Os livros



A boa leitura dissipa o sofrimento e alegra o espírito, quando é prazerosa e lúdica; ensina gramática e comunicação, se apresenta escrita correta e vigorosa; e desperta a criatividade e a informação, visto que aumenta o repertório de combinação informativa, melhorando o conhecimento das pessoas a respeito de temas e autores vários.
No entanto, infelizmente, o povo brasileiro lê pouco e não tem o hábito de dar e receber de presente livros, pois não insere a leitura no seu cotidiano porque vive escravizado pelos perniciosos programas televisivos que, em sua maioria, não apresentam uma programação educativa de qualidade eficiente. Esse prejuízo cultural - reflexo de uma educação caótica, desgovernada e conteudista, a qual não está devidamente preparada para explorar a plurissignificação das diversas leituras - é responsável pela falta de criticidade da grande massa popular que, sob a dominação econômica e política da classe dominante, vivencia passivamente a miséria intelectual.
A solução dessa problemática depende do bom trabalho dos professores, os quais devem incentivar os educandos à leitura reflexiva de livros capazes de conscientizar criticamente, proporcionando o acesso à interpretação e produção textuais e à formação de um posicionamento engajado diante da vida social. Todos necessitam da compreensão de que a leitura, acima de tudo, é instrumento de cidadania.




Jean Carlos Neris de Paula