RESUMO

No estudo apresentado a temática da pesquisa foi sobre a atuação do profissional de educação física na prevenção de lesões em atletas de futebol, sendo que a problemática buscou averiguar de que maneira o profissional de educação física pode intervirnas incidências de lesões em atletas de futebol. Além de conhecer as principais lesões que ocorrem com atletas de futebol, identificar as causas dessaslesões e demonstrar como prevenir as lesões nesses atletas, tendo como hipótese que o profissional de educação física pode intervir melhorando o condicionamento dos atletas e os preparando de forma adequada para que fiquem mais resistentes a lesões. Para responder a indagação proposta e alcançar os objetivos desse estudo foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica. Após a avaliação, estudos dos autores e averiguação das propostas pode ser constatado que o profissional de educação física é responsável por cuidar da condição física dos atletas e prepara-los para suportar as cargas de treinos e jogos durante a temporada, ele pode intervir na forma de preparação desses atletas, fazendo um diagnóstico no início da temporada e preparando um programa de treino de acordo com as necessidades individuais e coletivas dos mesmos. As principais lesões que ocorrem com atletas de futebol atingem os membros inferiores, sendo elas, estiramentos musculares, entorses e contusões. As lesões são causadas por diversos fatores, que são divididos em intrínsecos e extrínsecos. O meio de prevenção de lesões mais eficaz é o treinamento, dentre eles se destacam o de força, flexibilidade e proprioceptivo. Assim o estudo sobre a temática em questão pode se colocar que os objetivos foram atingidos e alerta os atletas, técnicos e profissionais de educação física que a preparação inadequada deixa os atletas vulneráveis a incidências de lesões.

Palavras chave:Lesões. Futebol. Profissional de educação física.

INTRODUÇÃO

O termo esporte teve sua origem no século XIV, utilizado para denominar atividades físicas praticadas por marinheiros em seus momentos de lazer. Desde essas atividades o esporte foi se desenvolvendo ao longo dos tempos, sendo especificadas modalidades, criadas regras, passando a ser organizado por confederações e sendo disseminado por todo o mundo. Na atualidade a modalidade mais popular praticada no mundo é o futebol, que teve as primeiras praticas conhecidas na China, onde se era jogado com 8 jogadores em um campo quadrado onde a bola tinha que ser conduzida com os pés e sem deixa-la cair no chão. A partir dessa época esse esporte foi se desenvolvendo, até que em 1863 foram criadas pela football association14 regras oficiais para que fosse possível ser praticado da mesma forma em toda a Inglaterra. O Futebol foi apresentado ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, onde o esporte foi adotado e se tornou o mais praticado do país.(UZUNIAN et al, 2013).

O futebol sendo um esporte teve a Inglaterra como sendo a primeira, uma potência mundial que era economicamente influente para a América do século XIX. O Brasil que tinha acabado de sair das “asas” de Portugal sente-se obrigado a manter relações econômicas com a Inglaterra. No final do século XIX a prática do futebol no Brasil entra na dinâmica do sistema social, e com isso, as consequências sócias vieram, como o típico comportamento europeu. Sendo assim, muitas pessoas da elite brasileira começaram a mandar seus filhos para a Inglaterra para estudarem mais para o futebol. Desde então, começaram a surgir os diversos clubes que existem hoje. (SILVA, 2011).

De acordo com Sousa et al (2013) O futebol atualmente é o esporte mais popular do mundo, devido a essa grande disseminação desse esporte pelo mundo foi aumentando juntamente com a sua prática, a qualidade, a velocidade dos atletas e as demais exigências necessárias para a pratica do mesmo. Com isso foi necessário que os atletas se adaptassem as essas mudanças, precisando conseguir um melhor condicionamento físico. A partir dessa necessidade foram surgindo métodos de treinamentos para que os jogadores conseguissem um melhor desempenho durante os jogos.

            Segundo Soares e Rabelo (2013) O futebol é um esporte que exige do seu atleta praticante diversas capacidades, dentre elas foram destacadas: Competência técnica, compreensão táctica de jogo, atitude mental centrada no rendimento e condição física. Essa modalidade exige muito da condição física dos atletas, por esse motivo é necessário que os mesmos tenham um treinamento específico e bem planejado para que possam atuar bem condicionados e recuperados, nessa parte que se encontra a grande responsabilidade do preparador físico, que é o responsável por deixar os atletas nas melhores condições físicas possíveis para realizarem as partidas.

Treinamento e condicionamento são muito importantes no jogo moderno, pois, o futebol está se tornando uma das modalidades mais desgastantes atualmente no mundo dos esportes, devido ao tamanho do campo utilizado, a intensidade de cada jogo, e curto intervalo entre cada partida. (LIMA, 2011).

Segundo Rosa (2010) no futebol o intervalo entre duas partidas é muito curto, com isso, o treinamento utilizado na preparação física dos jogadores não deve ser muito intenso, para não haver queda no rendimento dos mesmos. Durante um microciclo competitivo, os procedimentos regenerativos tornam-se tão importantes quanto as cargas de treinamento.

O futebol é um esporte de grande exigência física, e como consequência está muito propício a ocorrência de lesões entre os praticantes, sendo um problema no esporte profissional, pois afasta o atleta dos jogos e treinamento, trazendo prejuízos ao clube, e durante a prática não profissional pode afastar o indivíduo das suas atividades diárias.(SANTANA, 2011).

