I- Características


As Lentes de Contacto tem distância considerada nula no olho e produzem um efeito correctivo ( na hipermetropia deve haver um aumento da graduação e na miopia uma redução a partir de 5,00 graus), da imagem retiniana ficando com tamanho real. O míope com presbiopia ( vista cansada ) deve usar correcção para perto quando usa lentes de contacto.


O material das lentes é geralmente isento de toxicidade, não causa alergia, apresenta boa permeabilidade ( observa-se aqui também o desenho e a espessura da lente) aos gases ( oxigénio) e tem uma textura que evita a sensação de corpo estranho. Absorve a água, possibilitando também o uso prolongado ( para dormir ) e não deforma com o uso. E tem a capacidade de interagir com os componentes da lágrima e das soluções de conservação e limpeza. Existem várias tipos de material.


O material da lentes hidrofílicas ( gelatinosas ) tem alto teor de absorção ( usadas para dormir ) e as de menor teor ( uso diário ). O material das lentes duras ( semi rígidas ) ou gás -permeáveis permite também o transporte de oxigénio até a córnea.


II- Uma Boa Adaptação


1- É aquela que possibilita uma maior Acuidade Visual possível, mantendo o equilíbrio do metabolismo corneano e e assegurando um bom conforto.


2- Vários factores devem ser observados: dinâmicos (verificar frequência das piscadas entre 13 a 15 vezes/minuto e o deslocamento das lentes ), fisiológicos e anatómicos ( para manter íntegra as estruturas do filme lacrimal e das camadas da córnea e seus parâmetros). 80% do oxigénio atmosférico é absorvido pelo epitélio corneano.


3- Uma lente bem adaptada proporciona uma boa cobertura corneal, com mobilidade e estabilidade, conforto e boa acuidade visual.


Existem três tipos básicos de LC : as HIDROFÍLICAS ( gelatinosas podem ser: descartáveis, uso prolongado, hidrotóricas ) , as RÍGIDAS e as SEMI RÍGIDAS ( de gás permeáveis ).

 

Os principais distúrbios de Refracção podem ser corrigidos por Lentes de Contacto:


1-MIOPIA E HIPERMETROPIA - sem astigmatismo : Pode-se usar as GELATINOSAS : de uso diário ou para dormir, Descartáveis e Coloridas. -DURAS , SILICONADAS ou GÁS PERMEÁVEIS ( semi rígidas ).


2- MIOPIA e HIPERMETROPIA - com ASTIGMATISMO : Pode- se usar :


GELATINOSAS ( Hidrotóricas ) : de uso diário ou para dormir. Descartáveis ( e também as especiais).


3- PRESBIOPIA - VISTA CANSADA : Pode-se usar GELATINOSAS de uso diário (multifocais e bifocais ) e descartáveis de uso diário e para dormir.


INDICAÇÕES:


1- ABSOLUTAS: Miopia e Hipermetropias Altas, Astigmatismo Irregular.Albinismo ( ausência de pigmentos na iris), Aniridia ( ausência de iris ), Anisometropia ( diferença de mais 3 graus entre os olhos ) e Ceratocone ( astigmatismo irregular).


2- RELATIVAS : Miopia e Hipermetropia baixas, Astigmatismo regular,Presbiopia, Leucomas ( manchas brancas na córnea ) e as de uso cosmético.


Problemas com as LC ou com os produtos para seus cuidados, podem resultar em sérios danos ao olho. É essencial seguir as orientações do especialista sobre o tipo de LC adequado, seu uso correto e os cuidados com produtos destinados à sua manutenção, inclusive o estojo.

 
I- PROBLEMAS OCULARES    


Úlceras de córnea podem se desenvolver rapidamente e levar a diminuição ou a perda da visão.( maior risco nas LC de uso Prolongado e nos fumantes )


Conjuntivite Papilar Gigante - Inflamação da conjuntiva formando um desenho de mosaico sob a pálpebra. Problema associado ao uso contínuo de lentes de contacto gelatinosas.


Desconforto, excesso de lacrimejamento, mudanças na visão, vermelhidão( Hiperemia ) dos olhos ou outros sintomas, deve-se remover as lentes imediatamente e entrar em contacto com o seu Oftalmologista.


São necessárias consultas periódicas, conforme orientação de seu especialista.


II- CUIDADOS


1-      Pode ocorrer irritação ocular se cosméticos, loções, cremes, aerosóis ou desodorantes entrarem em contato com as LC ou se estas forem contaminadas. Evite estes fatores predisponentes e retire as LC , usando soro fisiológico no Olho, se persistir procure seu especialista.


