HELIO DOS SANTOS JÚNIOR

HURIEL IVES DE LIMA FERREIRA

PEDRO HENRIQUE MOURÃO DA SILVA

RHUAN MOREIRA DE OLIVEIRA SOUSA

 

LESÕES CAUSADAS NA PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO


Itumbiara


2016


HELIO DOS SANTOS JÚNIOR

HURIEL IVES DE LIMA FERREIRA

PEDRO HENRIQUE MOURÃO DA SILVA

RHUAN MOREIRA DE OLIVEIRA SOUSA

 

 

LESÕES CAUSADAS NA PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO

 


 

 

Projeto de Pesquisa apresentado dentro do Curso de Educação Física, do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara, Goiás, com a finalidade de obtenção de pontuação.

Professores Orientadores: Ivan Magno Nazar.

                                          Marcello Pasenike Rocha

 

 


 

Itumbiara

2016


  1. INTRODUÇÃO

 

Este projeto de pesquisa pretende estudar de maneira bibliográfica a respeito da intervenção do profissional em Educação física para evitar lesões na prática da musculação, e como intervir em situações de primeiros socorros.

Mediante a grande procura de prática de atividades físicas em academias, vem junto o grande índice de lesões acometida na pratica da mesma, quais são os fatores que influenciam no alto índice de lesões na prática de musculação? Primeiramente o fator que mais contribui para esse agrave, é a orientação, ou as vezes a falta dela, portanto o Profissional de Educação Física, tem que estar bem preparado, e atento as individualidades biológicas, e fisiológicas de cada indivíduo.

Portanto, o objetivo geral desse trabalho é analisar a importância do Profissional de Educação Física, para intervir no âmbito da prática de musculação, no aspecto de possíveis lesões, os benefícios da prática da atividade física, e por influência da formação e estar envolvido ao meio da nutrição, o profissional devera informa e ou indicar para seus alunos/clientes a buscar profissionais qualificados, como nutricionistas e médicos, para que o indivíduo venha a conquistar seus objetivos de forma correta e saudável.

Tendo como objetivos específicos reconhecer quais exercícios com maior índice de lesões; Identificar quais os aparelhos; Em quais partes do corpo mais são acometidas; Esclarecer as valências da avaliação física; e analisar e encontrar formas e procedências, em que o Profissional de Educação Física possa intervir de forma consciente e segura, propiciando ao indivíduo uma pratica de atividade física saudável.

Assim, como justificativa acadêmica este estudo poderá obter novos caminhos para pesquisa, e como justificativa social, este trabalho poderá fornecer dados sistematizados aos acadêmicos do curso de educação física sobre o tema em questão, em que este estudo dará um embasamento maior sobre o tema de Lesões Causadas na Prática de musculação. Pois quando graduados em Educação física podemos ter um embasamento maior e melhor conhecimento para aplicar exercícios corretos para indivíduos que praticam musculação e assim conhecer toda a conduta e a forma mais adequada para a prevenção e melhor beneficio do mesmo.

 

REFERÊNCIA TEORICO

  1. O QUE É MUSCULAÇÃO:

Musculação atualmente vem sendo atribuído a grande importância para manutenção da saúde quanto para o aprimoramento do desempenho de atletas, o aumento da massa muscular e reabilitação. É uma atividade física versátil geralmente com a utilização de pesos nos treinos. Além disso, atletas de inúmeras modalidades utilizam a musculação para o preparo físico especifico em seus esportes. As academias devem da um bom suporte aos usuários em relação aos exercícios e pesos específicos para sua idade, condição física e objetivos desejados com o treinamento.

A musculação traz vários benefícios como aumento da massa muscular, redução da gordura corporal, aumento da densidade óssea, melhora a circulação e pode diminuir a pressão arterial.

  1. POSSÍVEIS LESÕES

Segundo Santarem (2012), possíveis lesões que podem ocasionar na musculação normalmente são de baixa gravidade e apresentam número de casos baixos. Diversos são os fatores de riscos para estas lesões por conta de técnica inadequada na realização de exercícios, uso de anabolizantes, treinamento excessivo e sobrecarga são as causa mais possíveis de lesão.