Segundo Santos (2010) as lesões em atletas de futebol são acidentes de trabalho que ocasionam dor e limitam a sua prática do esporte durante um período determinado de tempo, podendo elas serem traumáticas devido ao contato físico existente nesse esporte ou por sobrecarga, causada pelo excesso de esforço físico nos treinamentos e jogos.

Santana (2011) mostra que as características desse esporte facilitam e aumentam os riscos de lesões devido as grandes exigências físicas para realizar essa atividade. Os atletas realizam movimentos de arrancadas, ações de impulsão, velocidade, força e resistência muscular, além das características desse esporte que envolve grande contato físico, movimentos curtos, rápidos e não contínuos. Todos esses aspectos têm grande contribuição para as incidências de lesões.

“A incidência de lesões varia de 10 a 35 por cada 1000 horas de jogo, acreditando-se que um jogador pratica em média 100 horas de jogo por ano, estimando-se que cada atleta tenha pelo menos uma lesão por ano.” (COHEN e ABDALLA, 2003) apud (SANTOS, 2010.p1.).

Rodrigues et al (2015) Afirma que devido as características do futebol a incidência de lesões é constante, com estimativas de 17 a 24 lesões a cada 1000 horas de jogo, podendo essas lesões ocorrerem no treino ou no jogo, sendo que em competições esse índice é maior de 4 a 6 vezes.

De acordo com Santana (2011) o futebol tem características que favorece a ocorrência de lesões, devido as exigências físicas necessárias, para que sejam minimizados esses índices é necessário que haja uma preparação bem estruturada feita por um preparador físico afim de condicionar os atletas, preparando-os para suportarem o desgaste físico exigido durante a temporada. Uma das dificuldades encontradas por esses preparadores é a falta de tempo de recuperação que os atletas têm, devido ao grande número de jogos, deixando os mais propícios a um mal condicionamento e provavelmente a sofrer com lesões.

Para Santos (2010) o calendário da temporada é um dos fatores que contribuem para a incidência de lesões em atletas, devido à popularidade e os grandes lucros que o futebol vem trazendo aos clubes, os proprietários e dirigentes querem cada vez mais participar do maior número de competições possível, isso faz com que o tempo de preparação disponível para o preparador trabalhar com os atletas fique muito curto, dificultando o condicionamento adequado, fazendo com que atletas entrem em competições sem estar preparado fisicamente.

Santos (2010.p1.) afirma que “o profissional responsável pela preparação física dos atletas deve saber montar os treinos conforme os calendários e sugerir ao técnico da equipe a quantidade de carga de jogos e treinamento para os respectivos atletas.”

As lesões estão constantemente presentes na vida de um atleta, mesmo quando não está lesionado ele vive sempre ameaçado pelos riscos de lesões que existe na pratica do futebol, esse esporte apesar de ser considerado simples, é o maior causador de lesões desportivas, mas não por ser um desporto violento, mas por causa da sua popularidade mundial, quanto maior o número de praticantes, maior será o número de lesionados. (OLIVEIRA, 2016).

Diante do que foi exposto anteriormente sobre o futebol e a relação com a ocorrência de lesões em atletas, esse estudo busca com base em levantamentos bibliográficos responder a seguinte problemática: De que maneira o profissional de educação física pode intervir nas incidências de lesões em atletas de futebol? E tendo como objetivo geral: identificar o trabalho do profissional de educação física para diminuir as incidências de lesões em atletas de futebol. E a seguir, como objetivos específicos: Conhecer as principais lesões que ocorrem com atletas de futebol; identificar o que causam as lesões em atletas de futebol e demonstrar como prevenir as lesões nesses atletas.

Esse projeto buscou estudar as mais diversas incidências de lesões em atletas de futebol, encontradas nos mais atualizados estudos sobre lesões no futebol, para que se possa encontrar uma forma de diminuir esse índice de incidências através de uma preparação específica e reabilitar os atletas que sofreram com lesões durante os jogos.

Essa pesquisa se justifica por ser um estudo bibliográfico que poderá contribuir para que estudantes de educação física, técnicos e preparadores físicos tenham um maior conhecimento sobre a incidência de lesões, suas causas a melhor forma de aplicar treinamentos específicos para prevenir e reabilitar atletas de lesões.

Então, como relevância social esse estudo poderá abrir caminho para a sociedade em geral, incluindo principalmente os envolvidos nesse meio, como estudantes, técnicos, preparadores físicos e atletas, proporcionando que tenham um maior conhecimento sobre o risco de incidência de lesões que está suscetível a ocorrer durante a pratica profissional do futebol.

Referente a relevância cientifica, esse estudo poderá fornecer dados sistematizados sobre a incidência de lesões em atletas de futebol, abrindo caminho para pesquisas mais aprofundadas nessa área que há muito tempo vem sendo um grande problema para atletas, clubes, técnicos e preparadores físicos.

Tendo como hipótese que as incidências de lesões podem estar relacionadas a uma preparação física inadequada e má formulada, portanto o profissional de educação física pode intervir melhorando o condicionamento dos atletas e os preparando de forma adequada para ficarem mais resistentes a lesões.