A sigla RPG significa Role-playing game e é utilizada para nomear os jogos RPG. Esse tipo de jogo surgiu em 1974. O primeiro jogo nesta modalidade foi o Dungeons & Dragons (na tradução literal: Masmorras e Dragões). Em um primeiro momento, o Dungeons and Dragon era uma extensão de outro jogo, mas com o tempo passou a ser um jogo independente, diferente e inovador.

 

Existem especulações em torno da criação deste jogo. A mais aceita entre todas, é que os criadores Gary Gygax e Dave Arneson estavam jogando outro jogo de miniaturas e um deles brincou, dizendo que havia construído uma fortaleza indestrutível. O outro, que estava jogando também, disse que enviaria guerreiros para tentar destruir a fortaleza “inimiga” e assim, surgiu a primeira aventura do que seriam os RPGs de hoje em dia.

 

Jogos RPG podem ser tanto aqueles que jogamos no tabuleiro, com folhas de papel, lápis, dados e miniaturas, junto com um grupo de pessoas, como aqueles jogos produzidos em Flash (um programa de computador), que jogamos em computadores ou vídeogames.

 

Os jogos RPG que podemos jogar em tabuleiros são um modo de interação social melhor do que aqueles que jogamos em computadores, por motivos óbvios. Porém, há que prefira jogar os RPGs em computadores, sem a presença de outras pessoas por perto.

 

As vantagens de se jogar os jogos de RPG em tabuleiros, com um grupo de pessoas, é que o jogo pode ser longo e durar mais do que um dia. Cada partida se chama “aventura” e duas ou mais partidas, com o mesmo tema e os mesmos personagens são chamadas de “campanhas”. Estas podem durar um final de semana, ou ainda diversas semanas. Jogos assim costumam exigir mais pensamento lógico e crítico.

 

Os jogos de RPG com interação pessoal podem trazer ao jogador noções de espaço e podem, ainda, aguçar a imaginação dos participantes, visto que em cada partida, é necessário que o jogador crie um personagem diferente, com características físicas, emocionais e de combate. No início, isso pode parecer um tanto complexo, porém, nos jogos de RPG os melhores meios de se aprender a jogar são com treinamentos e prática.

 

Dos jogos de RPG que jogamos no computador, temos vários temas: RPGs de Pokémons, ação, aventura, tiros, jogos RPG de porrada, RPGs de guerra e etc.

 

Existe ainda uma variação no segmento de jogos RPG pouco conhecida pela maioria das pessoas. As aventuras-solo são aventuras voltadas para somente um participante, que joga o jogo de modo individual. Alguns jogadores, ou pessoas que desejam se tornar jogadores, começam as aventuras-solo como meio de treinamento, antes de assumir um papel em aventuras em grupo. Esse método é interessante, principalmente para que os jogadores (ou futuros jogadores) assimilem as regras básicas de jogo.

 

No Brasil, no início da década de 80, era muito difícil ter acesso a livros de RPG. A opção de amadores ou futuros jogadores era pedir para amigos ou conhecidos, que viajavam para o exterior, trazer os livros desse segmento de outros países. No final da década de 80, já era possível encomendar livros de RPG para grandes livrarias brasileiras, porém, os livros eram em inglês e custavam caro. Hoje em dia é muito fácil encontrar livros de RPG para comprar ou até para fazer download pela internet.