Dependência química

Mesmo considerando os efeitos arrasadores das drogas, muitos países avançados desenvolvem projetos de legalização de entorpecentes, já que a repressão policial não resolve os problemas do consumo, que só aumenta.
Na Austrália, viciados utilizavam heroína em salas cedidas por uma igreja evangélica, até o governo liberar centros especializados para eles injetarem drogas sob supervisão médica. Em Lambeth, um bairro londrino, a polícia não efetua mais prisões por porte de maconha. Portugal liberou o consumo de qualquer tipo de entorpecente. Na Holanda, há mais de vinte anos as leis permitem o uso e o porte de maconha, que pode ser comprada em bares. O resultado foi a diminuição do consumo. O surpreendente nessa experiência é que países como EUA, Espanha, Inglaterra e Canadá, que têm leis de proibição rigorosa, consomem mais a droga que a Holanda, onde a erva é liberada.
A dificuldade de controlar o consumo de drogas é a causa principal de muitos defenderem a liberação, pois as políticas de proibição foram incapazes de coibir o consumo crescente. Faz-se realmente necessário, portanto, mudar a estratégia de convívio com os mais variados tipos de droga, tentando novos métodos, como a liberação, assim como "funciona" o consumo do álcool e do cigarro, os quais podem ser tão ou mais prejudiciais que as drogas ilícitas, mas são liberados no mercado, embora haja campanhas educativas, visando a conscientizar as pessoas a não beber e a não fumar.


Jean Carlos Neris de Paula