DEUS TRABALHA PELA FAMÍLIA:  Êxodo 12.4 e 5, Deus deseja receber um sacrifício pelas famílias e dá instruções de como deve ser feito tal sacrifício e o meio a ser sacrificado.

Uma das muitas palavras que mais se mencionam nas Sagradas Escrituras, está a palavra “FAMÍLIA”, instituição sagrada que Deus implantou no seu projeto Terra.

Deus estabeleceu alguns preceitos sobre laços familiares com as famílias e ao povo de Israel:

NÚMEROS  27.8 À 11: Falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então, fareis passar a sua herança a sua filha.   E, se não tiver filha, então, a sua herança dareis aos irmãos dele.  Porém, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.  Se também seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança ao parente mais chegado de sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será prescrição de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.

SALMOS 68.4 à 6:  Cantai a Deus, salmodiai o seu nome; exaltai o que cavalga sobre as nuvens. SENHOR é o seu nome, exultai diante dele. Ele é  Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.  Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.

Há história do mundo, e aqui não só de Israel, Deus coloca dentro da sua visão futurista e holística uma personagem chamada Noemi, suas noras Rute e Orfa. Mas permite à RUTE, a nora amorosa, uma moabita, vir a ser a Bisavó do rei Davi, que em sua genealogia e  pela descendência do seu filho Salomão, viria nascer  1000 após, JESUS o MESSIAS – Mateus 1.1 à 17. (30 famílias de descendentes após Rute), vir concretizar os planos celestes à toda humanidade. Começando em Abrão, passando por Isaque, por  Jacó, por Davi, por Salomão por Aquim ( quem foi Aquim ? – personagem que  mudou o seu nome para Joaquim, ou Jeoaquim, um dos reis de Israel)  pessoas que por aqui passaram e que de uma forma ou outra contribuíram para os planos de Deus em seu filho Jesus Cristo.

Uma pergunta deva ser feita: Na história do mundo, em que grau de inserção estamos contribuindo com os projetos de Deus sobre a história da humanidade e que não nos damos conta da nossa importância?

No livro da nossa vida, está escrito sobre nosso passado, nosso presente e nosso futuro.  

São os planos de Deus traçados muito antes de sermos alguma coisa. Todos lá, em nossa ascendência e descendência. Devamos pois valorizar nossa família, pois Deus preza por ela.

Salmos 139:16  Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.

Valdir Carvalho – 28.11.16

Cascavel-Paraná