Áustria.

1902-1994.

Filósofo austríaco radicado na Inglaterra, famoso por ter desenvolvido o princípio da falseabilidade, crítica formulada contrariamente aplicação do princípio de verificabilidade.

Por outro lado, nega também os fundamentos do empirismo indutivo e do positivismo lógico, a sua ideia essencial, diz Popper não é pelo fato de algo sempre comprovar como certo, que objetivamente será correto.

Com efeito, a relativização dos paradigmas, nessa lógica, tanto mais sendo comprovada a hipótese poderá não ser verdadeira.  Motivo pelo qual procura destruir a teoria da verificação, substituindo pela falseabilidade.

Argumenta que as sucessivas verificações de uma hipótese, comprovadamente como certa, pelo método indutivo, isso não significa que historicamente o paradigma de sustentação está naturalmente correto.  

Desse modo, um único fato, contrariamente, colocará por terra, o princípio da verificabilidade, destruindo a velha teoria, o que é rigorosamente correto, a nova epistemologização, a defesa do princípio da falseabilidade.

Observação: A teoria de Popper aplica-se transdisciplinarmente em todas as disciplinas, das Ciências da natureza a do Espírito. Utiliza-se como fundamento, para pesquisa de mestrado e doutorado, percebe-se a importância de Popper.

Professor: Edjar Dias de Vasconcelos.