JK: O DESENVOLVIMENTISMO BOSSA NOVA 

Aides Oliveira Coelho

Prof. Orientador Daniela Cordeiro

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Licenciatura em História (HID1441) – Trabalho de Graduação

12/11/2010

RESUMO 

O estilo de governar de Juscelino Kubistchek foi diferente dos demais, pois a ideologia desenvolvimentista, o sorriso aberto e largo, a forma de Relacionamento onde tudo era alegria, só ele teve, por isso, discernir sobre o Tema: JK: O Desenvolvimentismo Bossa Nova, faz uma correlação entre a alegria de viver, o progresso e a música, musica cantada, ouvida, sentida. Sendo um governante com traços e herança populista, a Bossa Nova tem tudo a ver com JK, pois se popularizou pelos país e ganhou o mundo o seu jeito cadenciado de cantar.em seu governo JK, procurou estabilizar a política e a economia implantando o  plano de metas cinqüenta anos de desenvolvimento em cinco de governo, assim, entre sonhos e realizações, JK ganhou o mundo e deixou sua marca na política e na musica popular brasileira, ao ser cantada a música: Presidente Bossa Nova.

Palavras-chave: Desenvolvimentista; Bossa Nova; Popular.

1 INTRODUÇÃO

´´iciedade reveja o conceito de familia a sua dinamica                                             

A forma de governar é própria de cada político, assim, entre os seguidores os políticos populistas  tomou-se um marco na história do Brasil, fez um divisor do tempo entre o antigo e o moderno, Juscelino Kubistchek, político carismático que fez sua parte como governante capaz e conquistador do povo com um sorriso largo e aberto. 

A política impetrada por Juscelino ganhou a confiança do povo com metas de governo ousadas e ambiciosas, interiorizou o país com a construção de Brasília e estabilizou a economia com a política desenvolvimentista com um plano de metas próprio de seu sistema de governo. 

Neste trabalho, o objetivo é conhecer a relação entre Juscelino Kubitschek, a política de desenvolvimento e a musica que ganhou o mundo na época de seu governo, a Bossa Nova. Como presidente se destacou por sua forma de governar, mandando e controlando as massas populares com medidas que os agradava socioeconomicamente em troca de apoio político.

Apelidado pelo artista Juca Chaves, Juscelino de sorriso aberto aceitou o apelido e deu seguimento a um governo prospero e cheio de incentivos, propicio ao desenvolvimento. Com isso, a elaboração deste trabalho insere-se na linha de pesquisa: História do Tempo Presente, a qual procura enfatizar as temáticas contemporâneas ligadas ao contexto da cultura política do Brasil. 

Dentro desta linha de pesquisa o estudo do tema discorrerá sobre: JK o Desenvolvimentismo Bossa Nova, tema que explicitará a política de desenvolvimento social, econômico e político de Juscelino Kubitscheck e como através do movimento cultural Bossa Nova conquistava as massas populares.  

Este trabalho se justifica devido à necessidade de estudos que favoreçam o conhecimento referente ao assunto, em uma sociedade que avalia seus membros pelos fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, no qual um estilo de governo predominou controlando e favorecendo o povo e a elite sem que um subjugasse completamente e diretamente o outro, é diante de um cenário político favorável que Juscelino Kubistchek abriu as portas do país para o desenvolvimento influenciado pelo capitalismo.  

Buscando em suas origens socioculturais motivação para tornar-se um presidente populista, JK, implantou um sistema político que conduziu o Brasil ao futuro, implantando um plano de metas que tinha como lema 50 anos em 5, que produziu um dos mais abrangentes desenvolvimentos econômicos do país. 

Juscelino foi eleito em 1956, após o governo de Getúlio Vargas, seguidor dos ideais populistas, derrotou as forças antigetulistas dando um golpe na UDN partido que perseguira todo o governo de Vargas, e tentava impedir sua posse. 

Juscelino tinha seu estilo e marcou seu governo ao alcançar metas que transformou o país. Com uma política própria o governo procurou a estabilidade econômica com uma política desenvolvimentista (termo que ficou conhecido a partir do seu governo), suas metas constituíram: o crescimento industrial, melhoria no setor de energia, transporte, alimentação, educação e o maior e mais ambicioso a construção da capital – Brasília, considerada a síntese máxima das metas alcançadas por Juscelino.