Quando o assunto é dietas e emagrecimento, logo se associa a substituição do leite integral pelo leite desnatado. Afinal este contém menos gorduras. Porém, um estudo recente, publicado por pesquisadores da UNICAMP, veio para derrubar este mito.

Segundo o estudo, o leite integral possui mais ácidos graxos ômega do que o leite desnatado. Também conhecidas como "gorduras boas", elas são capazes de induzir a sensação de saciedade, além de diminuirem a quantidade de gordura abdominal.

A substância responsável por esse benefício é o ácido linoléico. Encontrado em grandes quantidades no leite integral.

Além disso, o leite é rico em cálcio. Que se consumido na dose diária recomendada, também é capaz de diminuir a gordura abdominal. Afinal ele estimula a lipolise das celulas de gordura.

A quantidade diária de cálcio recomendada é de 1200mg. Três copos são o suficiente para atingir essa quantidade.

Tanto a versão integral quanto a desnatada contém praticamente as mesmas quantidades de cálcio, porém deve-se levar em conta os outros benefícios provenientes do leite integral.

Além disso, a capacidade de saciedade que o leite integral pode conferir, faz com que se coma menos durante o dia, ou até mesmo que ele seja substituído por alguma refeição.

Mas fique atento, pois apenas o consumo de leite integral não é o suficiente para que você perca todo o peso que precisa. Tenha uma alimentação balanceada, adotando em sua dieta outros alimentos que emagrecem. Além disso a prática regular de exercícios físicos é indispensável.