De acordo com Silva (2010), acometimento de lesões em academia é relacionado à imprudência do praticante de musculação em não seguir as orientações da prescrição estabelecida pelo professor de educação física, alternância de cargas não estabelecidas, treinamento em excesso e até mesmo vestimenta inadequada.

Segundo as pesquisas de Silva, as lesões em academias em praticantes do sexo masculino estão vinculadas ao aumento excessivo de cargas ultrapassando o nível de sua capacidade e apresentam o maior índice de gravidade. Já as lesões em academias em praticantes do sexo feminino estão ligadas a ausência de aquecimento, não desenvolvimento de algumas partes do corpo e execução inadequada do exercício. Silva ainda nos mostra alguns dados interessantes, segundo suas pesquisas cerca de 70% dos alunos tem algum tipo de lesão, sendo mais acometido no sexo masculino. Os locais de lesões mais frequentes nos alunos da academia são articulações de ombro, coluna lombar, articulação do joelho e panturrilha. Já Gomes (2013), relata em suas pesquisas que os tipos de lesões mais acometidos em praticantes de musculação são lesões de ombro, joelho e tornozelo.

De acordo com as pesquisas de Wagner (2013), a região do ombro é mais afetada por lesões causadas na pratica de musculação e reforça que a predominância é no sexo masculino relacionado à carga excessiva. Ressalta ainda que a maior parte do acometimento de lesões e do lado direito do aluno.

Santarem (2012), As articulações do joelho, ombro e coluna são as mais acometidas entre estes praticantes. A distensão muscular ocorre quando um músculo que o tendão se prende ao osso é submetido a um esforço que rompe algumas ou muitas fibras musculares e os vasos sanguíneos que os irrigam, dando origem a um hematoma acompanhado de inflamação. A fratura pode ocorrer e a interrupção na continuidade de um osso pode ser causada por quedas, impactos fortes ou movimentos involuntários.

  1. Exercícios e aparelhos com mais índice de lesões;

             Gentil (2006), Na musculação, é indispensável a orientação profissional para não sobrecarregar a região da perna com cargas muito elevadas. Não tenha pressa para ganhar músculos, pois a sobrecarga causa o envelhecimento das articulações. Movimentos errados, postura inadequada e falta de intervalos durante as séries pode causar diversos problemas no joelho. Os mais comuns são desgaste da cartilagem, dos meniscos, lesões nos tendões e ligamentos, e aparelhos mais propensos a acometer lesões além da falta de conhecimento do indivíduo, são legPress, Cadeira/Mesa extensora, e agachamento livre, pois são práticas que facilitam o excesso de carga.
Segundo a pesquisa de Campos, Moreira e Souza (2015), Exercícios de agachamento com as duas pernas podem forçar o ligamento, os meniscos e os tendões e a pessoa pode desenvolver tendinopatia, uma inflamação nos tendões, degeneração na cartilagem e nos meniscos. Já a cadeira extensora pode pressionar a cartilagem e também influenciar no processo de degeneração.
              Ainda de acordo com o autor supracitado, Carga muito pesada pode até provocar um corte no menisco, geralmente nos exercícios com agachamento de uma perna e depois a outra. Muitas vezes, há uma falha muscular durante a atividade e o peso vai todo para a região articular, sobrecarregando os ligamentos que esticam demais e se rompem. Os flexores de joelho, que são exercícios para glúteos e músculos atrás das coxas, podem prejudicar os tendões ou inflamar a região posterior do joelho. Essa inflamação é provocada pelo líquido sinovial, que tem a função de lubrificar a região.

