Gostaria de compartilhar uma mensagem que se encontra no evangelho de Lucas Cap.8:22-25 trata-se de um texto bem conhecido:

22- Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: Vamos para o outro lado do lago. Eles entraram num barco e partiram.

23 Enquanto eles navegavam, Jesus adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, (uma tempestade de vento) de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo.

24 Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Mestre, Mestre, vamos morrer!”.

25 Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo.
 “Onde está a sua fé?", perguntou ele aos seus discípulos.
Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?"

Introdução: Ao meditar nesta passagem, poderíamos abordar sobre vários assuntos ou tópicos diferentes, mas desta vez o que me chamou atenção foi, a tempestade, que surgiu durante a viagem de Jesus com os seus discípulos. Este barquinho tipifica a minha e a sua vida. Quando nós aceitamos a Jesus, imediatamente o Senhor passou a habitar em nossa vida. Assim como aquele barco navegava por aquele mar, nós também estamos navegando por este mundo. E da mesma forma que surgiu aquela tempestade. Há momentos que surgem tempestades em nossas vidas. Quais os motivos que surgem tempestades em nossa vida? Gostaria de abordar sobre cinco motivos que podem surgir tempestades em nosso caminho.

1ºMOTIVO:  TEMPESTADES PODEM SURGIR NATURALMENTE

Se analisarmos a geografia daquele local, iremos perceber que era normal ocorrer tempestade de vento no mar da galileia. O lago de Genesaré ou mar  da Galileia, era cercado por montes de forma que descia uma frente fria, junto ao rio Jordão que nascia no monte Hermon.  Durante o dia era comum formar ondas de calor no centro do lago. E o encontro destas frentes, a quente e a fria, ocasionalmente poderia surgir tempestade de ventos. Então podemos pensar que aquela tempestade poderia ser algo normal que estava acontecendo. Trazendo para nossas vidas podemos pensar, que algumas tempestades. Digo desemprego, crise financeira, doenças, problemas conjugais, falecimento de entes queridos e demais coisas que fogem da normalidade e nos tiram temporariamente a paz.  Surgem por vivermos em um mundo decaído, devido às consequências do pecado de Adão e Eva. Estamos sujeitos à ação do tempo. O fato de sermos Cristãos, não nos isenta de passarmos por dificuldades e enfrentarmos tempestades.  Mas lógico que o senhor está conosco o tempo todo. Nunca esqueça que Jesus está no seu barco. Ele lhe dará graça para passar pelas tribulações.

 

2ºMOTIVO:  TEMPESTADE PODEM SURGIR POR ATAQUE DO INIMIGO.

Se observarmos a direção a qual o barco estava indo, veremos que o barco estava navegando rumo à terra do endemoninhado gadareno, que vivia no sepulcro. Onde o inimigo incorporado veio ao encontro de Jesus para confronta-lo. Então podemos pensar que aquela tempestade poderia ser um ataque maligno para tirar o barco da direção, ou impedir que o barco chegasse naquele lugar a terra do endemoninhado gadareno. Uma passagem bíblica que exemplifica isto se encontra no livro de Jó. Observamos que durante aprovação de Jó. O  inimigo usou as forças da natureza para tentar tirar a fé de Jó. Durante o ataque ele fez cair fogo do céu e matou as ovelhas, depois mandou um vento forte (tempestade) vindo a derrubar as colunas da casa, matando todos os filhos de Jó. Talvez em sua vida neste momento esteja ocorrendo tempestades, ataques espirituais, para tentar tirar você da posição. Mas assim como os discípulos clamaram a Jesus, e o senhor os atendeu. Vindo a repreender aquela tempestade. A bíblia diz para resistirmos ao diabo e ele fugirá de nós. Invoque o nome do senhor Jesus  e prossiga em sua jornada.

3ºMOTIVO:  TEMPESTADES PODEM SURGIR POR CONSEQUENCIA DE NOSSAS ESCOLHAS.

Quando o apostolo Paulo estava sendo conduzido preso para Itália, em certo momento da viagem, ele adverte o centurião quanto ao perigo da viagem. Encontra-se em atos 28. Mas o centurião preferiu dar mais crédito ao piloto do navio a escutar as advertências de Paulo. Eles estavam ansiosos para navegarem para um porto melhor, porem não era tempo de navegação. Infelizmente  ignoraram o aviso de Deus e tiveram que enfrentar uma tempestade. Neste exemplo, até podemos dizer que eles, por vontade própria e por escolhas erradas enfrentaram uma  tempestade. Na verdade não era para passarem por aquela tempestade, mas por não ouvirem a palavra de Paulo, tiveram grandes percas. Perdeu o navio, a carga e quase perderam a vida.  Em nossa vida às vezes acontece isto. Há tempestade que passamos justamente por realizarmos escolhas erradas.

 

4ºMOTIVO:  TEMPESTADES PODEM SURGIR PARA NOS COLOCAR NA POSIÇÃO.

Quando Deus falou para o profeta Jonas se levantar e fosse anunciar a palavra em Nínive. Ele tenta fugir da presença do Senhor e embarca com destino a Társis. Onde desce para o porão e dorme um sono profundo. Então o Senhor mandou uma tempestade de encontro aquele navio. Esta tempestade surgiu no caminho de Jonas, no intuito de coloca-lo na posição. Um homem fora da posição pode colocar muitas vidas em risco. Então às vezes as tempestades servem como um instrumento de Deus. Para justamente nos colocar na posição. Pode ser que você esteja enfrentando uma tempestade, pois se encontra lutando contra a vontade de Deus. Nunca esqueça que os planos e pensamentos do senhor são mais altos e melhores que os nossos. O Senhor ter projetos em nossa vida e, se precisar irá enviar tempestades em nosso caminho, para nos colocar na posição.

 

5ºMOTIVO:  TEMPESTADE PODEM SURGIR PARA NOS PROVAR.

Se analisarmos os versículos anteriores da passagem que estamos meditando, iremos perceber que antes de embarcarem para aquela jornada.  O Senhor Jesus  havia contado varias parábolas, ou seja havia ministrado  conhecimentos teóricos. Então o Senhor os levou para a prova no meio do lago. Mas assim como um professor primeiro ensina e somente depois aplica a prova. E durante toda a prova o professor fica na sala. Jesus  fez assim, ele estava no barco junto a seus discípulos. Estava dormindo deixou o controle do barco com os discípulos, mas eles não estavam conseguindo vencer aquela tempestade.  Então recorrem ao mestre, que de imediato assumi o controle sobre a situação. Em seguida Jesus questionou a fé dos discípulos. Mas no inicio da viagem o senhor já havia liberado uma palavra " vamos para o outro lado do lago". Ainda que ocorra tempestade, se o senhor falou que a vitória é sua. Apenas creia. Mas lembre-se que o inimigo fará de tudo para tirar a sua fé, colocando tempestade em seu caminho. Continue caminhando olhando para Jesus autor e consumador de nossa fé.

Finalizando: Independente da tempestade que você esteja passando. Creia que Jesus está contigo em seu barco. Basta invocar o nome do senhor. Ele é fiel, disse que estaria conosco em todo o tempo até a consumação dos séculos. Portanto descanse no senhor, a tempestade vai passar. O Deus a que você serve tem poder sobre as tempestades. Amem fique na paz do senhor. Espero que tenha gostado da revelação a qual o Senhor me deu sobre esta palavra.

acesse meu canal no youtube fruticando na palavra  Pr. Adailton Cruz.

[email protected]

35984243270