JESUS SARA TODAS AS FERIDAS

                       (Lucas 10. 25, 27,29-34)

25 E eis que se levantou certo doutor da lei e, para o experimentar, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

 27 Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?

30 Jesus, prosseguindo, disse: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de salteadores, os quais o despojaram e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.

32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.

33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;

34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.

Comentários

Verso 25Doutor da Lei: era muito comum, pessoas renomadas daquela época, questionarem ou planejar alguma situação ou circunstância que colocaria Jesus em contradição as tradições e costumes daquela sociedade.

Mateus 22.17, 19-20. Dize-nos, pois: Qual é a sua opinião? È certo pagar tributo a César ou não?  Mostrem-me a moeda usada para pagar o tributo? Eles mostraram um denário. E lhes perguntou: De quem és a imagem e esta inscrição? De César. E, lhes disse: Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

Verso 27Amar a Deus e ao Próximo: esta ordenança foi imposta ao povo do AT (Deuteronômio 6.5), sendo confirmada para que o povo da Nova Aliança (NT) também a cumprissem, como um dos maiores Mandamentos Cristãos – Mateus 22.37,39.

Mateus 22.37,39-40. (...): Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. (...). Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Verso 29 – Quem é meu Próximo: amar pessoas da minha família biológica ou bem próximas a mim é muito fácil. Nesta situação, Jesus interroga: que proveito terá? Em seguida, doutrina seus seguidores a amar o seu próprio inimigo.

Mateus 5.44. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem para aqueles que os perseguem.

Verso 30Jericó para Jerusalém: Jericó em hebraico significa “Lugar de Fragrância ou Cidade das Palmeiras (Deuteronômio 34.3). Distava aproximadamente 30 Km ao noroeste de Jerusalém. Os ladrões, além de roubarem suas vestimentas e dinheiro, o espancaram deixando-o quase morto.

Verso 31 – Certo Sacerdote: palavra originária do idioma Latim – Sacerdos. Comportando o significado de: “o que tinha o poder de oferecer vítimas à divindade ou de apresentar os pecados do povo”. Infelizmente, com sua conduta, demonstrou ser um falso profeta ou pessoa que não detém o amor de Cristo.

Jeremias 5.30-31. Uma coisa espantosa e horrível acontece nesta terra: os profetas profetizam mentiras, os sacerdotes governam por sua própria autoridade, e o meu povo gosta dessas coisas. Mas o que vocês farão quando tudo isso chegar ao fim?

Verso 32 – Um Levita: Pode ser entendido aqui como os descendentes de Levi. Na peregrinação do deserto, tinham como ministério ou incumbência, montar, proteger e desmontar o Tabernáculo para adoração a Deus.

Números 1.50-51. (...), designe os Levitas como responsáveis pelo tabernáculo que guarda às tábuas da aliança, por todos os seus utensílios e por tudo o que pertence a ele. Eles trasnportarão o tabernáculo e todos os seus utensílios, cuidarão dele e acamparão ao seu redor. Sempre que tiver que ser removido, os levitas o desmontarão e, sempre que tiver que ser armado, os levitas o farão.

Verso 33 – Estrangeiro moveu-se de íntima compaixão: samaritano era toda pessoa que residia em Samaria (compreendia todo o território ocupado pelas 10 tribos de Israel), uma província entre a Judéia e a Galiléia. Os samaritanos não se comunicavam com os judeus.

Jesus Cristo é aquele que derruba e quebra Tradição e Costumes, pois o seu intento é levar a sua Palavra aos necessitados e marginalizados.

João 4.7-9. Nisso veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dê-me um pouco de água. (...): Como o Senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?

Mateus 10.5. Jesus enviou os doze com a seguinte instrução: Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade de samaritanos (deportação e cativeiro = mistura de nações)..

Verso 34 – Atitude Louvável do Estrangeiro:

 . Cuidou de suas feridas;

. Carregou-o nos braços até sua montaria;

. Colocou-o sobre a montaria;

. Hospedou-o numa estalagem;

. Cuidou dos detalhes sobre sua estada (permanência), inclusive com o pagamento;

. Comprometeu-se com o proprietário de voltar e pagar o adicional.

Como Cristãos, devemos estar atentos a voz do Senhor: “(...): Se ouvires atento a voz do Senhor, Teu Deus, e fizeres o que é reto diante de teus olhos (...). Nenhuma das enfermidades porei sobre ti (...): Eu sou o Senhor que te Sara”. (Êxodo 15.26).

Deus estava falando com o seu povo que estava no deserto; exortando-os que ficassem atentos aos seus mandamentos e buscassem cumpri-lo, assim, Ele não enviaria as pragas e doenças que enviou aos Egípcios.

Portanto, amigos e irmãos em Cristo, para não sermos acometidos de doenças ou pragas (tribulações que não suportaríamos), temos que estar atentos às pessoas que encontramos em nosso caminho, pois podem estar feridas (discriminação, difamação etc.), ou que estão passando por período de extrema pobreza (falta de comida e alimentos), precisamos agir como o estrangeiro desta narrativa bíblica, esquecer qualquer tipo de diferença ou costume e levar nosso auxílio e ajuda e, também, questões de ordem espiritual. Assim, seremos “verdadeiros sacerdotes e sacerdotes verdadeiros”, propagando o grande mandamento do Senhor: Amai uns aos outros, como eu vos amei”.

 EDUARDO VERONESE DA SILVA

Presbítero da AD Ministério IX Marcas – Cariacica/ES

Licenciatura em Educação Fisica – UFES

Bacharel em Direito – FABAVI/ES

Especialista em Direito Militar – UCB/RJ

Email: [email protected]