LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: uma habilidade essencial no processo ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira

CARLOS ANTONIO DE SOUZA

RESUMO:

Falar, ler e compreender o idioma inglês nos dia de hoje não é uma obrigação, mas uma grande necessidade para boa parte da população mundial. A língua inglesa é indubitavelmente a mais falada internacionalmente em todo o planeta pela a maioria dos povos e nações. Ela tornou-se a base linguística que mais é exigida em todos os campos, educacionais, profissionais e culturais da história da humanidade. Pois, as diversas formas metodológicas de aprendizagem proporcionam a ampliação do desejo de aprender e falar inglês. No contexto dessa pesquisa, discorremos sobre uma grande variedade de formas de ensino-aprendizagem desse idioma através da facilitação dos métodos, abordagens e estratégias de leituras que focam no crescimento pessoal do aprendiz e da massificação que a cada dia sente a necessidade de estar apto a se comunicar utilizando a língua inglesa.  

Palavras-chave: Língua inglesa. Métodos. Abordagens. Estratégias.

1 INTRODUÇÃO

Partindo de um contexto sociocultural, o presente estudo tem como enfoque o idioma inglês, devido a sua universalização e como patrimônio linguístico da humanidade. A tematização aqui intitulada surge no momento em que observamos os caminhos que trilham a língua inglesa como a mais explorada num universo composto de milhares de idiomas.    

Constituem-se como objetivos desta pesquisa os históricos caminhos percorridos pelo idioma inglês desde sua concepção pelos povos mais antigos do continente europeu até os dias de hoje. Todavia, foi levantada a hipótese da não existência eficaz de meios metodológicos de aprendizagem da língua materna ou de uma segunda língua, dentro do sistema educacional brasileiro ou de outros países. Dessa forma justificamos nossa pesquisa de cunho bibliográfica como a forma mais sucinta para tentar explicar os acontecimentos históricos que envolvem a língua inglesa, bem como, as metodologias que implicam os entendimentos da leitura textual.

Analisamos que no momento atual, o estudo de uma segunda língua universal recai sobre o idioma inglês, devido aos movimentos políticos de globalização. Todavia, independente de qualquer acontecimento social e político internacional, acreditamos que a leitura em língua inglesa é a mais convidativa, prazerosa e de fácil aprendizagem devido a gama de metodologias que facilitam sua assimilação dentro de qualquer processo de ensino-aprendizagem. Defendemos ainda que a leitura em inglês constitui-se a base de conhecimentos diversos, pois, os grandes acontecimentos históricos da humanidade em todas as vertentes, culturais, políticas e sociais passam pela cultura da língua inglesa. 

Contudo, para que pudéssemos desenvolver os conteúdos aqui explicitados nos deleitamos em um vasto universo literário que nos norteou ao longo de nosso estudo. Os conteúdos metodológicos aqui explicitados facilitam a aprendizagem, tanto de escrita como de leitura desse idioma universal. [...]