013). Logo após as espécies e espécimes foram colocadas em um frasco com álcool a 70% para a sua conservação e foram etiquetados com as seguintes informações: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família e quando possível foram identificados até o nível de Gênero e Espécie.

RESULTADOS

Durante a pesquisa foram registrados 306 espécimes, 14 gêneros e 45 espécies, onde as mais abundantes foram: Tivela mactroides, Tegula viridula, Cerithium atratum,.Lottia subrugosa (d´Orbigny, 1846); Eulithidium affine (C. B. Adams, 1850); Fissurella clenchi (Farfante, 1943), Hipponix incurvus (Gmelin, 1791), Thais rustica (Lamarck, 1822), Thais haemastoma (Linnaeus, 1767); Costoanachis sertulariarum (Orbigny, 1841), Anachis lyrata (Sowerby, 1832), Spirula spirula (Linnaeus, 1758) Anadara ovalis(Bruguière, 1789),  Divaricella quadrisulcata (d´Orbigny, 1842), Lucina pectinata (Gmelin, 1791), muricatum (Linnaeus,1758), Donax hanleyanus (Philippi, 1842), Tivela ventricosa (Born, 1778).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No final da pesquisa, foi possível constar que a costa do litoral norte-rio-grandense possui uma grandiosa variedade de moluscos com conchas, importantes para o meio ambiente, sendo que a Praia do Meio e a Praia dos artistas apresentam uma maior riqueza de biodiversidade desses moluscos. 

REFERÊNCIAS

AMARAL, A. C. Z.; RIZZO, A. E.; ARRUDA, E. P. Manual de identificação dos invertebrados marinhos da região sudeste-sul do Brasil. EdUSP, 2006. 

BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrates. Sunderland, MA: Sinauer Associates, 1990.

MATTHEWS-CASCON, H. LOTUFO, T. M. C. Biota marinha da costa oeste do Ceará. MMA- Série Biodiversidade, v. 24, Brasília, 2006.  Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/chm/_arquivos/24_02_RostoFINAL.pdf>. Acessado no dia 29/05/2013.

MULLER, A.CC.P.; LANA, P.C. Manual de Identificação de Moluscos Bivalves da Família dos Teredinídeos Encontrados no Litoral Brasileiro. Editora UFPR, Paraná, 2004. 246 p.