O filme  Doze Homens e Uma Sentença ("12 Angry Men", original do ano de 1957, dirigido por Sidney Lumet , com roteiro de Reginald Rose e regravado em 1997 na direção de William Friedkiné um longa-metragem estadunidense do gênero dramático, que expõe-nos um montante de atrativa gama de recursos do direito, da filosofia, da sociologia e de outros tantos traços culturais, dentre eles a célebre discussão da intervenção da moral no direito.

 Num tribunal de Nova York, um juri constituído de doze homens escolhidos aleatoriamente para julgar o caso, através de correspondência (carta convite), reunem-se numa sala e discutem o caso de um porto-riquenho acusado de parricídio (homicídio do próprio pai). A decisão de culpado por unanimidade foi instantaneamente quase certa, exceto pelo jurado número 8 (o arquiteto Davis) que se recusa a sentenciar um jovem de 18 anos à pena de morte por cadeira elétrica, segundo o ordenamento jurídico da época, sem ao menos discutir se ele é culpado ou não. Ao analisar as provas com rigoroso critério de culpabilidade ou inocência, a decisão final foi precisamente unânime pela inocência do rapaz. Mesmo com conflitos e confusões entre os jurados, não foi achado culpa do garoto nas provas apresentadas pela bancada acusadora.

A razão e a necessidade de se analisar hermeneuticamente as provas apresentadas pela promotoria, faz-se fielmente válida para decisão unânime de algum extremo, culpado (guilty) ou inocente (not guilty), ser concretizado. Por conseguinte faz referência à antiga discussão entre os jusnaturalistas e os positivistas, onde os jusnaturalistas defendem a existência de princípios morais e de justiça universalmente válidos no ramo do direito e já os positivistas defendem o contrário, que o direito deve ser separado de valores para que haja imparcialidade e pureza de julgamento. 

Observemos então que o positivismo foi retratado pelo juízo isolado de cada fato do caso, em que foi retirada a carga emocional dos jurados dos fatos ocorridos; O jusnaturalismo foi descrito pela manutenção da vida, a inocência perante a dúvida e opiniões preconceituadas. Portanto filme é equilibrado por conceitos fundamentais.