Este Artigo Científico se propõe a conhecer os benefícios da laje alveolar protendida, conferir seu método construtivo, realizar análise comparativa entre outros tipos de lajes, além de avaliar sua viabilidade.

Da mesma forma, ele se justifica diante da necessidade de modernização da construção civil e da utilização de novas tecnologias que objetivam maior produtividade, menor desperdício de recursos, de energia e de tempo. Perante as inúmeras opções disponíveis no mercado, o Engenheiro é o profissional responsável por identificar a melhor solução para cada situação.

Com isso, para auxiliar no desenvolvimento deste trabalho, foi realizada visita técnica a uma empresa do segmento, onde se pôde verificar o processo de fabricação da laje alveolar protendida e permitir, assim, a constatação de que ela está dentre as novas tecnologias existentes na modernidade, sendo um sistema que apresenta desempenho estrutural, agilidade na instalação e economia, dentre outros benefícios que serão avaliados.

1. INTRODUÇÃO

Comparada a outros ramos industriais, a construção civil tem sido considerada obsoleta. Sendo assim, fica clara a necessidade de se criar inovações para o setor, pois, o método construtivo utilizado ainda é bastante arcaico, gerando grande desperdício de materiais, baixo controle de qualidade e de produtividade e, ainda, provocando atrasos nas entregas.
Com isso, pelo avanço da industrialização, atualmente o mercado do pré-fabricado e do pré-moldado vem ganhando espaço. Como afirma Cabral e Junior: “A utilização de pré-fabricados entra como uma alavanca para agilizar, racionalizar e ao mesmo tempo garantir qualidade no processo construtivo.” (p. 18).
Paralelamente a isso, o mercado está cada vez mais exigente, demandando melhor aproveitamento do espaço e, consequentemente, a necessidade de estruturas preparadas para vencer vãos maiores. O que as fábricas permanentes e especializadas têm a condição de oferecer.
Com efeito, o presente artigo se propõe a pesquisar os benefícios e desafios da laje alveolar protendida, conhecer seu método construtivo, fazer uma comparação com outras - especialmente aquelas moldadas in loco e avaliar sua viabilidade.

2. METODOLOGIA
O procedimento metodológico fez-se por meio de pesquisa bibliográfica de autores e normas que tratam do assunto. Posteriormente, foi realizada a verificação em campo do processo de fabricação da laje alveolar protendida, por meio de visita técnica à empresa Premo Construções e Empreendimentos S.A, onde foi aplicado um questionário estruturado, visando conhecer o empreendimento, seu sistema produtivo e seus produtos.
Em seguida, foi realizada uma análise das respostas obtidas no questionário, subsidiada pelo referencial teórico pesquisado. Com isso, teve-se a oportunidade de comparar o objeto deste estudo com outros sistemas construtivos – especialmente o moldado no local da obra.

3. LAJE ALVEOLAR PROTENDIDA
3.1 Sistema Estrutural da Laje
A laje é um sistema estrutural presente na construção civil desde a antiguidade, e com o objetivo de melhorar seu desempenho e satisfazer requisitos de segurança, arquitetônicos e econômicos, vem passando por um processo evolutivo considerável. Ela distribui-se pela extensão do pavimento, recebendo e transmitindo as ações das cargas para as vigas e pilares. Além disso, apresentam funções de contraventamento, auxiliando no enrijecimento de vigas, quando concretadas juntas, servindo, também, como isolamento térmico e acústico.
Quanto à laje alveolar protendida, é constituída por painéis de concreto protendido, que dispensa a utilização de escoramentos. Também é caracterizada pelas seções transversais com alturas padronizadas e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do peso próprio da peça. Sendo assim, é produzida em concreto de elevada resistência característica à compressão (fck ≥ 45 MPa) e com aços especiais para protensão. Ainda, possui qualidade visual aliada a um produto de alta resistência estrutural.
Com isso, é desnecessária a utilização do escoramento, o painel protendido proporciona rapidez na montagem da obra, vencendo grandes vãos, com sobrecargas maiores e, ainda, permitindo a redução no tempo de execução da obra. Do mesmo modo, apropriada para obras de grande porte como: galpão, centro de compra, edifício e estádio, a laje alveolar protendida vem conquistando espaço na construção civil devido sua relação custo x beneficio.
Além disso, tratando-se do concreto protendido, ele é considerado um aprimoramento do armado, onde, são aplicadas tensões prévias de compressão nas armaduras, contornando-se, assim, a característica da baixa característica do concreto à tração.
Igualmente, a Norma Brasileira Regulamentadora - NBR 9062:2006 estabelece os requisitos para projeto, execução e controle de estruturas pré-moldadas de concreto armado ou protendido. Ela apresenta as seguintes definições para pré-moldados e pré-fabricados, respectivamente:
Elemento moldado previamente e fora do local de utilização definitiva da estrutura o qual dispensa a existência de laboratório e demais instalações congêneres próprias. E,
Elemento pré-moldado executado industrialmente, em instalações permanentes de empresa destinada para este fim, com mão-de-obra especializada e rigoroso controle de qualidade envolvendo fôrma, armadura, mistura e lançamento de concreto, armazenamento, transporte e montagem. (p. 4)
Já a Norma Brasileira Regulamentadora - NBR 6118:2014, que estabelece os requisitos básicos exigíveis para o projeto de estruturas de concreto simples, armado e protendido, define uma estrutura de concreto protendido, como sendo aquela que utiliza elementos:
[...] nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no Estado Limite Último (ELU). (p. 21)