2- Certos medicamentos: anti-histamínicos ( para alergia), descongestionantes, diuréticos, relaxantes musculares, tranquilizantes, anticoncepcionais e medicamentos para enjôo( anti-eméticos) podem causar ressecamento do olho, aumento da sensibilidade a lente, visão borrada ou turva. Pode ser necessário o uso de substâncias lubrificantes ou hidratantes ou a suspensão temporária das LC, enquanto se usa a medicação adequada.


AUTO - EXAME

  • Como sinto as Lentes em meus olhos?
  • Como estão meus olhos? ( aparência )
  • Como está minha visão? Continuo enxergando bem?

 

LIMPEZA E ASSEPSIA das LC


Alguns procedimentos são fundamentais para o uso adequado e para se evitar transtornos e complicações no uso de Lentes de Contacto.


I- HIGIENE DAS MÃOS


Sempre lavar e enxaguar as mãos antes de manusear as lentes, assim como a correta limpeza do estojo, que deve ser esvaziado e enxaguado com solução nova e deixar secar.


II- CUIDADOS COM AS LENTES DE CONTACTO:


A lente no olho está em contacto com restos celulares, partículas do ambiente, açucares, sais e outras substâncias químicas, gasosas e líquidas.


Entre elas: proteínas, gorduras, componentes inorgânicos ( cálcio e mucina: componentes da lágrima) além dos resíduos dos cosméticos. Estas substâncias podem aderir às lentes de contacto e reduzir o conforto, a tolerabilidade do usuário e o tempo de uso.


Portadores de pele oleosa, blefarite ( inflamação c/ caspa do bordo palpebral ), ou deficiência do filme lacrimal ( lágrima e sua densidade ) estão propensos a depósitos e requerem atenção especial.


a - Limpeza ( soluções surfactantes = de superfície )


Uso de soluções limpadoras para remoção de oleosidade ,gorduras, mucosidades e cosméticos sobre a superfície das LC. Não atuam sobre os depósitos protéicos. Só agem na superfície. Existem vários fabricantes e diversas substâncias surfactantes.


b - Desinfecção


Uso de solução desinfectante com a finalidade de impedir que as LC se contaminem pelos diversos organismos e. por conseguinte, o OLHO. Muito embora as LC pouco aquosas possam ser submetidas à desinfecção térmica, através da fervura, a preferência actual é usar soluções( desinfecção química ). A desinfecção pode ser feita com soluções preservativas químicas ou oxidantes.


Os agentes oxidantes fazem a limpeza e desinfecção com muito êxito e estão indicados, principalmente, aos que apresentam reações tóxicas ou alérgicas aos preservativos das soluções. Eles actuam por alterações do pH e da osmolaridade, provocando um intumescimento e um encolhimento ou retracção do material, saindo com o agente as impurezas da lente. ë necessário a etapa da neutralização para evitar queimadura química.


c- Desproteinização ( removedores de proteínas ou limpadores enzimáticos )


Uso de produtos que removam depósitos de proteínas, que se acumulam na superfície das LC , presente na lágrima, que podem favorecer ao aparecimento de infecções e reacções alérgicas. ( desconforto, diminuição da acuidade visual e conjuntivite papilar gigante ). A LC deve permanecer submersa por 4 horas e deve ser enxaguada antes do uso.


Existem no mercado vários tipos de substâncias que associam todos as funções em um só produto. Usadas par limpeza, desinfecção e enxague, tornando mais prática a limpeza e a assepsia da LC.


d- Para Lentes Rígidas ou Gás permeáveis


A maioria das substâncias para a limpeza e assepsia das LC hidrofílicas ( gelatinosas ) podem ser usadas nas LC rígidas .


Os removedores de proteínas podem ser usados também.

Observações :


1-Os produtos específicos devem pertencer ao mesmo laboratório, pois eles se complementam e evitam possíveis incompatibilidades químicas.


2- Perigos do soro fisiológico - principalmente os de garrafas plásticas podem ser potencial fonte de contaminação , oferecendo riscos. Como não tem conservantes e geralmente ficam no refrigerador ( local cheio de micro organismos ) podem tornar-se contaminados. Por outro lado o soro fisiológico que contem conservantes pode causar alergias aos mais sensíveis. Nunca deve ser usado como produto de limpeza ou desinfecção.


3- Humidificantes - gotas que podem ser usadas durante o uso de LC, caso os usuários sintam os olhos ressecados quando estão em ambientes secos ( ar condicionado ) ou sob efeito de substâncias ( anticoncepcionais, anti-histamínicos etc )que interferem na produção e qualidade da lágrima.


4- O uso correcto das soluções, a higiene das mãos e a utilização do período recomendado são fundamentais para a saúde ocular e o sucesso da adaptação das LC.