O Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade em Ipatinga,MG, desenvolve o programa LBV ? Criança: Futuro no Presente!, que atende, no período inverso ao escolar, diversos meninos e meninas de 6 a 11 anos provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, que estudam no Ensino Fundamental, com projetos socioeducacionais que envolvem aspectos lúdicos, educacionais, culturais, familiares e sociais, sempre aliados à Espiritualidade Ecumênica.
Há 60 anos, a LBV aborda em seus programas socioeducacionais a importância de preservar o meio ambiente. O trabalho de educação ambiental é desenvolvido por intermédio de oficinas lúdicas, palestras educativas e músicas, tendo como lema: "A destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana", pensamento do presidente-pregador da LBV, José de Paiva Netto, que norteia a campanha pioneira da Instituição.
Como homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho, as crianças realizaram na manhã do dia 9 de junho, um passeio ao Viveiro Municipal da cidade.
Durante a visita as crianças conheceram diversas espécies de plantas nativas, ornamentais e frutíferas bem como suas utilidades para o meio ambiente e a saúde; orientações sobre como preparar a terra para plantio, entre outras. No final da visitação cada criança recebeu uma muda e orientações sobre como plantar e cuidar da muda.
"Eu gostei muito do passeio principalmente porque conheci muitas plantas diferentes e ganhei uma muda para cuidar. Assim estarei ajudando a cuidar do meio ambiente não deixando as plantas morrerem", ressaltou Luiz,10 anos, uma das crianças atendidas pela LBV.
Maria Eduarda, 9 anos, que também participa das ações socioeducacionais promovidas pela LBV, ressaltou: "Eu já sabia que as plantas são muito importantes para o meio ambiente e que devemos cuidar muito bem delas para que o nosso mundo não fique sem elas. Mas hoje aprendi muitas outras coisas, principalmente como cuidar da terra para plantar. E ao cuidar da muda que ganhei, estarei fazendo um pouquinho para preservar o meio ambiente".
Desta forma, a Legião da Boa Vontade contribui com a reflexão e transformação de comportamentos e atitudes, auxiliando no crescimento individual e Espiritual em prol dos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com metas até 2015, para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Ipatinga,MG, o Centro Comunitário e Educacional da Legião da Boa Vontade localiza-se na Rua João Patrício de Araújo, 225 ? Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.