PROJETO DE AÇÃO SÓCIO/ PEDAGÓGICO/ EDUCACIONAL

             P R O J E T O  D E  I N T E R V E N Ç Ã O   S O C I A L

TÍTULO: Jogos Internos E.A.B.: “Promovendo Saúde e Esportividade no Processo Educacional”

 

                                                              Tipo de Projeto

Projeto Social: de caráter Educacional/ comunitário

 

 

Estrutura:

Justificativa

 

Na falta de um projeto desportivo e com sentido de fazer uma conexão entre escola, alunos e família, no que diz respeito ao sistema educacional em Santa Maria do Uruará, implanta-se a proposta na disciplina de Educação Física, de se implantar um projeto de cunho social no qual, alunos, professores e membros ou agentes sociais da vila acima citada, possam participar em conjunto de um evento esportivo escolar, onde serão lançados objetivos que fundamentem o esporte entre todos os membros que participam deste grupo social, que é a escola, seja a participação direta ou indireta. Sendo que, respeitar-se-ão as características biológicas, psicológicas, sociais e educacionais de cada um participante. Quando a principal finalidade será o respeito e a promoção do companheirismo nas atividades ou modalidades que serão desenvolvidas durante o evento, mantendo a inter-relação pedagógica e os conceitos educacionais inerentes ao ambiente escolar. Em outras palavras será um esforço conjunto entre educadores, alunos, pais de alunos, responsáveis e funcionários em geral, em especial membros da comunidade, de fortalecimento dos valores sociais e morais já esquecidos.

 

 

Objetivo Geral: Desenvolver juntos aos alunos e professores uma variedades de modalidades esportivas.

Objetivos específicos:

  • Favorecer aos alunos possibilidade de apresentar suas habilidades física e emocional nas competições;
  • Criar mecanismos favoráveis de companheirismo nas modalidades esportiva disputadas em grupo;
  • Promover a participação da família dos alunos e dos comunitários como  indivíduos  co - participadores dos eventos da comunidade;
  • Mostrar que o conhecimento também é viável através  das competições esportivas, valorizando o espírito competitivo;
  • Despertar o interesse do aluno pelos diversos tipos de esportes;
  • Propiciar momentos agradáveis  entre sala de aula e atividade extra - classe;
  • Mostrar  a importância da competição no que se refere aos valores do indivíduo como ser participativo e consciente dos aspectos sociais-comunitários e no meio em que vive.

IDENTIFICAÇÃO  DO PROJETO

Local de Aplicação: Escola Municipal de Ensino Fundamental “EZILDA ARAGÃO BRASIL”

 

Público Alvo: Todos os alunos da escola de 5ª a 8ª séries e série mais elevadas como a 3ª Etapa da escola.

 

Período de desenvolvimento:  no mês de Novembro em todos os anos.

 

Métodos de Desenvolvimento:

 

O projeto será desenvolvido junto a todos os alunos, quando destacar-se-á várias atividades esportivas a serem desenvolvida na área da escola e em ambiente que ofereçam condições viáveis de competição (estradas, praia, rio, entre outros), sendo que aquelas terão diversificações: uma masculina, sendo individuais e em grupo, e feminina, também dividida em competições individuais e em grupos, baseando-se no respeito mútuo entre os participantes, não importando o sexo. Será, também destacada duas comissões para avaliar o bom andamento dos Jogos Internos da escola EZILDA ARAGÃO BRASIL, sendo uma COMISSÃO ORGANIZADORA, constituída de todos os funcionários da escola, e outra, a COMISSÃO COORDENADORA, constituída pelo professor de Educação Física, tendo ainda uma terceira, a COMISSÃO JULGADORA, para avaliar os casos de indisciplina praticados por alunos participantes dos Jogos Internos, essa será formada pela Direção, Vice- direção e o (s) coordenador dos Jogos. Tendo como base ou fundamentação teórica para o desenvolvimento dos Jogos o que especifica os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCNs - 97, em seu conteúdo de Educação Física.

 

 

Recursos Humanos: Docentes da Unidade Escolar “EZILDA ARAGÃO BRASIL”, funcionários, direção, alunos, e comunidade em geral.

 

 

Recursos Materiais: bolas (queimada, futebol, voleibol), redes, canoas, bicicletas, bastões, caneta, folhas de papel, cadernos, equipamentos diversos, entre outros.

 

Recursos naturais: Estradas, Ruas, campo da escola, rio, escola, sala de aula, entre outros.

 

Cronograma:

                   Data

Atividade

1º Bimestre de

1999

2º Bimestre de

1999

3º Bimestre de

1999

 4º Bimestre de

1999

Estudo e Elaboração do projeto, apresentação à Coordenação da escola, docentes da unidade escolar.

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

Definição dos monitores das séries que irão disputar os Jogos Internos. Organização do Regulamento dos Jogos.

 

 

 

 

X

 

 

Sorteio das equipes que irão se confrontar nas atividades, tanto Masculina como Feminina. Elaboração da Tabela das Modalidades

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

Execução do Projeto de acordo com o melhor calendário da escola, preferencialmente no mês de Novembro.

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados Esperados

Espera-se, com a apresentação e execução deste projeto, desperte na população de jovens/alunos o espírito esportivo e competitivo, assim como também nos comunitários, familiares destes. Espera-se também que a escola, na pessoa de sua coordenação e docentes despertem maior sensibilidade na clientela educativa para as coisas que tragam benefícios à saúde, tanto física e mental destes, assim como o respeito e responsabilidade pelo processo de ensino/aprendizagem. Mostrando ainda que a derrota não significa o ultimo obstáculo, mas uma infinidade de situações que devem ser ultrapassadas na vida, tanto como aluno como cidadão responsável por seus direitos e deveres na vida em sociedade.

 

Referências

 

 

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física, Vol.07.  Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

ALVARENGA, Rubens. Apostila de Educação Física: Projeto Gavião II/Julho, 1999.

 

 

 

 

Observações Gerais

O Projeto dos Jogos Internos da Escola Municipal “EZILDA ARAGAO BRASIL”, poderá ser flexível, no que diz respeito ao Regulamento, da Data de Execução, e da participação de outras escolas da região, sendo considerados os dias de realização, letivos.

 

 

 

Data: 12  / 08  / 1999.

Elaborador: _____________________________________________

JANDER CLEI PEDROSO DA COSTA

PROFESSOR de Ed. Física