Os jogos de tiro, muito condenados por algumas pessoas por serem uma proposta violenta e agressiva, se tornam um meio divertido e interativo de passar o tempo para alguns jogadores. Existem diversos tipos de jogo de tiro, com temáticas e formatos diferentes.

 

Os mais antigos não possuíam efeitos 3D e os gráficos eram muito antiquados, com formas mais quadradas, nada realístico, como os jogos Comando Delta. Com o passar dos anos, com o aprimoramento das tecnologias, aperfeiçoamento de técnicas de ilustração e imagem, melhoramento de efeitos especiais em 3D, aperfeiçoamento em técnicas de animação, melhores condições para proporcionar sons de qualidade e etc., os jogos, principalmente os jogos de tiro se tornaram mais agradáveis e divertidos de se jogar.

 

Além da perspectiva em primeira pessoa, onde o jogador assiste a tudo como se fosse o protagonista, ou seja, como se ele mesmo estivesse atirando, existe também a perspectiva em terceira pessoa, isto é, o jogador controla alguma personagem que fica no seu campo de visão. Assim, a sensação de ser o próprio personagem fica mais distante do que em jogos de perspectiva em primeira pessoa. E existem preferências para as duas perspectivas, dependendo do jogador.

 

Três dos jogos mais famosos em perspectiva de terceira pessoa e também na categoria de jogos de tiro são: Tomb Raider, 007 e Resident Evil. Nesses jogos, apesar da configuração de tela poder ser alterada, normalmente a visão que temos é das costas dos personagens.

 

Os jogos de tiro mais antigos tinham essa perspectiva de primeira pessoa. A visão ficava parada e todas as coisas que tinham movimento eram as personagens, os cenários e as paisagens, nunca a câmera.

 

Alguns vídeogames, como o Nintendo Wii, oferecem consoles com formato de armas, para tornar os jogos mais realísticos e divertidos para os jogadores.

 

O jogo 007 derivou dos filmes do agente 007 e se tornou sucesso mundial, e que pode ser, sim, considerado um jogo de tiro, tanto como um jogo de ação. A história se passa basicamente como na história do filme: um agente secreto é contratado para resolver missões especiais.

 

Uma curiosidade é que no caso do game Tomb Raider, o jogo deu origem ao filme e não ao contrário como é de costume na maioria dos jogos. Nele, a protagonista Lara Croft (interpretada por Angelina Jolie no cinema) era uma viajante que explorava civilizações antigas tendo sobrevivido a uma queda de avião, fato este que mudou a sua vida. Depois disso, na história da protagonista, ela se torna uma arqueóloga. Em 2006, Lara Croft foi reconhecida como “a mais bem sucedida heroína do vídeogame”. Ela, infelizmente, é uma das poucas protagonistas mulheres em jogos de ação.

 

A série Resident Evil – que é, originalmente, na perspectiva de terceira pessoa, mas em algumas cenas aparece na perspectiva de primeira pessoa (quando o personagem insere algum código em algum computador, por exemplo, ou abre alguma porta) – também faz parte da exceção. Os filmes surgiram baseados nos jogos, e os livros, baseados nos filmes, atitudes bem incomuns nesses casos. A série, criada no Japão, popularizou os gêneros de ficção científica e survival horror (sobrevivência após catástrofes – que no caso do jogo, é sobre a sobrevivência da população restante após um vírus se espalhar pelo mundo e transformar quase todas as pessoas em zumbis). Este também pode ser considerado um jogo de tiros, porém, não somente de tiros, e sim, de ficção científica e zumbis.