Sua Majestade o Rei Mohammed VI tem realizou no dia 18 de fevereiro a 8 de março  2014 uma nova turnê Africana que o levou ao Mali, Costa do Marfim, República da Guiné e Gabão.

 É inegável que depois de uma simples leitura da imprensa marroquina e internacional, bem como das declarações de muitos expertos pode-se dizer que esta visita demonstra o grande interesse que accorda o soberano marroquino ao desenvolvimento e melhoria das relações de cooperação com África em vários domínios e que se inscreve no quadro da estratégia de consolidação dos laços de parceria e da fraternidade tradicional com esses países africanos.

 Ao longo desta jornada Real, Sua Majestade o Rei Mohammed VI reiterou a  disposição do Reino de Marrocos para compartilhar conhecimentos em muitas domínios ao serviço de outros países africanos, para ajudá-los em seus esforços visando a erradicação da pobreza.

 É por isso que esta nova turnê  real em África, portadora de promessas para um continente em expansão, demonstra que a África é capaz de trazer e conceber suas próprias soluções aos diferentes problemas de desenvolvimento.

 Em relação à luta contra o extremismo e o terrorismo, ninguém pode contestar a experiência comprovada de Marrocos e muito menos a sua experiência de gestão da coisa religiosa.

 Além disso, é o seu sucesso na gestão do campo religioso, tanto em nível dos lugares do culto  como no plano de ensino autêntico e da formação dos líderes religiosos que permite ao Reino de Marrocos contribuir no estabelecimento de uma mapa  religiosa a nível internacional e lutar de forma eficaz contra o extremismo e o terrorismo, partcularmente na região Sahelo-Saaraniana e fortalecer o Islã moderado no hemisfério.

 No final, a Doutrina da Política Externa "Rei Mohammed VI " é bem fundada sobre a promoção da paz espiritual e econômica nos países africanos e a realização do desenvolvimento sustentável  diante do aumento do extremismo e da violência neste região.

 Ela induz igualmente que o Reino de Marrocos é bem uma potência Africana dotada de laços antigos, estreitos, históricos, humanos e religiosos com África subsaariana que esteve sempre envolvido em termos de ajuda, de estabilização e da religião no continente.

 Também esta nova turnê Real em Africano traduz igualmente uma mensagem clara: a África é aos africanos e sua riqueza pertence aos africanos.

 Com este novo turnê Africano do Rei de Marrocos, presume-se que nada pode alterar as raízes africanas do Reino de Marrocos e confirma o compromisso contínuo do Soberano marroquino para uma África unida e próspera, onde os povos vivem em paz e segurança.

Lahcen EL MOUTAQI