Por: Prof. Francisco Carlos

 

INTRODUÇÃO

 

Neste trabalho iremos pesquisar a respeito de Johan Carl Friedrich Gauss, que segundo nos dizem os manuais de história contribuiu, de forma significativa ao longo de sua vida acadêmica e depois como cientista para diversos ramos de estudo, que tiveram impacto direto na vida cotidiana do ser humano. Iremos num primeiro momento discorrer sobre seu nascimento, formação e legado deixados ao longo de sua. Discorremos de forma sucinta a respeito também de seus mentores, que tiveram participação na formação e composição de seus trabalhos científicos.

BIOGRAFIA

 

Nascido em Braunschweig, Ducado de Brunswick Alemanha no ano de 1.777, filho de camponeses pobres teve ajuda da mãe para estudar e também recebeu incentivo de um dos tios, muito embora o pai fosse contra talvez pela necessidade de trabalho cotidiano na vida no campo, e sabidamente os estudos iriam diminuir o tempo efetivo de trabalho. Segundo nos contam os manuais de história Gauss, tinha certo dom para as ciências exatas, pois podia aprender com muita facilidade, e neste ponto precisamos abrir um parêntese e dizer das idéias inatas, aquilo que recebemos antes mesmo de termos consciência de nosso estado como ser humano dentro do cosmos, neste raciocínio podemos citar o filósofo René Descartes. Iniciou seus estudos no colégio Carolinum em 1792, sua formação foi dentro da linha de pensamento de Leonhard Euler, matemático e físico suíço, fez importantes descobertas em campos variados e em cálculos, matemática moderna; Joseph Lagrange professor de matemática italiano dedicado a analise matemática não a geometria em si, aplicou o cálculo diferencial e a teoria da probabilidade; Sir Isaac Newton, cientista inglês nascido em Londres, desenvolveu entre outras coisas a lei da gravitação universal.

Em 1796 sua primeira grande descoberta, o polígono regular de dezessete lados, criou também a geometria diferencial, desenvolveu o método mínimos quadrados em 1801 publica Disquisitiones e dedica a obra a seu benfeitor Duque de Brunswick, que custeou e possibilitou todo seu estudo e o ingresso

no colégio. Foi nomeado professor de astronomia e Diretor do observatório da Universidade de Gottingen(1807), seu trabalho em relação a orbita dos asteróides, foi determinante para as gerações posteriores. Realizou também inúmeras descobertas na área da astronomia, onde podemos citar descobriu o planeta Ceres, a invenção do telégrafo elétrico, em 1809 escreve o livro Teoria do movimento dos corpos celestes girando a volta do sol.

 

CONCLUSÃO

 

Creio que não podemos simplesmente reduzir Gauss a um simples matemático ou astrônomo, dado os relevantes trabalhos de pesquisa e ao grande legado que este pensador deixou para a humanidade. Dentre os seus inúmeros trabalhos de pesquisa acadêmica e cientifico, notamos que a formação que recebeu e o apoio sólido na pessoa da mãe e do tio, e também o fato de no meu ponto de vista ser privilegiado pela idéias inatas, que independente da questão religiosa é uma discussão muito pertinente, pois como vimos ao longo da leitura com a idade de três anos já conseguia identificar problemas em cálculos matemáticos, claro que simples, mas uma coisa muito precoce. Some-se a isso o raciocínio rápido e lógico de algumas situações de vida.

No geral a solidada formação como em todos os casos dos demais pensadores é determinante para a boa produção acadêmica, cientifica e literária, muito embora saibamos também que na questão temporal os fatos são narrados, entretanto sabemos que a questão espacial, também tem uma grande parcela na composição do todo, pois se Gauss tivesse nascido na África, Sibéria ou America do Sul, por exemplo, sua produção seria a mesma? Conseguiria compor sua formação e posterior desenvolvimento de sua obra com a mesma propriedade? Vive-se em outra época, em outro contexto social quais seriam as conseqüências?

Enfim, todas estas considerações passam pelo pensamento quando vemos uma obra tão extensa no sentido de contribuição para a humanidade, em áreas afins ou distintas.

BIBLIOGRAFIA

 

WWW.educ.fc.ul.ptdocentes.com.br (acesso em 03/09/2011)

 

WWW.miniweb.com.br (acesso em 03/09/2011)