            De acordo com Brandão e Nascimento (2015), outro problema que pode atingir o joelho é a artrose, que tem início com uma lesão chamada condromalácia patelar, que afeta a cartilagem entre a patela e o fêmur. É o início do desgaste da cartilagem. Essa patologia pode acontecer após exercícios feitos de forma inadequada, deficiência congênita e sobrecarga, mas também tem um fator genético - algumas pessoas nascem com a cartilagem mole, por exemplo. A condromalácia provoca dor, inchaço e limitações de movimentos. Esse desgaste da cartilagem é o maior problema que o sobrepeso pode causar ao joelho e, depois da condromalácia, pode avançar para a artrose, se não houver mudanças de hábito. Para proteger os joelhos, é importante fortalecer os músculos das pernas, do quadril, do abdômen e da lombar. 


  1. RISCOS OFERECIDOS DENTRO DA ACADEMIA E POSTURA INADEQUADA

 

Gentil (2006), A estrutura física da Academia de Musculação está ligada a segurança dos alunos/clientes durante o treinamento físico. Por esta razão, vários fatores como espaço físico apropriado, a quantidade e o tipo de máquinas necessárias, o número de instrutores necessários para atender aos clientes, entre outros fatores, são fundamentais.

Ainda segundo o autor supracitado, na academia é necessário ter uma planta do local para que os alunos possa ter melhor localização de cada aparelho, incluindo saída de emergência e a entrada, mostrar as áreas de maior fluxo de pessoas, o comprimento e a forma de circulação, planejar a localização de supervisão dos profissionais oferecendo uma visualização de toda a sala, proporcionando uma melhor e eficiente dos alunos durante pratica do treinamento.

Santarém (2012), afirma que todos os aparelhos podem apresentar algum tipo de risco e os exercícios que requerem ajuda deve estar com um espaço elevado das janelas, e longe dos espelhos. Os equipamentos para atividades deve estar em locais que possam ser rapidamente supervisionados , para garantir a segurança e executar a técnica correta do exercício.

                 Ferreira (2016), É muito comum observar que a maioria os exercícios são praticados, com uma grande intensidade, aumento da freqüência cardíaca, a duração e carga que pode vir a ocasionar lesões musculares, pelo excesso da atividade, todos os tipos de aparelhos pode ocasionar riscos , mais para que não venha a ter riscos , deve ter o acompanhamento de um profissional de educação física ,proporcionando um bom treinamento sem risco e lesões.

                  Ainda sobre o autor supracitado, Os profissionais devem assegurar que os clientes saibam dos riscos de pode vir a acontecer como as lesões. O responsável pela academia deve assegurar também que a equipe de profissionais é conhecedora dos riscos dos exercícios que prescrevem, além de outros riscos, tais como: ocasionar alguma doenças ou infecções por causa das condições de limpeza dos aparelhos, lesionar devido a imprópria manutenção da sala e dos equipamentos, ter ação legal dos profissionais devido a falta de prevenção, vir a ter lesões por má prescrição ou mal acompanhamento do profissional, e também nao ter o risco de sofrer lesão durante o deslocamento dentro da sala de musculação .

De acordo com Ferreira (2016), a má postura, pode ocorrer devido a falta de informação do aluno/cliente, e/ou por sua própria ignorância ou resistência em não compreender as orientações do instrutor disponível na sala de musculação, e pode vem causar hérnias de discos, luxações, distensão muscular, lesões articulares, e entre outras lesões que podem impossibilitar o praticante de continuar suas atividades normalmente devido ao ocorrido.

Santarém (2012), Então qual é a Postura correta para pode abranger se não em todos ou quase todos os aparelhos são: manter a coluna ereta; manter o abdômen contraído; independente da posição sentado; em pé; deitado; em quatro apoios do exercício físico.                 

Segundo a pesquisa de Campos, Moreira e Souza (2015), A postura vem a ter um ângulo de movimento adequado, evitar hiperextensão, hiperflexões das articulações, se deve ter cuidados da exigência do movimento. Movimentar o corpo apenas não é sinônimo de boa postura, em qualquer tipo de movimento diário, pode gerar uma lesão indesejada, deve respeitar as amplitudes normais das articulações, e assim ira preservar as lesões dos praticantes desta modalidade, evitando suspensão dos exercícios e futuras limitações articulares. [...]