Sociedade está mergulhada em um meio inovador, que além de liberdade, lhe fornece informação com agilidade

De fato, o jornalismo online surgiu conseqüentemente com o advento e expansão de uma nova mídia eletrônica: a internet. Com um amplo espaço criado em um novo meio de comunicação, o jornalismo começou a ganhar força intermediado pelo meio até então promissor.

Como era de se esperar, a agilidade que a web proporcionava ao jornalismo impulsionava o mercado da informação, em velocidade e quantidade. Mas, embora a sociedade tenha ganhado um novo meio de comunicação a seu favor (ou não), isto provocou algumas mudanças no jornalismo contemporâneo.

Consequentemente o surgimento de uma mídia inovadora ofuscou as tradicionais. O mais atingido, claro, o jornalismo impresso. Tido como estagnado e decrépito, os jornais e revistas perderam a hegemonia que detiveram nos primórdio de sua criação. Contudo, passados alguns anos do surgimento da internet elas começaram a recriar-se sustentando-se nas influências estéticas utilizadas na internet. O design se tornou o grande aliado para que o impresso consegui-se manter-se, sem falar dos novos formatos de se levar a notícia até o leitor. O texto extenso e cansativo passou a ser mais enxuto assim como as páginas receberam um maior número de imagens e de elementos gráficos, se tornando mais agradável e ao mesmo tempo parecido com o jornalismo na web.

Porém, engana-se quem pensa que o jornalismo on line trouxe apenas empecilhos para as mídias existentes. Com o passar no tempo e com os aperfeiçoamentos tecnológicos as mídias criaram uma confluência com as demais provando assim aos mais pessimistas (que pensavam que uma nova mídia eliminaria as outras) que elas podem sim viver em harmonia. Atualmente alguns sites são munidos não só de dispositivos que transmitem informações radiofônicas como também transmitem conteúdo televiso.

Enfim, o jornalismo on line além de se mostrar importante e ganhar força de forma instantânea conseguiu desmistificar o pensamento infundado a respeito da extinção das mídias tradicionais com o advento de outra, mais ágil e soberana. Fonte de informação objetiva e em um cenário novo, com links e atalhos que facilitam a vida do leitor e lhes dão maior liberdade, o jornalismo na web é sem dúvida alguma a mídia revolucionária e suprema perante as demais.

Jorge Pontes