Jogo para o Ensino Médio.

Objetivos:

-Montar uma aula utilizando áreas interdisciplinares.

-Criar um jogo de “batalha naval” que adentre com temas da atualidade, História, Geografia, Sociologia, Física e Química.

-Utilizar um jogo lúdico que introduza nos alunos interesse nas questões interdisciplinares de cada área, e uma visão multidisciplinar sobre um tema da atualidade.

Introdução

A “Sala de Guerra” tem como finalidade a demonstração em escala global os conflitos ao redor do globo, com o intuito de torna-se mais lúdico esse tema abordado iniciamos a aula com um jogo de “batalha naval”, que terá o mapa-múndi centralizado nas folhas que serão entregues ao grupo (sendo utilizada a marca da água do mapa- múndi), e acima será introduzido as coordenadas da “batalha - naval” o circulo que vai encontrar todo o globo do mapa-múndi. Antes da aplicação do jogo, teremos uma aula expositiva sobre as áreas interdisciplinares que o jogo vai interagir. Iniciando com o Conflito entre as duas Coréias, desafiando-os a informar-se sobre as noticias atuais desses conflitos, através da mídia, revista e jornais. Explorar a historia da divisão das Coréias junto ao desenvolvimento da Guerra Fria. Analisar o lugar estratégico dos países para a geografia mundial, as influências dos Estados Unidos e da China. Observando no mapa-múndi e com a “batalha naval” as coordenadas geográficas dos países envolvidos, a globalização e o fenômeno da guerra. Descrevendo na atividade sobre a função da guerra, do imperialismo, sobre as características das sociedades asiáticas, o capitalismo e o socialismo. Os estragos de uma bomba atômica e o que são átomos e energia nuclear.

Descrição da Atividade

  1. Peça para os alunos dividirem a classe entre duas (20 alunos de um lado e 20 alunos de outro lado, totalizando 40 alunos). O lado esquerdo vai representar a Coréia do Norte e o lado direito vai representar a Coréia do Sul, faça uma linha separando esses dois países sendo que o Professor é o mediador dessa guerra. Entregue para cada grupo uma folha do mapa-múndi com as folhas das coordenadas da batalha naval.
  2. Explique na lousa os próximos procedimentos, nos grupos nem um nem outro grupo podem ver a folha da batalha naval, descreva na lousa as regras do jogo.
  3. Cada grupo terá que formar no mapa-múndi com as coordenadas da batalha naval: cinco destróieres (cada destróier é formado por duas casas que têm uma linha em comum); três cruzadores (O cruzador é formado por três casas seguidas) e um porta-aviões (O porta-aviões é formado por quatro casas que não podem ser separadas).Lembrando que tanto os destróier, quanto os cruzadores e porta-aviões devem estar longe um do outro, tanto na escala de graus (exemplo:70°,50°,30°,10° etc.), quanto das zonas (exemplo:1,2,3,4 etc.).Sensibilizar os alunos nessa hora sobre a exposição anterior da aula e da importância de colocar suas embarcações em zonas de influência e áreas estratégicas dos dois países. Principalmente sobre os países que apóiam esses países. Entrando na Política, explicar a importância da Coréia do Sul para os Estados Unidos naquela região de influência no oceano Pacífico, e a importância da Coréia do Norte para a China e Rússia no período da Guerra Fria e no período atual.
  4. Cada grupo dará um tiro por vez

Exemplo de um tiro: 10°, zona 5

Depois de um tiro, o outro grupo avisa: Água! Ou então: Fogo! Ou então: Fogo e Afundou! Água significa que o tiro nada acertou. Fogo significa que algum alvo foi atingido. Fogo e afundou significa que uma embarcação foi totalmente destruída. Os grupos vão se alternando e ganha quem destruir por completo a frota inimiga.

 

  •  

-Xerox da batalha naval e mapa-múndi

Tempo sugerido: 1h40 minutos (duas aulas de 50 minutos)

 

Resultados esperados:

  1. Que os alunos através do jogo percebam a função permanente de uma possível guerra entre esses dois países com regimes políticos, culturais e econômicos diferentes, explorando a noção de um país capitalista e outro socialista (sendo que um é totalmente agrário e dependente da barganha nuclear “bomba atômica” para conseguir ajuda humanitária), e o outro que é capitalista e aliado dos Estados Unidos.
  2. Identificação do imperialismo norte-americano e soviético na guerra das coréias e da guerra fria, e a disparidade política entre esses dois países. Sendo que a Coréia do Sul é um país democrata e capitalista, e a Coréia do Norte um país socialista, agrário e que vive numa ditadura.

 

Leitura Complementar: Coréia do Norte. O choque dos fugitivos da ditadura de Kim Jong-Um ao chegar ao mundo livre. Revista Veja. Editora Abril, edição 2321-ano 46-n°20,15 de maio de 2013.


Referência Bibliográfica

 

http:// www1.folha.uol.com.br/mundo/1259554-coreia-do-norte-aconselha-estrangeiros-a-deixarem-a-coreia-do-sul.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1558988-coreia-do-sul-afirma-que-nao-ha-sinais-de-iminente-teste-nuclear-do-norte.shtml

http://revistaiskra.wordpress.com/crise-economica-na-grecia/o-imperalismo-e-o-enfrentamento-entre-as-duas-coreias-o

http://www.historia.uff.br/nec/sites/default/files/text10.pdf