Beatriz Lindomar de Oliveira

Luciana Rossi

Neide Rossi

Tatiane Souza Gil.

Uma relação para a vida: Crianças e histórias sentimento de interesse que vai se construindo a medida que a leitura se estabelece em seus cotidianos!

Duas perguntas podemos fazer:

  • Mas como acontece a relação entre crianças e histórias?
  • Como podemos contribuir para construir o prazer nessa relação?

Iremos apresentar como podem acontecer os momentos de contação de histórias de 0 a 4 anos.

0 a 12 meses

 As crianças até um ano gostam de livros que consigam sacudir, morder, agarrar, fazer sons, sentir texturas e apertar. Os momentos de leitura podem ser diários para elas. Os períodos de leitura nessa faixa etária colaboram para a construção do amor pelos livros. Sendo assim nunca é cedo demais para ler para os bebês! Os pequenos gostam muito de ouvir a voz de seus educadores, sentar no colo e encantar-se pela historias na companhia dos amigos.  As conversas e essa escuta que podem surgir enriquecem o aprendizado das palavras. Ao completarem um ano, os bebes podem aventurar-se falar uma ou duas palavras.

1 ao 2 anos

Nessa faixa etária as crianças começam a ampliar suas opiniões sobre as coisas: quero/não quero; gosto/não gosto; acho graça/tenho medo. Já conseguem juntar duas ou três palavras de seu vocabulário que tem em torno 30 ou 40 palavras. As histórias podem, promover o início das conversas. Os momentos de história auxiliam no aprendizado do significado das palavras. É importante observar e ouvir as crianças sobre os tipos de livros e histórias que mais apreciam. Contar aventuras de infância e mostrar fotos das famílias ampliam o repertório de possibilidades para uma rotina de leitura e narração.

2 a 3 anos

Aproximadamente 2 ou 3 anos de idade as crianças aprendem a fazer de conta. Grande passo para o desenvolvimento da imaginação e o raciocínio. Nessa faixa etária as histórias tem um significado valioso para a criatividade e a oralidade, principalmente quando os pequenos são convidados a narrar a história ao seu modo. Eles podem falar sobre os seus sentimentos e expressar opiniões utilizando-se de mais de 900 palavras que já dominam. Deste modo, as conversas ficam mais complexas e conseguimos auxiliar na compreensão de causa e consequência e na junção e organização de ideias. Faça perguntas puxe uma conversa!   

As Histórias contadas e as brincadeiras relacionadas a ela, precisam ser repetidas muitas vezes, fiquem tranquilos que elas serão responsáveis por pedir! Elas necessitam de diversas oportunidades de praticar os seus aprendizados porque aprendem pela repetição.

É nessas brincadeiras que surgem as primeiras escritas, que para nós adultos vão parecer apenas rabiscos aleatórios. Ao desenhar a escrita de palavras e textos, ele percebe que pode começar a ser inserida no universo letrado. 

3 a 4 anos

Em torno dos 4 anos as palavras expressam informações e ideias. As histórias começam a ser percebidas por etapas: começo, meio e fim. Os fatos são precipitados e gostam de falar sobre o que vai acontecer depois. Elas já começam a compreender os sentimentos dos personagens, quando estimulamos as crianças a pensarem eles podem mudar o rumo da história. Nesta faixa etária as crianças gostam de contar histórias utilizando as figuras dos livros como norte. Se interessam em “ler” sozinhas, relembrando as passagens.

 A leitura esta mais minuciosa. Reconhecem algumas letrinhas (principalmente as do nome), alguns símbolos mais utilizados como os logotipos das marcas, e pequenas palavras que eles veem escritas regularmente. Brincadeiras com poesias, trava-linguas, rimas e parlendas agradam e desenvolvem esse conhecimento.

A escrita do mesmo modo ganha mais estrutura com um controle maior do giz de cera, lápis e canetinhas. Podem aparecer os desenhos das primeiras letras e a invenção de “textos ‘desenhados permanecem com expressividade. Por essa razão é interessante registrar com elas aquilo que falam, fazer pequenas anotações nos desenhos, tudo muito livre sem ensinar! 

O interesse a proximidade pelas palavras, instigado pela historias, constituem a porta de entrada para a cultura.  Esse provocar estabelece a linguagem, a musicalidade o os ritmos da expressão Oral, que acompanharam a criança por toda sua vida.

Ler para os pequenos é um ato de educação, afeto e principalmente de amor!