JUIZ DE DIREITO QUE DEIXOU O CARGO PARA VIRAR PADRE:

“VIDA E RELATOS DE PADRE IBIAPINA”

¹ José Wilamy Carneiro Vasconcelos

Filho de família sobralense, conhecido pela fé e apóstolo em Cristo, percorreu por todo Nordeste fazendo o bem. Consagrado como o maior missionário do Século XIX. Sua trajetória de vida relembra a de São Francisco de Assis.

Suas obras e acolhimentos aos mais necessitados o fizeram como “Mensageiro da Paz”, assim foi à vida de José Antônio de Maria Ibiapina. Nascido numa fazenda no município de Sobral era o terceiro filho e o menino despertava o gosto para a caridade. Com a morte de sua mãe, o menino já adolescente parte para a cidade de Olinda, ingressando no seminário que durou por pouco tempo.

Sua trajetória ao seminário fora interrompida pela trágica morte de seu genitor, envolvidos pela Confederação do Equador, motivos que relatam uma injustiça por políticos tendo que abandonar-la e voltar para sua cidade natal.  Sua vida foi permeada por acontecimentos e desilusões, além de perder o pai por fuzilamento na época, perde também seu irmão, após ser preso em Fernando de Noronha e até pela interrupção de um relacionamento com sua amada.

Daí surgir uma nova vida. Partir pelo lado de uma carreira brilhante, após se formar em Direito em Recife. Foi um grande professor de Direito na Faculdade de Olinda, almejando a carreira de Juiz de Direito na cidade de Quixeramobim e eleito como Deputado Geral.

Após o parlamento legislativo, Ibiapina retorna para o Recife, para exercer a advocacia, exercendo sua profissão em Paraíba.  Três anos mais tarde, Interrompe seus trabalhos jurídicos para se dedicar e ingressar a reflexão.

Mas, insatisfeito e sentindo que algo não o completava, ingressou na vida da Igreja. Sua fé jamais fracassou. Tornou-se padre.  Fatos que marcou sua vida como padre na região do sertão pernambucano, criando novos paradigmas em favor das comunidades mais carentes do sertão nordestino.

Aos 47 anos como vigário geral, além de pregar a palavra e regido pela fé inconfundível e missões evangelizadoras, implantou nas comunidades mais carentes acolhimentos aos idosos, salvando crianças da fome, pais e mães desamparadas, amenizaram a vida dos mais necessitados na seca. Foi pioneiro na construção de hospitais, construído casas e muitos outros projetos em favor dos mais pobres.

Percorreu por Pernambuco, Rio grande do Norte, Piauí, Ceará e Paraíba, empreendendo grande benfeitoria ao povo nordestino. Ensinou técnicas agrícolas, defendeu os direitos dos trabalhadores rurais, deixando significativas práticas precursoras na Igreja Católica e no Concílio Vaticano II, além de muitas outras obras para seu povo.  Retornou a cidade de Sobral, sua terra natal, percorreu pela cidade de Ipú e na Região do Cariri, onde vivenciou os ideais de Padre Cícero.

Considerado um servo de Deus pela Igreja Católica, no ano de 2016 é enviado ao Vaticano o processo de canonização.  Segundo populares, diariamente relatam que pessoas teriam recebidos graças de Deus por intermédio de Padre Ibiapina.

Considerados por seus feitos, Padre Ibiapina recebe até hoje, homenagens de gratidão, reconhecimentos no Brasil e no mundo afora, através de artigos, dados biográficos, periódicos, livros, monografias e dissertações.  Um deles como o livro do autor Celso Mariz (1997) com o título de “Ibiapina, Um Apóstolo do Nordeste. ²

Um dos grandes incentivadores de Padre Ibiabina é o escritor e Monsenhor sobralense Padre Sadoc de Araújo³ que lançou o livro “Padre Ibiapina - Peregrino da Caridade”(1995).

FONTES DE PESQUISA:

¹COMBRIM, José*. BIOGRAFIA DE PADRE IBIAPINA, Ed. Paulus. Doutor em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica).

Professor no Equador, Chile e Brasil. Foi um grande incentivador pela restauração do Memorial de Ibiapina, na serra paraibana, onde lá foi sepultado junto com seu túmulo.

²MARIZ, Celso. Ibiapina- Um apóstolo do Nordeste. 3 ed. Ed. universitária. João Pessoa.1997

³ARAUJO, Francisco Sadoc de (Padre) Padre Ibiapina- Peregrino da Caridade. São Paulo, Ed. Gráfica Tribuna do Ceará 1995.