Julgar ou não Julgar?

Não é de se duvidar que há muitas heresias nas diversas denominações que existem no meio Cristão. Como, então, devemos nos portar: Julgar ou não Julgar, eis a questão?

Como combater as heresias dentro da Igreja se não julgarmos?
Volto a afirmar que não devemos julgar pessoas, mas sim suas ideias.

Se julgo algo como herético, é a afirmação herética que estou julgando e não a pessoa que fez tal afirmação. Mas, sempre acaba sobrando para o autor da heresia o título de herege, o que é verdadeiro e justo. Mas, não sou eu quem o estou julgando como um herege, mas aquilo que ele propôs o julga. Se é heresia, então é um herege. A heresia dele o fez um herege.

- julgai segundo a reta justiça. (Jo 7:24);
- julgaste bem. (Lc 7:43);
- por que não julgais também por vós mesmos o que é justo? (Lc 12:57);
- julgai vós mesmos o que digo (I Co 10:15);
- Mas o que é espiritual discerne bem tudo, (I Co 2:15).
- ...se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas? (I Co.6.2-5)

Por outro lado

Não julgueis para não serdes julgados. (Mt.7.1)
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; (Lc.6.37)
Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, (I Co.4.5)
E por que atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? (Lc.6.41)

Há argumentos para ambos os lados. Mas, creio que devemos sim julgar, porém as ideias e não as pessoas.
Observe que quando é dito para julgar está se referindo às ideias, já quando é dito para não julgar, refere-se à pessoas.

Os pentecostais têm recebido duras criticas. Em julgamento estão vários pastores e pregadores, como Valnice Milhomens, Joyce Meyer, R.R.Soares, Valdomiro, Malafaia, Kennet Haegin, etc. Isso é uma agressão pessoal a esses servos de Deus (estejam certos ou errados), pois suas ideias é que podem estar erradas, sua compreensão da Bíblia pode estar errada, mas Jesus morreu por eles e os ama. Porém, os Reformados não conseguem ver desta forma, pois consideram-se escolhidos, eleitos por Deus. Logo, todos os não eleitos (os pentecostais) são hereges, devem ser julgados, condenados e mandados ao inferno! Pode?

Saiu uma lista dos reformados com o nome desses pregadores ao lado de Hitler, Alan Kardec, e outros assassinos da história.

Lamentável!